Um estudo revelou que devemos dar, pelo menos, 10 mil passos por dia! O objetivo destes passos todos é, claro, melhorar a nossa saúde.
Vocês dão estes passos todos diariamente? A não ser que corram frequentemente ou que façam caminhadas longas todos os dias, é difícil às vezes atingir esta meta, mesmo tendo uma vida pouco sedentária.
Já estou a assumir que não temos pessoas sedentárias desse lado – não estou, obviamente, a contar com aqueles dias em que só queremos descansar. Mas a verdade é que os 10 mil passos diários são um desafio para muita gente.
O que me preocupa nestas metas que nos põem é que as mesmas nos tentem definir, ou seja, pomos no nosso telemóvel (hoje em dia não é preciso gadgets XPTO para calcular os passos, qualquer smartphone já o faz) o objetivo de 10 mil passos e falhamos redondamente, dia após dia. E achamos que se não chegamos sequer aos 8 mil nem vale a pena tentar, porque não há tempo, etc.
Claro que, quanto mais nos movimentarmos, melhor. Por nós, pela nossa saúde quer física quer mental. Porém, contudo, não obstante…. dar 5 mil ou 7 mil passos é melhor do que nada!
Se conseguem os 10 mil, perfeito! Continuem, que estão no bom caminho para uma vida saudável e longeva (convém adicionar “otras cositas” como uma alimentação saudável, etc, aquilo que todas sabemos. Os passos não são o suficiente para chegar aos 120 anos no nosso melhor).
Um estudo científico que teve em conta 160.000 pessoas, revelou que 7 mil passos por dia já é ótimo, e ajuda a reduzir o risco de morte (em 47%), o risco de demência (em 38%), o risco de doenças cardíacas (em 25%), o risco de diabetes (em 14%) e o risco de morte por cancro em 25%.
Que este post seja uma motivação para caminharem mais, substituir o elevador pelas escadas sempre que possível, trocarem o carro por um par de ténis e ir a pé…
Mais vale dar 5 mil passos por dia do que dar 10 mil passos duas vezes por mês 🙂
Podem consultar o estudo científico aqui.
