Alentejo: best beaches

Como já vos disse, sou fã das praias da costa alentejana, vou desde miúda e não me canso de voltar 🙂

Estas são algumas das que considero as melhores praias, aquelas que têm mesmo que conhecer, pelo menos uma vez na vida, mas vão querer voltar, aposto!

PRAIA DO MALHÃO2Thumbnail.axdp_malhao2 Thumbnail.axd

(fotos Turismo Odemira)

malhão.001 malhão.003

Incontornável, a praia que mais frequentava em miúda, com os meus pais, avós e mais tarde com amigos. Fica a caminho de Vila Nova de Milfontes, a seguir a Porto Côvo (direção a sul). Tem um areal que nunca mais acaba, o acesso hoje em dia é fácil, se bem que este ano estavam a fazer umas obras no acesso à praia e acabei por nem sequer ir. Mas fiquei com imensa pena 🙁 Não tem apoio de praia, levem um farnel e um chapéu de sol, que vai dar um jeitão! Já nem falo do protetor solar, óbvio! É dog-friendly. Pertinho têm a praia dos Aivados, igualmente boa, mais famílias e muitas criancinhas, não tão tranquila, quero dizer 🙂 mas vale a pena também!

PRAIA DA LONGUEIRA

21835899 1241273750_56cc57c502_b

Praia do Brejo Largo, concelho de Odemira, Portugal

(fotos playocean.net)

malhão.002

Entre Vila Nova e a Zambujeira, seguem em direção à Longueira e há setas a indicar o caminho. Também mais sossegada, sem apoio de praia. Está mais difícil de lá chegar com o carro, se não tiverem um jipe têm que andar um pouco mais a pé, mas vale muito a pena conhecer! Ah! Para descer para a praia há uma corda para se apoiarem, mas faz-se bem, relax!

PRAIA DOS ALTEIRINHOS

alteirinhos.001 alteirinhos.002 alteirinhos.003 alteirinhos.004 alteirinhos.005IMG_6452

Pequenina, especialmente quando a maré está cheia, mas muito fofa! Fica na Zambujeira, quando caminhamos de carro para o centro há uma seta para a esquerda a indicar o caminho para a praia. Tem uma escadaria mais ou menos longa até à praia, mas é super tranquilo descer. Também não tem apoio de praia e é super tranquilo levar os cães.

PRAIA DA AMÁLIA

IMG_6511amalia.001IMG_6441 amalia.002 amalia.003

Das minhas preferidas, com um caminho incrível até chegar à praia e algumas acrobacias! 🙂 Vão em direção ao Brejão, um bocadinho abaixo da Zambujeira. No caminho, encontram uma placa com um girassol, viram à direita e estacionam no final desse caminho de terra. A praia é para a esquerda, pelo meio do mato mesmo! Se não estiverem dispostas a descer o finalzinho por uma corda, esqueçam! Mas acreditem que não é nada do outro mundo a descida até lá abaixo. Fomos lá com o Kiko e tudo (foram precisos dois homens para o pegar ao colo para descer e depois subir, mas sem stress!) e vejam só como ele dormiu tão bem na praia 🙂 A praia é pequenina (a mais pequena destas quatro que indico), não tem muita gente normalmente (a não ser na altura do festival, mas aí todas as praias vão estar cheias!) e vale mesmo muito a pena! Também não tem apoio de praia.

Naquela zona, todas estas praias têm ondulação, especialmente com maré cheia. Cuidado com o peixe-aranha na maré vazia – tive a sorte de nunca ter sido picada, mas tenho sempre imenso medo (não ao ponto de ir ao banho calçada, calma!)

Já conheciam todas estas? Há mais alguma que queiram acrescentar? Não falei de todas, se não o post não acabava 😉

_____

I am a big fan of Alentejo’s beaches. In that area you can find some of the best beaches in Portugal. I’ve picked only for of them, my favorite, but there are a lot of them:

Praia do Malhão: between Porto Côvo and Vila Nova de Milfontes – quite big and beautiful. The one I used to go when I was a child

Praia da Longueira: right after Vila Nova de Milfontes, not easy to park and in the end we have to climb a little bit, with the help of a rope, but easy easy! 🙂

Praia dos Alteirinhos: in Zambujeira do Mar, it’s not a big one, but is equally beautiful!

Praia da Amália: one of my favorites, small and has the most beautiful way to the beach, but is not the easiest place to go to. When arriving to Brejão, the beach is on the right side of the road.

Instagram @styleitup

One thought on “Alentejo: best beaches

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.