How to start working out

Chega o bom tempo e os ginásios ficam à pinha, no paredão dificilmente se consegue correr de tanta gente a ‘andar rápido’ a qualquer hora do dia!

Nos meses de inverno ninguém se lembra que vai andar de bikini na praia, não é? ahah

Quem se revê neste mood? Calha a todas!

Querem começar a mexer esse ‘corpito’ e não sabem como? Deixo algumas dicas e como foi comigo:

Há muita gente que não gosta de fazer exercício. Seja ele qual for. Na minha opinião, ainda não experimentaram o exercício que vos cativa realmente. Nem todas gostamos de correr ou de praticar yoga. Há mil desportos e uns adequam-se mais a umas e outras nem tanto.

No meu caso, por exemplo, desporto tem que ser de alto impacto, ou seja, não tenho grande paciência para pilates, yoga ou coisas do género. É muito paradinho para mim! Durante muitos anos fiz ginástica acrobática e desportiva, mas quando entrei na faculdade deixei de ter tempo para praticar com tanta frequência e acabei por desistir. Andei ali uns tempos sem ‘fazer nenhum’ e comecei a jogar ténis, na altura adorava e durante uns anos ía todas as semanas, cheia de vontade!

Estive mais uns tempos ‘parada’, sempre inscrita no ginásio, claro! ahah Era daquelas que precisava de estar inscrita (efeito psicológico!), mas eram mais as vezes em que não punha lá os pés do que outra coisa…

Acho que só quando experimentei o Kickboxing há poucos anos é que me deu vontade de voltar a sério a praticar desporto! O facto de ter experimentado uma nova modalidade (cheia de power, como eu gosto!) que adorei fez toda a diferença! E a partir daí até comecei a ser mais assídua no ginásio e tudo! E também tenho uma PT com quem treino todas as semanas, para dar aquele push extra na motivação e no corpo!

Resumindo, aqui ficam as dicas:

COMO E ONDE COMEÇAR?

Escolham uma modalidade que gostem realmente! Pode levar algum tempo até descobrirem, mas vão experimentando algumas que vos pareçam interessantes. Não comprem logo packs intermináveis, sem terem a certeza que gostam mesmo! Pesquisem ginásios que tenham modalidades que gostem, que seja perto de casa ou do trabalho (se não for, vão sempre arranjar desculpas para não ir!); vejam alternativas de PT’s que vos possam acompanhar na rua; há academias específicas para algumas modalidades: dança; desportos de combate; etc.

COMO ENCONTRAR O DESPORTO ADEQUADO PARA MIM?

Há modalidades que tonificam mais, outras em que perdemos mais massa gorda. Tentem coordenar os vossos objetivos com uma prática que realmente gostem! Se começarem a ver resultados e se estiverem motivadas, até podem depois complementar com outra. Por exemplo: se gostam de pilates, é ótimo para tonificar, mas não perdem massa gorda tão rapidamente. Podem sempre ir fazer uma ou outra aula de bike no ginásio ou ir dar uma corrida de vez em quando, até pode ser na rua! Aproveitem que o tempo vai estar bom a partir de agora 🙂 Se tiverem algum constrangimento físico, procurem um profissional para vos indicar quais as modalidades mais adequadas ao vosso caso.

COMO MANTER A MOTIVAÇÃO?

Usem roupa adequada, confortável e com a qual se sintam bem e bonitas. Não é preciso ir sensualizar para o ginásio ahah mas se nos sentirmos bem, é meio caminho andado para voltarmos mais rapidamente! 🙂

Se se dedicarem a sério nos primeiros tempos, vão ver resultados mais rapidamente e a motivação vai estar sempre lá! Se foram só mais ou menos, não vão ver resultados…

Não queiram ser logo pros ou correr maratonas passado duas semanas! Se não fazem desporto há algum tempo, é normal que o vosso corpo leve algum tempo a adaptar-se! Nos primeiro dias vão ficar K.O. mas se forem no dia seguinte e beberem muita água, as dores no corpo passam mais rapidamente!

Não se esqueçam ainda que é importante manterem-se hidratadas e ter uma alimentação saudável!

*****

With the good weather also comes the will to workout – at least until summer. Gyms are full of people at this time of the year, running after the extra kg they got during winter. If you want to start working out, here are a few tips:

WHERE TO START:

Choose a sport you are really into at the moment. If you’re practicing something you’re not enjoying that much, it won’t last!

HOW TO FIND THE PERFECT SPORT FOR ME?

It really depends on what are your expectations and what kind of sports you really like to practice. If you have any physical issue, please contact an expert in the area, so you can find the right exercises.

HOW TO KEEP ME MOTIVATED?

Wear the right pieces of clothing and something you really feel comfortable and well in it. You don’t have to be super glamorous in the gym… but if you feel good with your outfit, you’ll be more motivated, for sure. Try to keep the track in the beginning, so ou can see results faster, that will also keep you motivated.

Bare in mind to drink a lot of water and have a balanced diet.

INSTAGRAM @styleitup

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.