tratamentos capilares que fiz nos últimos 3 anos

Se são leitoras do blog há alguns anos, falar-vos do Ricardo Vila Nova não é um tema novo. Se me acompanham no instagram (@styleitup), devem estar ainda mais familiriazadas com o “encantador de cabelos” (se lerem este post, vão perceber) 🙂

Há 3 anos que conheci o trabalho do Ricardo Vila Nova e, desde esse dia, passou a fazer parte da minha vida. O Ricardo e o 212 da Avenida da Liberdade passaram a ser um destino recorrente, em prol da saúde do meu cabelo. Faz parte do meu TOP10 profissionais que não largo mais – mas este é um tema que vou deixar para outro post.

Não me canso de recomendar o trabalho incrível que fazem lá, a forma acolhedora e personalizada com que nos recebem e, claro os resultados que sinto no meu cabelo.

Este post, mais do que uma recomendação, é para vos explicar que tipo de tratamentos tenho feito ao meu cabelo. São sempre muitas as perguntas no instagram e achei que era mais fácil deixar aqui o registo, para poderem consultar sempre que achem necessário.

Então vamos a isto:

Para saberem como funcionam as consultas e o diagnóstico com o Ricardo, leiam este post.

Vou assumir que leram o post que mencionei acima (especialmente se nunca ouviram falar no trabalho do Ricardo) e vou começar por vos dizer – também já devo ter escrito algures por aqui (em tantos anos de blog, impossível não o ter feito) – que o meu cabelo é bom. É um cabelo forte, que nunca sofreu processos químicos (coloração), excepto um género de “alisamento” (foi mais um relaxamento capilar) que fiz há mais de 10 anos.

No entanto, há situações que surgem na nossa vida que podem prejudicar a saúde do nosso cabelo, como medicação forte, cirurgias, stress, ansiedade, etc.

Os tratamentos são totalmente personalizados e cada protocolo é desenhado caso a caso, de acordo com o diagnóstico e vai sendo adaptado ao estado do cabelo no dia em que fazemos o tratamento – já vos dou um exemplo mais à frente.

Vou contar-vos em que consiste cada visita ao 212 Ricardo Vila Nova:

1. Preparação do couro cabeludo

Cada couro cabeludo tem uma história e uma maneira diferente de se defender das agressões diárias a que é sujeito: stress e ansiedade mas também toxinas e poluição,que podem determinar um escalpe mais seco, mais oleoso, mais escamativo, mais sensível, etc. E é por isso que a preparação para a lavagem é extremamente importante. Pela aplicação de um primer capilar, ali vão desintoxicar, hidratar, nutrir, equilibrar e proteger o nosso terreno onde se formam os fios de cabelo, para que cresçam saudáveis e fortes. É um passo essencial que intensificará o efeito da lavagem.

No meu tratamento é aplicada uma mistura rica em vários tipos de ácidos gordos e vitaminas para a reestruturação integral do couro cabeludo. Vários óleos hidrolisados fazem parte desta mistura, como o óleo de rícino, de camélia japonesa, de peónia, de girassol e de nozes sacha inchi, sendo agentes de hidratação profunda e de restauro do pH do couro cabeludo. Têm uma acção anti-inflamatória que minimiza a sensibilidade mas também reforça as defesas naturais do couro cabeludo. Ajudar a regenerar, tonificando e reafirmando a epiderme.

2. Champô

É aqui que se reestrutura e hidrata profundamente fios, restaurando a sua elasticidade. O champô promove também o equilíbrio do filme hidro-lipídico, no que diz respeito a escamação ou mesmo desidratação. Nos meus tratamentos são usados dois champôs: o primeiro, rico em ceramidas, extracto de algas vermelhas e lecitina, limpa delicadamente os cabelos e o couro cabeludo e fornece ao couro cabeludo os principais ingredientes rejuvenescedores enquanto o lava. Na segunda lavagem, usam outro à base de queratina, amino ácidos e ácido hialurónico. Bastante hidratante, vai promover a elasticidade do cabelo, através da reconstrução e protecção da cutícula, aumentando o brilho.

Resultado: cabelo extremamente nutrido, leve e texturizado!

    

3. Máscara

A fase seguinte é a aplicação da máscara, onde se trabalha o fio de cabelo, nutrindo-o a partir de dentro. Aqui termina-se o processo de reparação e reposição do cortex, da cutícula e da medula do cabelo, que começou durante o processo da lavagem. É feita uma máscara constituída por duas: uma rica em óleo de argão e ómega 3, que fornece uma camada de proteção ao redor do cabelo, permitindo a sensação de suavidade e maciez, protegendo-o contra danos externos. Também é especialmente eficaz na hidratação do couro cabeludo; a outra tem base de queratina e gluconolactona, um tipo de ácido – um polihidroxiácido (PHA) – que retém e sela a humidade no cabelo, impedindo-o de desidratar. A queratina da máscara, a mesma matéria que constitui o cabelo, liga-se às bordas ásperas dos cabelos individuais, cobrindo a cutícula, endireitando-a e promovendo brilho e força.

Preciso de vos dizer que este momento de lavagem é de puro relax! Acho que com estas fotos conseguem ver exatamente isso, o vapor (com um aroma maravilhoso) que nos envolve dá-nos a sensação de um spa total.

4. Injeccões foliculares

Acho que esta é a parte que mais gera curiosidade – e medo! ahah cada pessoa tem uma resistência maior ou menor à dor e preciso de vos dizer que a minha resistência é grande, eu nem sinto as picadas, praticamente. Se vos dissesse que podia adormecer, não iam acreditar! 🙂 Só não adormeço, porque fico sempre na conversa com o Bruno! 🙂

Estes tratamentos – Concebidos para serem realizados por via intradérmica – trabalham as células matriz do cabelo, nutrindo os folículos e toda a estrutura do cabelo, da medula à cutícula.

No meu caso em específico, são injetados factores de crescimento para uma melhor performance celular, fazendo com que os folículos trabalhem num nível óptimo e produzam cabelo com uma boa estrutura.

Na minha última sessão, descobrimos (!!!) que tinha uma pequena pelada no couro cabeludo… ia-me dando uma coisinha má! Nunca tive especial queda de cabelo (claro que em todas as mudanças de estação noto um pouco, mas no considerado “normal”, nada do outro mundo, habitualmente) e a única explicação lógica para isto está relacionada com o STRESS, já que não tomo medicação nem tive nenhuma cirurgia recentemente…

Além dos factores de crescimento, foram adicionadas também vitaminas e minerais ultra hidratantes e nutritivos e ainda deram especial atenção ao patch com factores de retenção – formulados para parar a queda. Além disso, ainda trouxe um produto para aplicar semanalmente no couro cabeludo para potencial os resultados.

5. Laser

O laser é basicamente um catalisador do tratamento anterior e que vai promover a circulação sanguínea. Assim, todos os ingredientes usados anteriormente, vão ser melhor assimilados a nível celular.

Lá podemos comprar também os produtos perfeitos para cuidar do nosso cabelo em casa. Champô, Máscara, Óleo e da última vez trouxe o tal mix de vitaminas e minerais para aplicar 1x semana em casa também.

Vale dizer que não uso apenas estes produtos em casa, apesar de serem os meus favoritos 🙂 eu gosto de ir alternando os produtos de cabelo, de ir experimentando marcas e produtos novos, tenho a mania de não lavar o cabelo dois dias seguidos com os mesmos produtos… no banho tenho sempre duas gamas, para ir alternando 🙂 manias!

Fico feliz sempre que recebo as vossas mensagens no instagram com o feedback dos tratamentos no Ricardo Vila Nova, faz mesmo a diferença, acreditem! Deixo-vos o testemunho real de uma leitora do instagram, sem a identificar: “Tenho o cabelo mto fino e tinha tido queda massiva de cabelo. Estou a fazer tratamento aí graças à tua partilha e noto uma diferença abismal no meu cabelo, obrigada!”

Já sei que me vão perguntar preços, mas o conselho que vos dou é enviarem uma mensagem para o instagram do 212 Ricardo Vila Nova ou por email, eles respondem às vossas questões, porque como os tratamentos são personalizados não acho justo estar a revelar valores de um caso, quando o vosso pode ser completamente diferente.

Sei que ficou um post extenso, mas era a única forma de vos trazer uma explicação o mais detalhada possível daquilo que tenho feito no 212 Ricardo Vila Nova nos últimos 3 anos.

As fotos foi o Tomás Monteiro que tirou.

Beijinho,

Margarida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.