5 coisas que o Pilates nos ensina

Costumam fazer Pilates? Fiz algumas (poucas!) vezes, gostava de fazer com maior frequência, mas não consigo encaixar mais uma atividade física no meu dia…

Sempre ouvi que o Pilates é um dos desportos mais completos, combina força, flexibilidade, respiração e consciência corporal.

O Pilates tornou-se um estilo de vida para quem pratica, a prática traz um conceito de movimento consciente, em que cada gesto é realizado com atenção plena, fortalecendo não apenas o corpo, mas também a mente. É uma filosofia que se reflete no dia-a-dia, promovendo equilíbrio entre força, flexibilidade, respiração e concentração. A disciplina e o compromisso constantes estimulam o auto-cuidado, impactando também as escolhas mais saudáveis, como uma alimentação mais cuidada, sono de qualidade e maior gestão do stress, resultando numa vida mais equilibrada e plena.

Além disso, dizer que praticamos Pilates é uma forma de nos apresentarmos ao mundo (assim como vários outros desportos, vou abordar noutro post). É um código cultural que transmite valores como a disciplina, auto-consciência, respeito pelo corpo, etc.

Na verdade, o Pilates pode começar como uma prática física, mas, com o tempo, é natural que se transforme num caminho de vida, vai influenciar comportamentos, escolhas e a forma de viver de quem o adopta.

Concordam?

5 coisas que o Pilates nos ensina além da prática:

1. Presença – o pilates não é um desporto que se possa fazer mais ou menos. Há um foco total na precisão do movimento, na respiração. Ensina-nos que a presença é uma forma de força.

2. Paciência – não é uma modalidade que se evolua do dia para a noite. Leva tempo, alcança-se com consistência.

3. Micro Movimentos – parece um desporto muito parado, mas quando experimentamos percebemos que mexemos músculos que nem sabíamos que existiam no nosso corpo! ahah aconteceu-me isto todas as vezes que fiz uma aula.

4. Respiração – é o que conduz cada movimento. No Pilates inspiramos e expiramos com o objetivo de acalmar o sistema nervoso e é na respiração que vamos buscar a força.

5. O poder do silêncio – o Pilates redefine o significado de força. A energia que criamos, manifesta-se na postura e na confiança silenciosa – um poder que fala baixinho em vez de gritar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.