6 inimigos de uma pele jovem

Todos os dias ouvimos falar de factores que prejudicam o bom estado da nossa pele; que fazem com que a nossa pele não fique tão bonita e envelheça mais rapidamente.

Tudo o que queremos é ter a pele jovem e bonita durante mais tempo, sem ter que recorrer a soluções drásticas.

Fiquem a saber os factores externos que mais contribuem para o envelhecimento prematuro da pele:

Todos estes factores estão diretamente relacionados com o nosso estilo de vida, as toxinas que estamos em contacto diariamente como as que refiro de seguida, ajudam no processo de envelhecimento da nossa pele.

1. RADIAÇÃO SOLAR. Nada de novo, certo? Temos que nos proteger dos raios solares numa base diária, para não acelerar o processo de envelhecimento cutâneo, além de nos proteger de um possível cancro de pele, no limite.

2. TABACO. O tabaco provoca o envelhecimento cutâneo (para não falar de todos os outros malefícios para a saúde) e faz com que a pele também perca elasticidade. O fumo ainda reduz o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos e contribuindo para o envelhecimento precoce e para a formação de rugas.

3. ALCOOL. Estimula a formação de radicais livres que causam o envelhecimento. A única excepção – quando consumido com moderação, claro – é o vinho tinto, que é rico em flavonóides e em resveratrol, potentes antioxidantes com acção antirradicais livres.

4. RADICAIS LIVRES. um dos factores que mais contribuem para o envelhecimento cutâneo.Formam-se dentro das células pela exposição aos raios UV, poluição, stress, fumo, etc. Os radicais livres provocam stress oxidativo celular, causando a degradação do colagénio.

5. ALIMENTAÇÃO. Uma alimentação desequilibrada contribui para o envelhecimento da pele, assim como o excesso de açúcar contribui para que a pele envelheça mais rapidamente.

6. LUZ AZUL. Muito se tem falado nesta Luz Azul e nos seus malefícios para a nossa pele (e não só!). A luz solar é a principal fonte de Luz Azul e quando permanecemos ao ar livre, estamos totalmente expostos a esta Luz Azul. A iluminação a que estamos habituados hoje em dia (LEDs etc), as televisões, telemóveis, tablets, computadores… também emitem esta Luz Azul, aumentando drasticamente a nossa exposição total, especialmente à noite. Apesar da Luz Azul ser um sinal importante para o corpo humano se sincronizar durante o dia, regulando o ritmo cardíaco, a Luz Azul artificial durante a noite interfere na redução natural de luz que dá indicação ao corpo que está pronto para dormir. Ou seja, apesar desta Luz Azul ser importante para o bom funcionamento do nosso corpo e mente, durante a noite devia ser evitada por todos nós, pelo bem da nossa pele, saúde ocular e mental.

Apesar de serem factores externos, conseguimos controlá-los para o bem da nossa pele.

INSTAGRAM @styleitup

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.