ABC dos ingredientes – parte 3

As vitaminas, assim como os minerais e proteínas são vitais para o funcionamento global do nosso corpo. Hoje o foco é nas vitaminas e como é que podem influenciar o bom funcionamento das nossas células, para termos um aspeto mais jovem. Refiro-me sobretudo a cuidados de pele.

Se vos interessa conhecer mais a fundo os ingredientes, espreitem aqui a parte 1 e a parte 2.

VITAMINA A

A Vitamina A é um micronutriente com função antioxidante. Ajuda a fortalecer a visão, a manter os dentes e ossos saudáveis e é muito boa para a pele.

Alimentos que contém Vitamina A: vegetais de folhas escuras, gema de ovo, leite e produtos lácteos, cenouras, fígado, carne e peixe.

VITAMINA B

A Vitamina B é uma das maiores responsáveis pela nossa saúde emocional e mental e frequentemente usada para evitar depressão e ansiedade. Ainda é fundamental para o bom funcionamento dos nossos orgãos, estimula e controla o suco gástrico do estômago, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes. Faz com que o nosso organismo tire o melhor partido dos alimentos que ingerimos. Ainda ajuda a manter a saúde da pele e o crescimento do cabelo.

Vitamina B2 – traz imensos benefícios para a beleza, uma vez que acelera a renovação celular, a Vitamina B2 atenua as linhas de expressão e as rugas já existentes e visíveis. É ainda um poderoso antioxidante e ajuda a neutralizar a acção dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento da pele), a Vitamina B2 é essencial para quem procura retardar o envelhecimento cutâneo. Ainda é responsável pelo fortalecimento das unhas e cabelo, evitando que fiquem quebradiços e frágeis.

Vitamina B6 – ajuda a formar glóbulos vermelhos, mantém a função cerebral e suporta o conteúdo de proteína do nosso corpo. Se ingerirmos mais proteína, vamos precisar de mais Vitamina B6, para que o nosso corpo a decomponha. Alimentos que contém Vitamina B6: banana, legumes, nozes, aves, cereais integrais, abacate.

Vitamina B12 – é imprescindível para o bom funcionamento do nosso metabolismo. Também ajuda a formar os glóbulos vermelhos e mantém o sistema nervoso central. Fontes de Vitamina B12: carne, ovos, soja, aves e marisco.

VITAMINA C

Além de ser uma ótima aliada contra a gripe, a Vitamina C é uma arma poderosa no combate contra o envelhecimento cutâneo. Neutraliza os radicais livres e estimula a formação das fibras de colagéneo, mantendo a pele firme, jovem e protegida contra os raios UV. Também é ótima na prevenção contra as manchas de pigmentação – é natural encontrarmos este ingrediente nos produtos anti-manchas. Ainda tem um efeito cicatrizante.

Os produtos que contêm Vitamina C devem ser usados na rotina noturna, pela questão da fotossensibilização.

A Vitamiana C pode ser usada em todos os tipos de pele, desde que a textura do produto seja indicada.

Além dos produtos quem contêm Vitamina C na sua composição (têm alguns aqui) hoje em dia já existem ampolas de Vitamina C (estas são um bom exemplo) e também pode ser usada em tratamentos estéticos, como na mesoterapia facial, por exemplo (já experimentei e a pele fica super hidratada!)

VITAMINA D

 A Vitamina D é produzida na pele quando a nossa pele é estimulada pela radiação solar. É fundamental para a nossa saúde e força nos ossos: ajuda o nosso corpo a absorver o cálcio. A fonte principal de Vitamina D é a luz solar e a nossa pele precisa dela para se manter bonita e saudável.

Tenho vários posts sobre a Vitamina D e na sua importância para a nossa saúde.

Podem lê-los todos aqui: Vitamina D, a sua importância // A Vitamina D e as crianças // A Vitamina D e as grávidas

VITAMINA E

A vitamina E é um dos antioxidantes mais importantes, tem efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento.  A Vitamina E ajuda a formar os glóbulos vermelhos.

Benefícios da Vitamina E para a nossa saúde: ajuda a defender as membranas seculares do nossos corpo contra o stress oxidativo, para a manutenção de uma boa saúde e de um bom funcionamento do sistema imunológico. A Vitamina E actua diretamente na regulação das células do sangue e controlo genético da divisão celular.

Alimentos que contêm Vitamina E: os vegetais de folhas verdes escuras; papaia, manga, abacate, óleo de girassol.

INSTAGRAM @styleitup

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.