as primeiras sopas

Começámos com a sopa há duas semanas.

A primeira vez não correu lá muito bem… o Manel estranhou imenso, estava irritado porque estava cheio de fome e não conseguia engolir a sopa ahah coitadinho! Acho que até gostou do sabor, mas aquilo era tudo novo e ele não estava a achar graça nenhuma… desistimos e fui-lhe dar o biberão.

No dia seguinte já correu muito bem! Também deixámos a sopa mais grossa para ser mais fácil e foi toda! Com algumas distrações para se abstrair do facto de não saber engolir… a coisa aconteceu… Demorou tipo 1h a comer mas foi tudo! A partir daí é sempre a aviar! Suja-se todo! Quer agarrar na colher, põe as mãos na boca… por mais espetacular que seja o babete, nos primeiros dias é impossível eles não se sujarem todos… e quando vem um espirro quando está com a boca cheia de sopa?? Nem o Kiko se safa de levar com um bocadinho de sopa!

Valham-nos as Waterwipes as toalhitas que sempre usámos e adoramos, compostas por 99,9% de água e sem químicos para os bebés! As minhas amigas bem me diziam que ia aumentar o consumo das waterwipes quando começássemos com as sopas… às tantas já o Manel está com uma na mão para se entreter entre colheradas…

O Kiko fica sempre ao lado da cadeira da sopa, sentado, muito atento, é demais! Da primeira vez estava todo nervoso, de ouvir o Manel a resmungar, estava muito indignado, só me dava a pata, tipo “o que é que estão a fazer ao miúdo???” um amor!

A fruta é que não acha muita piada… já tentámos a pêra, a maçã e a banana, não sei se é da textura e sabor serem totalmente diferentes mas não gosta muito… abre a boca sempre mas faz umas caretas maravilhosas! Hoje começamos com sopa também ao jantar.

E desse lado, como correu quando começaram com as sopas?

A cadeira é da Chicco e dá a partir dos 0 meses (reclina e dá para deitar), apesar de só termos começado a usar agora. Super prática de usar e arrumar (fica espalmada).

INSTAGRAM @styleitup

31 thoughts on “as primeiras sopas

      • Joana says:

        Olá Margarida!! Por aqui o Tomás com 4m e meio também está a gostar bastante das sopas, mas fruta nem vê-la! Achei muito estranho porque o meu filho mais velho exatamente o contrário, gostava era de fruta! E creio que a maioria dos bebés são assim, talvez porque a fruta é mais docinha. Engraçado já ter começado também a sopa á noite. Costuma ser apenas aos 5m. Assim, quantos biberons dá por dia?

        • Margarida says:

          Pois, também sempre tinha ouvido dizer que os bebés preferiam a fruta… o Manel é ao contrário 🙂 Acho que depende de pediatra para pediatra… as sopas ao almoço + jantar são aos 4,5 meses. Bebe biberão de manhã, a meio da tarde e à meia-noite 🙂 Beijinhos

  1. Carine says:

    Olá Margarida
    A minha Diana começou com as sopas…..e eu sempre ouvia todas as minhas amigas “quando começares a dar sopa não dês só quando a Diana já estiver cheia de fome, senão não vai correr bem!” e assim fiz…comecei com pouca quantidade, ela estranhou, mas ia comendo ao ritmo dela (também houve dias de quase 1h para almoço) depois introduzi a fruta…e aí começou a aventura, pêra adora, banana come mais ou menos, maça manda comer a mãe =D então eu faço mix, já que maça sozinha não comia, tem dias que come só pêra, outros que come mix de pêra/maçã e outros que come mix das 3 e assim ela vai comendo tudo.. mas sopas não é nada esquisita, come todas (já come sopa com carne à cerca de 1mês) tem sido uma experiência muito positiva! estou muito curiosa para saber como irá reagir às novas frutas que a pediatra indicou para os 7meses.

    PS: O Manel está um amor!! muita felicidade
    Beijinhos

    • Margarida says:

      Pois, o Manel com a fruta também não é espetacular… vamos tentando, a ver se pega ahah mas a sopa vai toda na maior! 🙂 No final do mês também vamos começar a introduzir outros legumes… até agora está a correr bem! É sempre diferente, uns gostam mais de uma coisa, outros de outras… acho que eles querem é batatas fritas 🙂 Beijinhos

  2. Diana Santos says:

    Ahah que saudades destes momentos e foram “só” há 1 ano atrás lol.
    A fruta sinceramente acho que vai com o tempo, até se habituar a texturas, podes sempre tentar crua ralada ou mesmo muito madurinha e desfeita em vez de cozida.
    Vais ver daqui a uns tempos está o rapaz a alimentar o Kiko diretamente da cadeira, é tão fofo de se ver :).

    Tive essa cadeira, aos 8 meses desisti e troquei pela simples do IKEA, deu jeito no inicio para “amparar” a cabeça/pescoço mas quando o rapaz ganhou mais mobilidade revelou-se pouco prática.

    Beijinhos e continuação de boas sopas eheh
    Diana
    https://oblogdoslacinhos.blogspot.pt

    • Margarida says:

      Passa a correr, não é? 🙂 O Kiko já fica ali à espera, a ver se se safa… vou tentar ensinar o Manel a não dar comida ao Kiko, mas não sei se isso vai acontecer… ahah Beijinhos

      • Diana Santos says:

        Eu tento…todos os dias… mas mal viro costas lá estão eles a namorar via comida. Faço o meu papel mostro-me chateada digo-lhe que faz dói dói ao Bob e ele lá se acalma.
        Melhor mesmo é ter ensinado ao Bob a não aceitar comida, ele tenta tadinho (por vezes resiste), mas comida…é comida ahah

  3. Soraia says:

    Sopa ao jantar a um bebé de 4 meses? Qualquer dia nascem a comer sopa ahah as frutas podes tentar mistura-las umas com as outras para ver se ele gosta mais. Eu misturo a pêra e a maçã.

    • Margarida says:

      Como o Manel é o primeiro para mim não me choca nada, porque não sei como se fazia dantes 🙂 Hoje tentei dar a fruta antes da sopa e funcionou! Acho que vai passar a ser assim: tem fome e vai tudo!

  4. Elisabete Mendonça Coelho says:

    Olá! Tenho seguido a suas partilhas desde que comecei a fazer a mala da maternidade. O nosso Daniel nasceu no dia 18 de julho. No que diz respeito às sopinhas, faz exatamente as mesmas coisas, mas adora a frutinha…já tentou misturar banana e maçã? Ou maçã e pêra, eu misturo quase sempre e ele adora. Beijinhos

  5. Egs says:

    Olá Margarida
    Comigo foi igual, a diferença é que pus a sopa no biberão e alarguei o bico… a partir daí correu sempre bem.
    Agora comem sopa como os adultos (5 e 3 anos).

  6. Sandra says:

    Por aqui banana com framboesa é a preferida, acho que comia a toda a hora se desse e prefere fruta a sopa. Aqui (no UK) a recomendação é para as papas/ sopas / frutas só começarem por volta dos 6 meses e antes dos 7meses já se pode dar tudo (salvo exceções como o mel, leite de vaca). Parabéns pelo Manel, está enorme e lindo!

      • Sandra says:

        Como dou misturada com banana de alguma forma corta o ácido que tenha (mas sinceramente nem acho que seja muito ácida). Mas sim é como dizes depende muito do pediatra.

  7. Ana Pereira says:

    A minha bebé tem agora 3 meses e está a ser alimentada somente com o meu leite. Em conversa com a pediatra descobri que se continuar a amamentar a Carlota poderá só vir a experimentar as sopas e frutas aos 5/6 meses. Fiquei admirada. Pensei que ia ser daqui a um mês. O que acham?

      • Egs says:

        A idade de início das papas, sopas e um tema muito sensível… Depende do pediatra… Em Portugal há uma corrente que considera frutos vermelhos só após os 24 meses de idade pelas alergias. A nutrição/alimentação e uma questão de modas, infelizmente ninguem se entende. Bjs Margarida

        • Margarida says:

          sim, muda imenso de médico para médico. E não só! O pediatra que examinou o Manel na maternidade disse que NEM PENSAR ele sair de casa no primeiro mês… fiquei em choque, porque era verão e achei que ele podia sair na maior (com os devidos cuidados, obviamente!) depois quando fomos à consulta com o nosso pediatra disse-nos logo que queria mesmo que saíssemos de casa com ele todos os dias, foi o que fizemos 🙂 depende de médico para médico e o mais importante é confirmarmos no médico que escolhemos. Não quer dizer que os outros estejam errados! Beijinhos

  8. Marta Vicente says:

    Olá Margarida! Um assunto não relacionado com sopas mas com a story que publicou hoje. O Manel ja se aguenta bem de barriga para baixo? Ou foram aqueles segundos para tirar a foto?! 😉 Costuma fazer algum tipo de exercício com ele? A minha da mesma idade refila imenso, só de a virar!! Nao gosta mesmo nada!

    • Margarida says:

      Sim! Já desde os 2 meses mais ou menos, estica o pescoço, parece uma tartaruga 🙂 agora cada vez que o deitamos no chão ou em cima da nossa cama, ele vira-se logo de barriga para baixo! Aprendeu esta e não quer outra coisa! De vez em quando punha-o de barriga para baixo para ele começar a ter força no pescoço e agora ele já vai sozinho e fica todo contente assim. Mas depende dos bebés, não podem todos gostar do mesmo 🙂 e também têm ritmos diferentes, não quer dizer que os outros estejam atrasados, nada disso! Uns fazem umas coisas ais rápido que os outros, mas outras também hão-de ser mais lentos 🙂 também quando está deitado, dou-lhe os dedos e ele puxa e já se começa a levantar (até ficar sentado, não em pé!), mas ele é robusto e sempre teve imensa força (o Manel nasceu a puxar a bata da médica! ahah). Fazemos isso para o incentivar 🙂 Beijinhos

  9. Ana says:

    Olá Margarida, por cá temos um bebé de 27 de Julho, come sopa e fruta ao almoço e papa ao jantar, come tudo e não faz distinção ?
    Mas o pediatra disse-nos p só fazer a sopa c legumes não verdes até à consulta dos 6 meses, mas entretanto aos 5 meses introduzir a carne…estou farta de fazer sopa sempre com as mesmas coisas…lol
    Por aí tb é assim!?
    Obrigada, um beijinho

    • Margarida says:

      São praticamente da mesma idade! 🙂 O nosso pediatra disse para introduzir alho francês, feijão verde, brócolos e agrião nesta primeira fase. Agora já está com a carne também (perú ou frango) nas sopas. A papa é ao lanche, sopa + fruta almoço e jantar 🙂 Beijinho!

  10. Alexandra says:

    Olá Margarida,
    Sei que já passou muito tempo sobre este post mas gostava de o comentar. O meu bebé iniciou (por força de algumas circunstâncias) as sopas aos 4 meses. A primeira vez, à hora de almoço, nem correu mal. Mas depois à noite chorou tanto que desisti. Como fez com o Manel: iniciou com que idade? E quantas vezes por dia?
    Obrigada.
    Alexandra

    • Margarida says:

      O Manel também começou com as sopas aos 4 meses, primeiro só ao almoço e passado duas semanas almoço + jantar. A primeira vez fez ar de nojo e tinha tipo vómitos… desisti! Na segunda já foi melhor e à 3ª foi na maior! 🙂 Beijinho

  11. Rute says:

    Boa tarde. O meu bebé tem 4 meses iniciei agora a sopa mas ele no fim começa a ficar irritado e só acalma com um pouco de leite. Já vos aconteceu? Eu vou no quinto dia de sopa

    • Margarida says:

      Isso não me aconteceu, pode ser que alguém aqui tenha tido essa experiência e dê feedback 🙂 acho que é natural que estranhem, é tudo novidade para eles! Vai correr bem! 🙂 Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.