Como entreter os miúdos em casa

Aquilo que todas as mães e pais querem saber neste momento, além da evolução da pandemia e como proteger os seus é, sem dúvida, como entreter os miúdos em casa nesta altura de resguardo – que não sabemos quando vai acabar…

É certo que estamos todos em casa a trabalhar, mas para isso precisamos de manter as crianças entretidas, ou não conseguimos fazer nada!

Já trabalho em casa normalmente, mas o Manel vai para o colégio, só ao final do dia é que se torna mais complicado conseguir trabalhar como deve ser… mas agora, desde que deixou de ir para o colégio, é um malabarismo 🙂

Tudo se faz, é re-organizar e aproveitar as alturas em que estão a almoçar, a dormir e entretidos com as brincadeiras para conseguirmos ir adiantando o trabalho. É assim que tenho feito.

Brincadeiras para os entreter:

– O Manel adora imitar-me, a fingir que está ao computador… encontrei uma calculadora antiga, que virou o computador do Manel, um rato sem fios e um telemóvel da “idade da pedra”, onde ele finge que fala com o avó e com o senhor… ahah senta-se ao meu lado na mesa, cada um a trabalhar para seu lado. Não dura muito tempo, mas é melhor que nada 🙂

– O Manel adora as tarefas domésticas (quando tiver realmente idade para o fazer, já não vai querer, eu sei!). Deixo-o fingir que varre o chão da sala, entre emails. Adora, sente-se super útil e eu consigo ir respondendo a alguns emails.

 – Por acaso tinha comprado livros novos há pouco tempo, o que também ajuda com que se entretenha um bocadinho… leio uma história e depois ele fica um bocadinho (quando me refiro a “bocadinhos”, imaginem uns 32segundos, ok? É o que é!) a lê-la novamente.

– Pinturas! O melhor, o que os entretém durante mais tempo, mas também aquilo que mais tememos pela ‘saúde’ das paredes, cadeiras e sofás cá de casa… mas é ótimo para eles e tudo se limpa! O importante é eles estarem entretidos, conseguirmos todos viver confinados entre paredes nesta altura crítica. Meia dúzia de folhas, canetas de várias cores ou lápis de cera e eles ficam uns belos minutos entretidos.

– Ter o Kiko ajuda muito nesta altura! Entretêm-se imenso os dois: o Manel a correr atrás do Kiko pela casa toda. Pouco silencioso e pouco sossego, mas todos entretidos e felizes!

– Pinturas faciais: qual a criança que não adora um bigode ou um batom e umas sardas?! Podemos sempre fingir que é Carnaval

– Legos, puzzles e brincadeiras malucas. Também funcionam sempre bem!

E ainda é uma ótima altura para os miúdos largarem as fraldas, não acham?! Para quê esperar pelo verão se vamos ter a hipótese de estar uns bons dias em casa e “despachar” as fraldas de vez?!

O mais importante é ficarem calmas, resguardarem-se ao máximo para que esta pandemia não se espalhe numa rapidez desmedida, de forma a que o nosso SNS não tenha forma de dar resposta a tantos casos num curto espaço de tempo. Eventualmente, todos nós vamos ser infetados pelo Covid-19 e na maioria dos casos, não vai alterar em nada a nossa vida, mas é importante sermos responsáveis e pensarmos nas pessoas que fazem parte de grupos de risco. É grave, espalha-se a uma velocidade fulminante e o resguardo é a melhor forma de contribuirmos para a saúde geral. E, claro, fiquem atentas aos desenvolvimentos da DGS e cuidado com a desinformação, as partilhas não fundamentadas no WhatsApp e afins…

Photo by Marisa Howenstine on Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.