desfralde

O Manel está quase a fazer dois anos e toda a gente diz que está na altura de começar a fazer o desfralde…

Não sei se não será demasiado cedo… depende, obviamente de cada bebé e apesar do Manel saber quando faz xixi ou cocó, não sei se já estará preparado para esta nova fase!

No verão parece ser mais fácil este processo, já que há menos roupa e usa mais as fraldas-cueca, as mais práticas nesta fase também.

Já avisa quando faz cocó, xixi só às vezes e acha imensa graça sentar-se na sanita (tenho um adaptador para mini-rabinhos!), mas fazer xixi ali que é bom… ainda nada! Na praia também já lhe tirei as fraldas (e rezo para que não aconteça o nº2 ahah). Vamos lá ver como corre… também já ouvi dizer que com os rapazes demora mais tempo do que com as meninas… será verdade?!

Continuamos a usar as Muumi Baby, desde que o Manel nasceu e não podia estar mais satisfeita. Durante o dia, prefiro por-lhe a fralda-cueca (ou “walkers”) e à noite, uso as fraldas normais, até lhe ponho o tamanho acima, porque à vezes os xixis são gigantes… e assim garanto que não suja a cama!

Acho que já vos disse, mas vale a pena repetir: as Muumi são as melhores fraldas descartáveis para os pequeninos! Sem cloro, sem perfume, perfeitas para as peles mais sensíveis, utilizam matéria-prima com recursos sustentáveis, amigas do ambiente (embalagem biodegradável) e desenvolvidas em colaboração com a Federação de Alergia e Asma e Pediatria, além de super absorventes.

Contem-me as vossas experiências! Como e quando aconteceu? Dicas importantes? Vale tudo 🙂

INSTAGRAM @styleitup

12 thoughts on “desfralde

  1. Mariana says:

    Apesar do meu filho fazer anos em Agosto, só fiz o desfralde na primavera seguinte porque achei que ainda não tinha maturidade na altura. E correu tudo muito bem: aproveitamos um fim de semana grande para ficar por casa apetrechados com cuecas novas e o livro “Adeus fraldas” que traz um quadro com estrelas autocolantes que ele adorou colar de cada vez que fazia alguma coisa na sanita/pote (e recebeu um presente quando preencheu tudo). De 30 em 30 minutos sentava-o na sanita e depois de 4 dias a fazer tudo fora do sítio, de um momento para o outro atinou e o assunto ficou resolvido! (Obviamente que houve acidentes ocasionais depois mas de uma forma geral correu muito bem). Sinceramente, as fraldas são trabalho mas sem fraldas dá ainda mais: lembram se sempre de que querem fazer xixi nas alturas menos oportunas! Por isso eu não teria pressa 🙂 ah e claro, tirar tapetes e cobrir sofás quando o fizer :)) boa sorte!

  2. Ni says:

    Por aqui foi razoavelmente fácil… Com 2 anos e 3 meses, em Dezembro disse que o Pai Natal traria cuecas e tinhamos de lhe deixar as fraldas. Mas antes, houve um tempo em casa sem fralda com ela já a pedir e a querer ir buscar o bacio. Cada criança tem o seu tempo ??

  3. Andreia Alves says:

    A minha filha mais velha fez o desfralde após os 3 anos. Nunca a pressionei para fazer antes pois sempre senti que ela não estava preparada (como a maior parte dos miúdos…) e quando o fez foi porque ela o quis com praticamente zero deslizes.
    Nunca hei-de compreender a pressão que colocam nas mães e nos miúdos para fazer o desfralde aos 2 anos, ou no verão, ou pior, quando é o próprio infantário a exigir… enfim, felizmente tenho vivido em países onde não existe essa pressão e farei o mesmo com o meu segundo filho.
    Margarida, sem stress, mais vale gastar mais um pouco em fraldas do que em máquinas de roupa e detergentes… ?

  4. Rita Vilela says:

    Não há regras! Mãe de 3 rapazes, um deixou aos 2 acabados de fazer durante o dia, e aos 6 à noite. Outro deixou aos 3 tudo de uma vez. Outro aos 3 e pouco durante o dia e à noite… ainda à espera que aconteça. Para mim a única regra é respeitar o desenvolvimento deles, e tem de ser uma conquista deles, não nossa! Não acho natural acordar os miúdos a meio da noite para fazer xixi por exemplo. Muita calma, e boa sorte ? ( ser mãe sem um number 2 na praia nem é bem ser mãe!!!?)

    • Margarida says:

      São todos diferentes, é mesmo isso! 🙂 Não estou minimamente stressada com a altura em que isso acontecer. É quando o Manel estiver preparado 😉 Só espero não ter um nr 2 na praia ahah Beijinhos

  5. Cátia Carranca says:

    A Alice começou com o penico e para o xixi resultou muito bem, para os cocós demorou um pouco mais porque ela precisa de privacidade e escondia-se atrás das coisas para os fazer e como só começou a falar mais a partir dos dois anos e meio só quando conseguia dizer “sai daqui e fecha a porta” é que passou a fazer cocó no penico também 🙂 Não te preocupes muito com isso. Estas miniaturas são todas diferentes, é respeitar o timing de cada um e ignorar comparações. Beijinhos

    • Margarida says:

      Não estou minimamente preocupada com comparações, eu larguei as fraldas ainda nem tinha 2 anos. Depende de criança para criança 🙂 Estou preparada para esperar o tempo que for preciso eheh Beijinhos

  6. Ana says:

    Por aqui o primeiro filho, menino, deixou as fraldas aos 18 meses de dia e aos 3 anos à noite. Tudo como ele quis, também sem stress algum. A filha tem agora 2 anos e já vai avisando que está a fazer, por isso agora no verão vamos experimentar se está preparada. Se não estiver, tudo bem na mesma. ?
    Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.