Dicas para o instagram

Até aparecer uma nova rede social, o instagram continua a ser a rede social do momento.

O facebook continua, mas muito ultrapassado, passo semanas e semanas sem lá ir, vou apenas à página do blog postar os conteúdos, porque acho importante manter a página ativa. O instagram é onde estou mais presente, assim como toda a gente do planeta.

Aqui ficam algumas dicas básicas para usar o instagram, especialmente se pretendem que a vossa página cresça:

1. Escolham um nome fácil – neste momento é óbvio que já têm um nome associado ao vosso perfil de instagram. Se o vosso nome for difícil de encontrar, as vossas possibilidades de crescimento na rede diminuem. Por exemplo: se forem @Margarida87562 é bem mais difícil do que @MargaridaAlmeida por exemplo. As chances de uma @ “normal” estarem ocupadas são muitas, mas podem usar “_” entre os nomes para facilitar.

Ando a tentar – há meses – mudar o meu perfil de @styleitup para o meu nome, porque acho que faz mais sentido, mas como o perfil é verificado não é nada fácil! Se tiverem dicas, por favor, partilhem que já não sei o que fazer para conseguir!

2. Tornem o vosso perfil público. torná-lo privado vai inibir as pessoas de vos pedirem para seguir e também não sabem que tipo de conteúdo vão encontrar, por isso se querem que a vossa rede cresça (há espaço para todos, já agora!), tornem o perfil público.

3. Não comprem seguidores. Não servem para nada, é apenas um número a mais nos vossos seguidores e o que é que isso traz de valor acrescentado para a vossa conta?! Nada! Preocupem-se mais em criar conteúdo que seja do interesse do vosso público do que mostrar números.

4. Respondam aos comentários. Se as pessoas que interagem com a vossa página estão a ter uma atitude simpática em comentar, acho simpático responder individualmente, sempre que possível. O mínimo é fazer um “like” nos comentários.

5. Respondam às mensagens que vos enviam. Sempre. Mesmo que demorem alguns dias (nem sempre é fácil responder no momento, especialmente se forem muitas), não deixem ninguém sem resposta.

6. Não roubem conteúdo de outras contas. Há sempre aquelas frases inspiradoras ou engraçadas que gostamos de partilhar, mas é simpático partilhar a fonte.

7. Escrevam sempre legenda nas fotos que postam.

8. Usem hashtags. Não é preciso por 300 # num post, mas é uma forma fácil de divulgarem a vossa página.

9. Não peçam às pessoas para vos seguirem de volta. Nem para fazerem “like” nas vossas publicações. Cada um segue o que quer e deixa o seu “like” no que lhe apetece. Sem cobranças.

10. último, mas não menos importante. Identifiquem sempre o conteúdo patrocinado. Nem sei bem se já se trata de uma questão legal, mas é uma questão de ética. E de respeito para com os vossos seguidores.

Interajam com a vossa comunidade. No feed e nas stories. É para isso que serve uma rede social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.