Dormir, por favor!

maria_bed.jpg

 Ontem abordei aqui o assunto das noites mal dormidas e prometi que voltava com dicas! Muito resumidamente não é fácil lidar com a privação do sono (na minha opinião, claro!) e tudo o que pudermos fazer para que os nossos babies dormam melhor – e consequentemente nós – é absorver e colocar em prática, dentro do possível! Já resultou comigo algumas vezes, outras não. É uma lotaria, já se sabe! Mas mais vale tentar do que ficar de braços cruzados à espera que passe!
Deixo-vos algumas dicas.

 

1. Não existem dogmas, bem como não deve existir espaço para culpabilizações. Podemos, no entanto, fazer por ter um conjunto de comportamentos que irá ajudar a reduzir a probabilidade de insucessos no precioso sono… Parece-vos bem?

2. Muito, muito importante: rotinas e conformidade. A disciplina é das chaves mais “preciosas” da educação, não sendo o hábito do sono uma exceção. A criança (mesmo com 6 meses!) deverá perceber que está a chegar a hora de dormir e deve haver firmeza por parte dos pais ao estabelecerem as rotinas. São exemplo disso: a massagem (já investiram nesta área? É excelente nos primeiros meses, posso dar uma ajuda) o banho, mais tarde o conto de histórias… (TV… Não mesmo!).

3. Façam por não estabelecer hábitos que tornem as crianças dependentes da vossa presença para um retomar do sono, como seja: embalar no colo.

4. No momento da preparação para o sono, o diálogo com a criança com a utilização rotineira das mesmas palavras funcionará como um “sinal”, afim dela reconhecer nas palavras a chegada da hora do sono: ”Bébe…está na hora do soninho…”. Com este diálogo também garantimos que a criança está acordada: ela deve estar acordada quando vai para a cama.

5. Deverá fazer parte destas rotinas o “deitar cedo”. É imprescindível que a criança tenha hora para deitar e que essa hora seja cedo (20:30h+-).

6. A existência de um objeto transicional será útil. Este objeto (um peluche macio, uma almofada, uma fralda de pano) funcionará como um objeto securizante para a criança. Para um sono tranquilo é necessário sentir-se segurança. Este objeto deve ser utilizado de preferência só para o sono.

7. Estabelecer hábitos. Até aos 3 meses os horários do sono são muito marcados pelos hábitos alimentares. Ainda assim, impera a necessidade de estabelecer hábitos. Os 6 meses são uma excelente idade para o bébe dormir no seu quarto.
Vamos a isso?!

Podem tirar todas as vossas dúvidas directamente com a Enf. Ângela através do e-mail:angelasbaptista@msn.com
Ela responde a tudo!

Instagram: @styleitup.cat

 

One thought on “Dormir, por favor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.