Fibras naturais: vantagens e desvantagens

No seguimento deste post, achei que era importante deixar-vos aqui algumas dicas sobre os tecidos, para saberem quais as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Neste post vou focar-me mais nas fibras naturais, ou seja, o algodão, linho, seda ou a lã.

Fiquem a conhecer o que há de melhor e pior em cada uma destas fibras, para poderem decidir quando usar e os cuidados que devem ter com cada uma delas:

ALGODÃO:

Vantagens: é um tecido fresco e bastante confortável; as fibras são flexíveis e é resistente ao uso. Também é resistente às malditas traças ou outros insetos.

Desvantagens: é fácil amarrotar-se – sempre que possível guardem-no num cabide e não em gavetas; tende a encolher se não for lavado com os devidos cuidados.

LINHO:

Vantagens: é também um tecido fresco, perfeito para os dias quentes de verão e dificilmente é atacado pelas traças. Dura muito tempo.

Desvantagens: amarrota-se muito (cuidado quando levarem peças neste material para viagens, porque a probabilidade de chegar todo amarrotado é muito grande) e também pode encolher. Se for 100% linho, pode armar um pouco. Pode ser atacado por outros insetos, fungos, etc.

SEDA:

Vantagens: É uma fibra muito leve e macia e pode ser usada em todas as estações do ano.

Desvantagens: Mais usado em peças especiais, porque é uma fibra mais cara., apesar de ser muito delicada e não ser muito resistente. Existe cuidados muito delicados na lavagem ou tratamento. É preciso ter muito cuidado com as traças ou outros insetos.

LÃ:

Vantagens: é uma fibra bastante confortável e quente (mais associada aos meses frios), isola bem do frio e absorve bem a humidade.

Desvantagens: pode ficar amarelada ou perder a cor com o sol (muito cuidado a secar ao sol); não é resistente ao atrito e pode ganhar borbotos. É preciso ter alguns cuidados na lavagem e tratamento para se manter bonita. As traças e outros insetos ou fungos gostam muito da lã…

Imagem de capa: Pinterest

INSTAGRAM @styleitup

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.