Tenho que começar este post a dizer que sempre fui super curiosa em relação a tudo o que possa melhorar o nosso estilo de vida, longevidade e bem-estar 🙂
Adoro ler livros que me ajudem a melhorar determinados aspetos ou hábitos na minha vida e sempre foi um tema que me suscitou muito interesse. Lembram-se de vos falar neste livro? É um dos meus favoritos e alterei alguns hábitos que tinha depois de o ler – hábitos esses que continuo a manter na minha rotina.
Mais tarde falo-vos de hábitos e de um livro que tenho estado a ler, a ritmo lento, mas que estou a achar muito interessante – Hábitos Atómicos, de James Clear, mas fica para outra conversa 🙂
Hoje venho falar-vos da análise de lifestyle que fiz e no que isso já impactou a minha vida:
No início do ano descobri, no instagram, a Prevention Lab, fundada pela Dra. Cristina Ferreira Leite, farmacêutica, Mestre em Medicina Preventiva e Aromaterapeuta Clínica. A Preventivon Lab é um espaço focado na otimização da saúde e bem-estar. Tem uma parceria com a First Beat, para fazer a avaliação de lifestyle, que permite conhecer as reações do nosso corpo ao stress e ao sono e a partir daí, é feito um plano personalizado, com o objetivo de melhorar o nosso dia-a-dia.
Falei com a Cristina no início do ano, mas coincidiu com a mudança para a casa nova e obras… não me sentia muito disponível para fazer esta avaliação, mas ia acompanhando nas redes sociais e pensava sempre: “tenho mesmo que fazer isto!”
No início deste mês escrevi à Cristina e disse-lhe: “vamos lá fazer esta avaliação! :)” Estava-me a sentir super cansada, exausta mesmo! E sentia mesmo que não podia adiar mais…
A avaliação dura 3 dias completos e o ideal é que seja o mais representativo possível da nossa semana. Escolhi o sábado, domingo e segunda-feira, para cobrir momentos de relax (fim de semana), um dia de trabalho mais caótico (hello, segunda-feira!) e um dia de exercício físico mais intenso.
Andei com o sensor da First Beat durante estes 3 dias, só tirava para tomar banho (e para dar um ou outro mergulho na piscina) e voltava a por. Não incomoda mesmo nada, até me esquecia que o tinha.
No final enviei o sensor de volta para a Prevention Lab e passado uns dias tive reunião zoom com a Cristina para me explicar pormenorizadamente os resultados da minha avaliação, que podem ver um pouco nas fotos que partilho aqui neste post.
Na entrevista inicial com a Cristina, uma das questões que me colocou foi se eu dormia bem, ao que eu respondi: “durmo lindamente, totalmente ferrada a noite toda!” (obviamente, excepto naquelas noites em que o Manel acorda a meio…)
E não é que eu estava totalmente enganada?! A avaliação mostra que eu só entro em sono reparador e restaurador quase 2h depois de adormecer… fiquei em choque! Há várias razões para isto estar a acontecer, nomeadamente: os estímulos da luz azul (checar o telemóvel antes de dormir… ), comer um snack – doce, claro! – pouco tempo antes de me deitar… a minha falta de habilidade em respirar decentemente… estes são apenas alguns dos pontos que foram identificados como possível melhoria e é neles que vou focar nos próximos tempos, afinal, havia um objetivo em fazer esta análise: melhorar!
Se também tiverem curiosidade, não hesitem mesmo em contactar a Prevention Lab. Fica no Porto, mas facilmente conseguem ser (muitíssimo bem) acompanhados em qualquer zona do país pela Cristina 🙂
Adorei a experiência, a Cristina é incrível, sempre super presente durante todo o tempo da avaliação… extremamente cuidadosa e detalhista em todo o processo. Acho que todo o background da Cristina acrescenta muito valor à nossa qualidade de vida. Já vai para a minha lista de “profissionais que não vou largar nunca mais!” (aqui está outro tema que quero partilhar noutro post, aguardem”)
Agora vou focar nos pontos de melhoria e daqui a um par de meses quero fazer novamente para ver a evolução do meu esforço 🙂
ahh quase me esquecia! Lembram-se de vos ter falado na Câmara Hiperbárica na semana passada? A Cristina sem saber desta minha primeira experiência neste tratamento, já me estava a aconselhar fazer algumas sessões, porque sabia que havia em Lisboa.
Já conheciam este género de avaliação?