Hidratação na gravidez

Uma das primeiras coisas que me disseram quando fiquei grávida foi: “tens de beber muita água!”. Ao início, logo nas primeiras semanas, não tinha muita sede, bebia o normal, que para mim equivale a meio litro de água por dia (eu sei, devia ser mais!), mas nos últimos tempos tenho sede a toda a hora, por isso, acabou por se tornar muito mais fácil cumprir com este requisito!;)

Depois de ler sobre o assunto e de me informar junto da minha médica percebi a importância e as vantagens de estarmos bem hidratadas durante a gravidez:  melhora a circulação sanguínea e a irrigação do útero e da placenta, ajuda a manter o líquido amniótico nos níveis certos (e este assunto dava pano para mangas! A formação do líquido amniótico é super importante pois vai proteger e nutrir o bébe ao longo dos nove meses. Existem estudos até que dizem que o volume de líquido amniótico pode aumentar se a mãe beber água, o que resulta numa melhor oxigenação do bebé). Outras das vantagens de beber muita água é porque ajuda a eliminar toxinas que aumentam, por exemplo, o risco das perigosas infecções urinárias, e a prevenir, ainda, as prisões de ventre: com a gravidez, o intestino fica comprimido, o que pode dificultar o trânsito intestinal. Com tantos benefícios fica dificil não beber água! Nesta fase, só queremos o melhor para o nosso bébe e não há nada que não se faça! :D. A recomendação é beber 1,5 , 2 litros de água por dia, à medida que vamos sentido sede. Para além da água propriamente dita, que sem dúvida, é o liquido mais rapidamente absorvido pelo organismo, também conseguimos ir buscar água aos sumos, frutas e outros alimentos com alto teor hídrico, que ajudam a manter a hidratação adequada. 

 

1. Sumos naturais. Ricos em vitaminas, os sumos naturais têm feito parte do meu dia-a-dia. Como não quero abusar nos açucares tenho apostado nas limonadas, com folhas de hortelã – zero açucar! Graças a Deus não tenho sofrido com as náuseas, mas quem sofre, o limão ajuda a atenuar imenso essa má disposição. Já a água de coco, por exemplo, também é ótima para o enjoo e a azia, pois além de atuar como um isotónico natural, regulando o equilíbrio dos líquidos no organismo. As frutas ricas em fibras: laranja, ameixa e abacaxi, combatem o intestino preso, que é muito frequente a partir do segundo trimestre da gravidez.

 

2. Leite. Todos os dias de manhã, pelo menos um copinho de leite. Ele concentra 90% de água, sem falar nas proteínas e no cálcio – cuja demanda cresce bastante na gravidez. Ao fim-de-semana quando há mais tempo e paciência, gosto dos smoothies, que levam frutas batidas com iogurte (a Yammi aqui veio dar uma excelente ajuda!!).

 

3. Sopas. Esta foi a grande disciplina! Comia sopa, mas não todos os dias. Agora faz parte do almoço e do jantar, preferencialmente com verduras e legumes, ricos em proteínas e minerais.

 

As frutas e hortaliças que têm uma alta concentração de água

Alface – 95%

Tomate – 94%

Melância – 92%

Couve-flor – 92%

Melão – 90%

Abacaxi – 87%

Laranja – 87%

Goiaba – 86%

Maçã – 83%

Pera – 80%

 

Bisou :*

2 thoughts on “Hidratação na gravidez

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.