as noites com um bebé

Acho que todas nós pensamos como serão as nossas noites quando o bebé nascer… eu pensava imenso nisto, porque adoro dormir – e preciso mesmo de umas boas horas de sono. Quando as noites eram mais complicadas – mesmo na altura da faculdade em que virávamos noites a trabalhar – uma sesta era fundamental! Ah adoro dormir sestas também! Sempre fui daquelas pessoas que dorme em qualquer lado, na maior! Com luz, com barulho… enfim…

Até falei disso com a Leonor – especialista em sono dos bebés – neste video. Se, por um lado, queria acreditar que o Manel ia ser um anjinho e gostar tanto de dormir como a mãe; por outro, tinha imenso medo – só ouvia histórias de amigas que não dormem há não sei quantos anos – que não nos deixasse dormir.

A primeira noite na maternidade foi espetacular, o Manel dormiu lindamente, mas no quarto ao lado só ouvíamos um bebé aos berros toda a noite… até comentei com uma enfermeira: “ah que sorte, o nosso bebé é espetacular, não chora durante a noite!” ao que ela respondeu: “na primeira noite são quase todos assim!” OMG! Estava em pânico com a segunda noite e não é que o Manel chorou grande parte da noite? 😆 temi o pior e pensei: “adeus noites de sono, encontramo-nos daqui a uns anos, quem sabe?!”

Um dos livros que li enquanto estava grávida – o Livro do Bebé Feliz, de Gina Ford – aconselhado por umas amigas foi uma grande ajuda! Em várias coisas, mas especialmente ajudou-me a criar uma rotina e conseguir que o Manel dormisse bem. É óbvio que também depende muito do bebé…

Desde que o Manel nasceu tentei respeitar as horas de mamar – é muito importante os bebés terem uma rotina para se sentirem seguros – e quando deixei de dar de mamar ainda fui mais rigorosa com os horários do biberão. Nunca mais me esqueço do que li a certa altura naquele livro: “um bebé que está bem alimentado durante o dia, sente menos necessidade de acordar mais vezes à noite para comer” e fazíamos de tudo: despiamo-lo, apertávamos-lhe os pés… tudo para o acordar (o Manel adormecia a mamar!) e comer como deve ser!

A verdade é que ele sempre dormiu lindamente, fazia 4h/5h – a partir do momento em que recuperou o peso do nascimento – durante a noite, mas durante o dia continuava a mamar de 3h em 3h. Sempre ouvi dizer que é a dormir que eles crescem… a partir dos 2 meses, o Manel dorme umas 8/9h por noite. Às vezes até dormia mais, mas eu não deixo 😆 quero que mantenha os horários durante o dia, todos os dias. É melhor para ele e para nós também é mais fácil, eu organizo-me bem assim e o Manel anda muito feliz, é o mais importante!

Para compensar, há vezes (muitas!) em que o Manel não prega olho durante um dia inteiro! Há dias em que estou completamente de rastos, a rezar para que adormeça nem que seja meia hora para eu descansar (o descanso fica sempre para mais tarde, depois lembro-me que há emails para responder…) Ele é capaz de estar podre de sono, mas quer é pagode! Também há outras vezes em que ele dorme e eu fico feita galinha a olhar para ele e a tirar-lhe fotos enquanto dorme…  aposto que fazem o mesmo!

Espero que os vossos bebés também vos dêem ótimas noites!

Se não derem (ainda), vão dar com certeza. É preciso é ter calma e respeitar também os timings do bebé e tentar deixa-lo tranquilo, foi o que me disseram…

INSTAGRAM @styleitup

10 thoughts on “as noites com um bebé

  1. Joana Monteiro says:

    Margarida Rebelo revejo-me em tudo o que disse…o Ben é muito semelhante e ainda só tem 1 mesito…espero que continue e que venha a fazer umas 8/9h também.
    A minha única “chatice” é quando ele acorda para a mamada (biberão também) da madrugada…custa a voltar a cair no sono…. há dias em que eu tenho quase a certeza que passo primeiro pelas brasas que ele…ah ah ah
    Durante o dia também gosto imenso de o contemplar enquanto dorme….e depois esqueço-me até de descansar….enfim.
    É tudo tão maravilhoso que tenho medo que passe rápido demais e não aproveite ao máximo….

    • Margarida says:

      Por acaso o Manel quando acordava a meio da noite mamava meio a dormir e assim que o punha no berço adormecia logo 🙂 mas os bebés são todos diferentes! E sim, passa tudo muito rápido, é impossível não ficar a olhar para eles e não tirar mil fotos diariamente 🙂 Beijinho

  2. Catarina Rocha says:

    Concordo inteiramente!:) comprei o
    Livro por recomendação sua e sem duvida que as rotinas ajudam imenso! O meu Benjamim vai fazer 4 meses no domingo e desde os 2 que dorme a noite inteira! Beijinhos para si e para o Manel

    • Margarida says:

      Gostei muito desse livro, apesar de achar que às vezes é demasiado rígida… mas também nós é que sabemos o que é melhor para o nosso filho, as dicas são sempre bem-vindas 🙂 Beijinho e tudo de bom!

  3. Soraia says:

    “Desde que o Manel nasceu tentei respeitar as horas de mamar – é muito importante os bebés terem uma rotina para se sentirem seguros – e quando deixei de dar de mamar ainda fui mais rigorosa com os horários do biberão.”

    Tudo errado. O leite materno deve ser dado em livre demanda, ou seja, sempre que o bebé quiser. O bebé mama porque tem fome, sede, porque quer sentir a mãe por perto, porque se quer sentir seguro. Não faz sentido absolutamente nenhum estabelecer rotinas de mamar a um bebé que está a LM. É grave dizer isso porque há muitas seguidoras “cegas” que fazem tudo o que as bloguers fazem e ao lerem isto vão a correr fazer igual.
    Com LA a conversa é outra, devem-se sim, respeitar os horários.

    • Margarida says:

      Cada pessoa tem a sua opinião e cada uma sabe a melhor forma de cuidar dos seus filhos. O Manel mamou pouco tempo, mas mesmo que ainda continuasse a mamar, jamais iria pela livre demanda, porque não concordo, mas respeito quem o faz. Cada uma sabe de si 🙂 O que partilho não é com o objetivo de copiarem o que eu faço, porque as pessoas têm cabeça para pensarem por elas próprias, o blog é uma partilha de experiências e esta é a minha 🙂 Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.