O método Marie Kondo

Admito que o tema já não seja novo para vocês, mas depois de ler o livro “Arrume a sua casa, arrume a sua vida” – e de estar em processo de mudança de casa – achei que valia a pena trazer-vos algumas dicas que me pareceram bastante promissoras!
Querem saber quais?

Quem neste inicio de ano não pensou automaticamente em reorganizar o seu guarda-roupa? Pois bem, a Marie Kondo dá-nos algumas ideias de como fazê-lo. Esta consultora japonesa desenvolveu uma técnica própria de organização baseada em dois pontos principais: alegria e gratidão. Curiosas? Vamos lá:

1º Categorizar. O primeiro ponto do método KonMari, como também é conhecido, diz que devemos separar a organização por categorias e subcategorias. Por exemplo: Roupa ; roupa: vestidos, roupas de verão, roupas de inverno, acessórios, etc. Depois, tirar tudo, mas mesmo tudo do guarda-roupa e colocar em cima da cama ou no chão (como preferirem!). A ideia é que tudo fique “ao monte”, para depois fazer a seleção.

2º. O teste da alegria. O método de Marie baseia-se numa premissa básica: manter apenas o que nos traz alegria e felicidade. Fácil? Hmm … vamos ver! Voltamos à pilha de roupa do ponto anterior, agarramos em cada uma das peças e perguntamo-nos se aquela peça nos traz alegria ou não? Pensem objectivamente e ao menor sinal de dúvida, coloquem essa peça de parte.

3º. Agradecer. Esta é a segunda premissa da metodologia de Marie e baseia-se no seguinte: se decidiram que aquela peça não vai fazer parte do vosso guarda-roupa, então, chegou a hora de se despedirem e agradecerem por ela. No final de contas ela fez parte da vossa história nem que tenha sido por breves momentos. As peças que não tiverem passado no vosso teste de “alegria”, aproveitem para doar. Certamente que vão fazer alguém feliz.

4º. Nostalgia? Não, obrigada! O objectivo de colocar tudo numa pilha, “ao monte” é mesmo perceber que efectivamente acumulamos muita coisa ao longo do tempo. Neste processo de mudança de casa, foi claro para mim que tinha muita roupa que não dava qualquer uso! Estava na hora de passar à frente.

5.º Arrumação correcta. Interessante este ponto, que nos explica que a roupa deve ser dobrada na vertical, primeiro ao meio e depois em terços. Isto faz com que as roupas se transformem em “pacotes” que conseguimos guardar lado a lado no armário, facilitando a visão de tudo!

6ºA forma de pendurar as roupas. Outra dica de Marie Kondo é a forma como decidimos pendurar as nossas roupas, que deve ser da esquerda para a direita. Isso significa que devemos colocar as peças mais pesadas ou mais compridas, como os casacos, por exemplo, as peças de cores escuras e de materiais mais grossos, do lado esquerdo do armário, e as mais leves do lado direito. Segundo Marie, este “truque” cria um visual muito apetecível para os olhos e também ajuda a acalmar a mente.

Gostaram das dicas?
Têm para troca? Digam 🙂

Instagram: styleitup.catia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.