Pelo Dão

Portugal tem sítios lindos, disso não tenho a menor dúvida! Cada vez que planeamos um fim-de-semana aqui e ali, venho encantada com a beleza de cada local. E este foi especial 🙂

Começo por vos falar do local onde ficámos hospedados. As Casas do Lupo, um sitio ultra familiar, com uma história incrível de quem decidiu dar nova vida às casas de granito e transforma-las em casas de charme. Mas não foi só isso. O projecto inclui ainda a Fundação Lapa do Lobo que há quatro anos junta arte e  cultura. Ficava horas a contar-vos a história destas casas, mas passem por aqui para conhecerem melhor porque vale a pena. As casas transmitem uma calma e uma serenidade impressionantes e o pequeno-almoço atrevo-me a dizer : o melhor de sempre! Produtos todos regionais, com uma qualidade que nunca vi em muitos hotéis de 5 estrelas! True!
Fomos no Verão (embora o sol andasse um pouco timido!), mas no Inverno, à lareira, acredito que seja absolutamente delicioso! A hospitalidade das “gentes” da terra faz-nos querer regressar rapidamente! 🙂
A segunda paragem foram os Caminhos Cruzados, na Quinta da Teixuga, que fica em pleno coração do Dão. Uma herdade de 30 hectares onde se produzem as melhores castas da região do Dão e que tivémos a oportunidade de experimentar: Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro… entre tantas outras. A enóloga acompanhou-nos praticamente todo o dia (incansável 🙂 – obrigada Sofia – e tivémos uma experiência emocionante, com provas de vinhos, passeio pelas vinhas, tour pela adega … e no final ainda “criámos” no nosso próprio vinho. Ficou ótimo! (está guardado para a inauguração da casa nova! yeahh!)
No sábado ainda fomos jantar ao Bem Haja , um restaurante típico em Nelas, que era uma antiga adega e com comida excelente. Provámos a vitela e o cabrito e estavam divinais.
No Domingo, já no regresso, ainda passámos por Viseu (que cidade linda!) para conhecer o Aromático 54, um novo espaço inspirado nos sabores da região, mas com um toque moderno e sofisticado. Experimentámos o brunch com ovos benedict e não saímos de lá desiludidos 🙂 Quem quiser outros pratos típicos também encontra bochechas de porco ibérico, polvo à lagareiro ou arroz de cabrito. Lá fora, há uma esplanada maravilhosa, rodeada de verde, com uma pequena horta, onde os proprietários plantam as ervas aromáticas que servem depois à mesa.

Sem pressas, sem stresses, sem filas. Fim-de-semana em cheio!

Desculpem se me alonguei, mas a viagem foi tão intensa que merece ser contada em pormenor. Se forem para estas bandas, não deixem de visitar. É um excelente programa em família, garanto.

Boa terça-feira e boas férias, se for caso disso 🙂

Instagram: styleitup.cat

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.