Planear 2022

Bem-vindo 2022!

Desejo um ótimo ano a todas, com muita saúde, muita luz, amor, bons momentos em família e amigos e muitas realizações pessoais e profissionais.

Ano novo tem sempre metas, desejos e lista de coisas que queremos fazer ou alcançar. Verdade? 🙂 Os meus têm sempre, mas na verdade na maioria dos anos anteriores, as resoluções eram pensadas e passadas para um papel no final de cada ano e durante os 365 dias seguintes dificilmente lá voltava para ver como estava em termos de cumprimento dessas metas… não sei se também vos acontece.

Como conseguimos que as nossas resoluções sejam cumpridas? Temos que as planear, uma a uma. É verdade que nos toma algum tempo, mas juro que compensa 🙂

Sem dedicação, compromisso, disciplina, consistência e paixão dificilmente as coisas acontecem…

É preciso ter vontade de fazer acontecer – independentemente de qual é a meta a que se propõem – é a lenha da nossa fogueira para acordar todos os dias cheia de vontade para enfrentar os desafios e superar 🙂

Vamos tomar nota num papel (se preferirem um notebook, espreitem este da OH, MONDAY! que é apenas perfeito!) de todas as metas (pessoais e profissionais) que queremos atingir e trabalhar para as alcançar!

Lembrem-se que não conseguimos atingir nenhuma meta a que nos promos se não tivermos FOCO, por isso é tão importante termos essas metas bem perto de nós com uma lista de tarefas para cada meta – se não planearmos, dificilmente a vamos conseguir atingir.
1. Faça uma lista de todas as metas / resoluções para 2022
Divida a lista entre o plano pessoal e profissional (se quiser ser mais específica pode dividir por exemplo desta forma: vida profissional, vida pessoal, saúde, finanças, etc), se possível divida as tarefas também entre curto, médio e longo prazo (para se conseguir focar e criar prioridades).
Lembre-se que cada meta deve ser REALISTA. Não podemos ter com meta “ganhar o euromilhões”, porque a sorte não depende de cada uma de nós, as metas devem estar ligadas a um esforço individual (ou coletivo) e não relacionada com sorte.
Estabeleça prioridades para cada uma das metas a que se propõe – é a melhor forma de se focar e conseguir alcançá-las.
2. Crie um plano de ação para alcançar cada meta / resolução
Se não tiver um plano de ação, não vai saber como alcançar a sua meta.Faça uma lista d que precisa de ser feito para que essa meta seja alcançada com sucesso. Use a técnica SMART, que vai ajudar a deixar tudo mais claro:
S de SPECIFIC
ou seja, quanto mais específico for a determinar as suas metas, mais facilmente as alcança.
Para isso, considere 5 perguntas para cada meta: Quem?; O quê?; Onde?; Quando?; Porquê?
Vou dar um exemplo: se a meta é ter uma alimentação mais saudável, deve ir a um nutricionista (quem), fazer um plano nutricional (o quê), numa clínica especializada (onde), no dia X de Janeiro (quando) para que se sinta mais saudável e com mais energia na sua vida (porquê)
M de MEASURABLE
se a sua meta não for mensurável, como vai conseguir medir o progresso, sucesso ou insucesso?
Considere 5 perguntas para conseguir mensurar as suas metas: Quanto?; Como sei se atingi a meta? e Qual o indicador de progresso?
No exemplo do ponto acima, pode definir quantas refeições vão conter 1/3 de legumes (quanto) e quais os valores das suas análises de saúde que pretende alterar ou quantos kg pretende perder para se tornar mais saudável.
A de ACHIEVABLE
Qualquer meta deve ser atingível ou alcançável, vai ajudá-la a descobrir formas de realizar essa meta e ter vontade de trabalhar para a alcançar. Também ajuda a que se sinta desafiada para a alcançar. Pense se tem todos os recursos / capacidades para atingir essa meta. Se não, como pode adquirir esses recursos / capacidades ou quem a poderá ajudar?
R de REALISTIC
Se a sua meta não for realista, como a vai alcançar? Não se deixe iludir, para não perder tempo.
Pergunte-se: A sua meta é realista e se está ao seu alcance?; A meta é alcançável, tendo em conta o tempo e recursos que tem? e Se está disposta a se comprometer para alcançar essa meta?
T de TIMELY
Estabeleça prazos, um horizonte temporal para alcançar as suas metas. Qualquer meta deve ter um início e um fim, para que tenha motivação para a alcançar.
Quando pretende atingir a sua meta?
BOM ANO! Foquem-se nas vossas metas / objetivos / resoluções e falam de 2022 um ano incrível!
Beijinhos
Margarida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.