Praia saudável – Parte I

Em época de férias, pedimos ajuda à nutricionista Lillian Barros para nos dar algumas dicas de receitas simples, deliciosas e mega saudáveis para levar para a praia! Já não há desculpas para não comer bem, meninas! 

 

1. Nas idas à praia é fundamental darmos preferência a alimentos frescos hidratantes e sempre que possível baixos em calorias, pobres em açúcares de absorção rápida ou gorduras.

2. A hidratação nos dias mais quentes é fundamental e por isso mesmo não devemos esquecer a água. Para quem não é fã e acaba por optar pelos famosos refrigerantes ou outras bebidas açucaradas, esta água (tida por alguns como chata e sem sabor) pode ser aromatizada de forma caseira e natural preparando de véspera uma água detox, com funcionalidades específicas para o nosso organismo, ajudando a eliminar os líquidos acumulados, relacionados muitas vezes como a má circulação, ter um papel saciante para quem está a seguir um regime de emagrecimento ou até mesmo um “elixir” anti-aging e/ou antioxidante para uma pele mais jovem e revitalizada.

 

Receita mágica:


1/2  lima
1/2 limão

1/2 tangerina

1/2 laranja

1/2 toranja

6 cubos de gelo

1,5l de água lisa gelada

 

Lavar muito bem a casca dos citrinos a utilizar. De seguida cortá-los em rodelas e juntar água. Rerservar no frigorífico cerca de 2 a 4 horas e servir com gelo.

 

3. Snacks. Muitas vezes omitidos em períodos de férias ou de idas à praia, onde nos esquecemos das horas, uma vez que as rotinas variam, devemos optar pelo mais simples; acima de tudo aconselho alimentos que baptizei de “portáteis”. Estamos no verão e trabalho já existe o suficiente durante todo o ano. A dieta não deve ser uma maçada.

 

4. Fruta fresca variada, cenoura crua em palitos (ou cenouras baby que são amorosas e muito saborosas), tomate cherry ou rabanetes podem ser excelentes sugestões para este verão. 

 

5. Em alternativa às típicas batatas fritas de pacote ou aperitivos salgados sugiro fruta desidratada sem adição de açúcar. Também vem em pacote, é crocante, 100% natural e sem aditivos, sem sal nem açúcar, mas com todo o sabor da própria fruta. Trata-se de uma excelente opção para quem tem crianças ou quem não resiste a petiscar durante o dia de praia.

6. Alternativas como queijos magros, como é o caso dos famosos triângulos de vaca que ri light ou até mesmo os mini babybel na sua versão light, podem ir connosco para qualquer lado.

7. Deverá ter algum cuidado com os queijos frescos ou requeijões uma vez que, não sendo esterilizados ou ultra pasteurizados acabam por ser mais susceptíveis a contaminações e perecíveis quando não refrigerados de forma continuada, especialmente quando expostos às altas temperaturas normais do verão.

8. Para almoçar na praia pode optar por gaspacho feito sem pão utilizando uma receita tradicional (não deve abusar na quantidade de azeite) não necessitando de aquecimento prévio. É fresco e pode ser uma opção à sopa que não se consegue levar para a praia. 

9. Saladas variadas com uma boa base verde (alface, rúcula, agrião, espinafres, etc.) tomate, pepino, cebola, cogumelos frescos com atum em água, bacalhau desfiado, frango desfiado, fiambre de aves em cubinhos, miolo de camarão ou delicias do mar podem ser alternativas portáteis também.

Se gostar pode acrescentar 2-3 colheres de sopa de quinoa vermelha cozida.

Gostaram das dicas? 

STYLE IT UP no FacebookInstagram e Bloglovin´

One thought on “Praia saudável – Parte I

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.