
Já ouviram falar de probióticos, certo?
Sabem o que significa? E porque são essenciais para a nossa saúde?
Os probióticos são micro-organismos vivos (bactérias) que vivem no nosso intestino e, em quantidades adequadas, trazem benefícios para a nossa saúde, especialmente para o nosso sistema digestivo e imunitário.
Eles ajudam a aumentar as defesas do nosso organismo e a prevenir o desenvolvimento de doenças infecciosas e inflamatórias, como diarreia ou úlceras; doenças alérgicas como bronquite ou dermatite atópica e até mesmo a ansiedade e depressão.
Já ouviram também, certamente, que o nosso intestino é considerado o nosso “segundo cérebro”. As bactérias da nossa flora intestinal têm impacto em todo o corpo e estão relacionadas com algumas doenças crónicas. É o eixo intestino-cérebro, ou seja, é uma comunicação bi-direcional entre o intestino e o cérebro. Quer isto dizer que não é apenas o cérebro que “dá ordens” ao intestino (exemplo: estamos ansiosas e temos dor de barriga), mas o intestino também envia sinais ao cérebro, que podem afetar o nosso comportamento, humor e até algumas funções cognitivas.
Os probióticos podem ajudar a regular este eixo. Um intestino desequilibrado pode ter sintomas como ansiedade, maior stress, alterações de humor e até dificuldades cognitivas. Se reforçarmos a nossa saúde intestinal com probióticos, podemos melhorar a produção de neurotransmissores e reduzir a inflamação, tendo um impacto positivo no nosso bem-estar.
O consumo de probióticos é recomendado em situações de desequilíbrio da flora intestinal, que costuma acontecer depois de tomarmos antibióticos, em períodos de maior stress ou quando temos uma alimentação pouco saudável, com baixa ingestão de legumes e verduras, por exemplo. A flora intestinal fica desequilibrada, reduzindo as bactérias boas e aumentando as bactérias más.
Com a vida agitada e a rotina intensa da maioria das pessoas hoje em dia, os probióticos nunca estiveram tão em alta
Principais benefícios dos probióticos:
. Melhoram a digestão e reduzem sintomas como inchaço ou prisão de ventre.
. Apoiam o sistema imunitário, tornando o organismos mais resistente a possíveis infeções.
. Depois de tomarmos antibióticos, reequilibram a flora intestinal.
. Contribuem para a absorção de vitaminas e minerais.
. Melhoram o nosso bem-estar mental e humor (eixo intestino-cérebro que falei acima)
Onde encontramos os probióticos?
Através de suplementação, mas estão presentes em alimentos fermentados e se os consumirmos regularmente, podem trazer benefícios para a nossa saúde:
. Kefir
. Chucrute (couve fermentada)
. Kimchi (vegetais fermentados)
. Kombucha (bebida fermentada de chá)
Lembrem-se que, se optarem pela suplantação, consultem o vosso médico / nutricionista. É fundamental escolher um suplemento de qualidade, faz toda a diferença, há muitos suplementos que a única coisa que fazem é fazer-nos gastar dinheiro à toa.
Os probióticos são aliados importantes para a nossa saúde intestinal e geral. É fundamental adotar bons hábitos alimentares e inserir, na forma de alimentos ou de suplementos, os probióticos, na nossa vida e rotina.
Espero que este post tenha sido útil.
Beijinhos, Margarida
