Proteção Solar: o que precisam de saber

Já andava para escrever sobre este tema há uns tempos, até que recebi a minha Beauty Box da Look Fantastic e, na revista que vem sempre na Beauty Box, estava um artigo sobre isto e achei muito útil, por isso resolvi traduzir e acrescentar alguns pontos. Espero que vos seja útil 🙂

É como que um guia do Factor de Proteção Solar (SPF – Sun Protection Factor), vamos a isto:

Sabem a diferença entre UVA e UVB? Acho que vos pode ajudar a selecionar o vosso protetor solar ideal – têm algumas sugestões aqui.

As regras da proteção solar são simples: precisamos proteger a nossa pele todo o ano, especialmente nos meses mais quentes, quando estamos mais expostas ao sol.

Simplificando as siglas:

UV: Raios Ultravioleta, podem ser UVA e UVB

UVA: são raios de luz que penetram profundamente na nossa pele. São praticamente constantes durante o dia e representam 95% da radiação que atinge a nossa pele (corpo e rosto). São os principais responsáveis pelo envelhecimento acelerado, alergias, manchas solares e cancro da pele.

UVB: são os raios de luz que afetam a superfície da pele, o que provocam as queimaduras solares, vermelhidão e também, claro, o cancro de pele.

SPF ou FPS em português: Factor de Proteção Solar. É uma medida que indica quanto tempo a nossa pele está protegida do sol.

Protetores Solares Minerais: contêm ingredientes ativos que criam uma camada protetora sobre a pele, que desvia a radiação nociva para a pele (raios UV), transformando-os numa radiação de baixa energia, não nociva para a pele. Os protetores solares para os bebés são normalmente minerais, por isso mais difíceis de espalhar na pele, normalmente.

Protetores Solares Químicos: contêm ingredientes que absorvem os raios UV, causando uma reação química que os libera da pele antes de causar qualquer dano. Criam como que um escudo que reflete quando os raios solares entram em contacto com a pele, como um espelho. São frequentemente mais finos e fáceis de aplicar na pele.

Qual a quantidade certa de creme a aplicar?

É oficialmente aconselhado aplicar 2mg de protetor solar por cm quadrado de pele, o que significa cerca de 1/2 colher de chá para o rosto e pescoço. Se não tiverem a certeza da quantidade, tentem medir para ver. Se parecer muito, apliquem metade e aguardem alguns minutos para aplicar o que falta.

Quando devemos aplicar o creme?

O ideal é aplicar antes de sair de casa, especialmente se estiver muito calor. Se for de manhã cedo ou final do dia, normalmente aplico somente na praia, para poder apanhar vitamina D sem protecção durante algum tempo (mais uma vez, quando o sol não está demasiado quente). Na praia (ou noutro local qualquer onde estejam expostas ao sol), devem ir aplicando ao longo do dia, para evitar possíveis escaldões e para manter a pele protegida todo o tempo.

INSTAGRAM @styleitup

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.