Que tipo de top devo escolher?

Muitas vezes me perguntam se o vestido X ou o top Y vos favorece e na maior parte das vezes dizem que medem X e pesam Y. Um look é composto por várias “variantes”: o decote, o fitting, o comprimento da peça, etc. Hoje vou ficar nos decotes – que tipo de decote mais favorece cada uma de nós?

Como sempre, aqui fica o disclaimer: cada uma usa aquilo que lhe apetece, aquilo com que se sente bem e ponto final. No entanto, existem algumas “regras” que indicam o que favorece e o que desvaloriza cada tipo de corpo.

Agora vamos lá a essas dicas, que sei que tanto gostam 🙂

Independentemente do tipo de peça: vestido, top, camisola, etc. Neste post, o foco é o tipo de DECOTE: em V, redondo, cai-cai ou gola alta.

Querem mais deste tipo de dicas? Algum pedido específico? Deixem nos comentários, para eu saber!

DECOTE EM V

Este tipo de decotes favorece quem tem o peito grande, uma vez que o V alonga a silhueta. Se tiverem o peito muito volumoso e taparem demasiado essa zona, ela vai parecer ainda mais volumosa. Nos dias mais frios podem optar por usar um lenço ou um cachecol ao pescoço; também podem usar um decote redondo (daqueles mais abertos, de preferência), coordenado com um blazer aberto, que vai ajudar a alongar a silhueta. Podem ainda adicionar um colar comprido, para dar a ilusão de mais altura

DECOTE REDONDO

Se o decote for muito subido (como o da imagem acima), é perfeito para quem tem pouco peito, sobretudo se a peça for clara. Se quiserem na mesma usar este tipo de decote, podem usar um blazer (ou outro tipo de casaco) aberto ou um fio comprido, para criar a ilusão de maior comprimento. Quem tem pouco peito pode usar ainda um colar mais junto ao pescoço 🙂

CAMISA ABOTOADA ATÉ ACIMA

Aqui a lógica é a mesma dos decotes mais subidos. Se abrirem alguns botões da camisa, vai ter um efeito de decote em V.

DECOTE REDONDO, ABERTO

Este tipo de decote é mais consensual, mas no caso da imagem acima tenham algum cuidado com o volume nos ombros, caso os vossos ombros sejam um pouco mais largos que a zona da anca. É tudo uma questão de equilíbrio e não existem corpos perfeitos, cabe-nos a nós jogar com so efeitos visuais que as roupas conseguem criar.

GOLA ALTA

Quem tem o pescoço mais curto ou peito demasiado grande, deve evitar. Uma excelente alternativa para não passarem frio no inverno é usar um lenço ou um cachecol ao pescoço, que pode facilmente ser retirado quando entram em qualquer lado.

CAI-CAI

Perfeito para quem tem pouco peito e ombros mais definidos. Se tiverem muito peito, por muito que o cai-cai (soutien) seja poderoso, nunca vai ter um efeito muito bonito. Se tiverem os braços mais cheinhos, este tipo de decote + mangas também não é a melhor opção.

INSTAGRAM @styleitup

10 thoughts on “Que tipo de top devo escolher?

  1. Luísa André says:

    Excelentes dicas! ?Agora mais sugestões para pessoas baixas (1,63) que não usem saltos, como por exemplo: modelos de calças de ganga e de vestidos (comprimento). Obrigada
    Beijinhos

  2. Cátia Carranca says:

    Olá Margarida! Eu adoro este tipo de dicas, são muito úteis .
    E concordo com tudo, até porque já cometi alguns erros com os decotes e depois andei o dia todo contrariada 🙂
    Tenho uma questão (nada a ver com decotes) para mulheres com 1,54cm Like me! Vejo muitas fotos no Insta de looks com jeans mais curtos ou com dobra e com botas de cano curto. Sou só eu que acha que isso encurta as pernas a toda a gente ? A sério que isso favorece alguém ? Qual é o segredo ?Eu também uso botas curtas mas uso a calça ou leggings até a baixo… Obrigada! Muitos beijinhos

    • Margarida says:

      De facto, as calças assim tendem a encurtar a perna, mas tudo depende do tom das calças e dos sapatos que se usam. Em breve faço um post deste género sobre calças 😉 Beijinhos

  3. Rita says:

    Boa, muito útil! Ainda mais útil seria um post sobre as melhores peças para usar quando se tem assim uma barriguita mais generosa, ou umas coxas mais generosas, enfim um post sobre generosidade ?

  4. Andreia Gomes says:

    Hello! A minha sugestão de post é sobre a paleta de cores que fica melhor a cada pessoa: de acordo com tom de pele, cor de cabelo e olhos. Há sempre uma ou outra cor que as pessoas elogiam mais e acabamos por perceber que nos fica bem, as tendências mudam a cada estação mas gostava de saber em que paleta apostar. Se juntassem uma sugestão de look para cada paleta, seria top!
    Gosto imensooooooo do vosso blog e das vossas sugestões!
    Obrigada!

  5. liliana santos says:

    Muito bom este blog descobri há pouco tempo mas desde então estou sempre a ler! Contudo eu tenho uma dúvida ( talvez parva) quando vou as compras há varios vestidos magníficos de inverno mas com manga curta! Será que para o dia a dia de pode meter uma camisola de manga comprida por dentro?!

    • Margarida says:

      Que bom, obrigada! 🙂 Alguns sim, pode usar uma camisola de algodão por dentro e de manga comprida, também pode usar com um casaco de malha ou lã e marcar a cintura com um cinto, por exemplo 🙂 Bom domingo! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.