Soul: lições que aprendemos com o filme da Disney

Já viram o mais recente filme de animação da Disney, SOUL?

Como qualquer filme da Disney, faz-nos sonhar. Não sei se são tão fãs da Disney como eu, mas imagino que sim. Quem não é, afinal?

Trago 3 insights que podemos retirar do filme, que decidi partilhar com vocês. Especialmente para quem quer empreender, seja em que área for:

1. Aproveitem o caminho

Ter um sonho e persegui-lo é maravilhoso, mas nem sempre é fácil. Há muitos imprevistos, muitas chatices que não são partilhadas (e muitas vezes até esquecidas, porque as vitórias vão compensando, sabem?), muitas dores de cabeça. Mas também há momentos e aprendizagens maravilhosos durante o processo, que faz tudo valer a pena e dá ainda mais entusiasmo para continuar (mesmo sabendo que vão continuar a haver chatices).

Não se prendam tanto no resultado. Claro que é ótimo ter objetivos para os podermos alcançar, mas aproveitem o caminho, curtam esse processo com alguma leveza porque quando fazemos alguma coisa na qual realmente acreditamos, não tem como não dar certo.

2. Não vão ser mais felizes quando alcançarem os vossos objetivos

A felicidade é feita dos pequenos momentos, do que vamos conquistando, mesmo que aos poucos de cada vez. Cada pequeno passo (muitas vezes um mini-mini-mini passo) dá-nos um gozo enorme e traz-nos muitos momentos de felicidade (juntamente com as chatices que já falei!).

Há uma frase de Dale Carnegie que concordo e gostava de partilhar também: “Sucesso é conseguir o que quer, a felicidade é gostar do que conseguiu.”

Mais uma vez, aproveitem cada fase, cada momento. Procurem a felicidade nesse caminho e não se foquem apenas em ser felizes no final.

3. Nem sempre aquilo que achamos que queremos é o que nos deixa mais felizes

Às vezes passamos tanto tempo a tentar viver uma história que achamos certa para nós mas, se pararmos para pensar, essa história nem faz sentido com aquilo que realmente nos traz felicidade. Pode ter resultado com outra pessoa, mas todas somos diferentes e o caminho de cada uma é único e a chave está em aproveitar o caminho, como já disse.

_

Não tenham medo de arriscar (calma, não digo para se atirarem de cabeça para lado nenhum, ok?), de correr atrás dos vossos sonhos. Pode dar errado? Pode. Mas mesmo que não dê certo, tenho a certeza que, no processo, durante essa jornada, vão ter momentos muito felizes. Se não tentarem, nunca vão saber.

Se ainda não viram o filme, vejam. Se já viram e retiraram outras aprendizagens, perfeito! Acredito muito que tudo o que vemos (ou lemos), a aprendizagem que retiramos está muito ligado ao momento que estamos a viver. Por isso é natural que tenham outros insights e se os quiserem partilhar aqui nos comentários, força nisso 🙂

Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.