A alimentação do Manel

Cada vez que fazem perguntas lá no insta, esta é recorrente: como é a alimentação do Manel?

Para mim, é uma alimentação normal de um bebé, mas já que insistem, detalho tudo neste post:

O Manel sempre teve rotinas, incluindo as horas das refeições. Sou adepta das rotinas com os bebés – já tinha falado aqui sobre este tema – acho super importante para eles se sentirem seguros e para nós sabermos mais ou menos com o que podemos contar. Há sempre uma certa imprevisibilidade com bebés, já sabem 🙂

Desde os 3 meses que os horários das refeições não se alteram: 8h – 12h – 16h – 20h. Até o Manel fazer 1 ano ainda lhe dávamos o biberão da meia-noite, mas assim que voltámos de férias experimentámos não dar e o Manel não acordou a pedir. Passou do jantar directamente para o pequeno-almoço, como os grandes cá de casa.

É claro que às vezes (muitas!) acorda mais cedo (ou mais tarde, poucas vezes!) e não bebe o leite às 8h da manhã, mas vamos compensando um bocadinho aqui e outro ali para que às 20h jante. Às 20h30 vai para a cama todos os dias.

Pequeno-Almoço: leite adaptado (o de sempre!). Sei que o Manel já pode beber outro tipo de leite, mas adora aquele, está tudo certo 🙂 Quando como cereais de manhã ou iogurte, o Manel vai comendo do meu também. Ele não se perde com a comida 😆

Almoço / Jantar: sopa (a mesma que comemos nós diariamente, cá em casa. Se for fora, peço uma sopa de legumes, passada) + prato principal + fruta (aos bocadinhos ou, quando estou fora ou mais preguiçosa em casa vou aos purés de fruta). Prato principal: peixe (linguado, pescada, salmão, dourada, robalo…); carne (perú, frango, vaca, pato ou borrego) ou ovo + legumes (ervilhas – adora as bolinhas ahah; cenouras, brócolos, couve-flor, etc) + hidratos de carbono (massa ou arroz ou puré de batata – normal ou doce).

Tenho sempre que possível que os ingredientes sejam biológicos. Tento ir variando o prato principal, depende um bocadinho do que tenho em casa. Normalmente congelo os legumes já lavados e cortados para ter sempre em casa prontos para cozer para o Manel. O arroz ou massa ou puré é normalmente o que jantamos também. A proteína também… só não comemos muito peixe cozido e fazemos para o Manel, porque adora.

Deixo-o sempre comer directamente o prato principal, dou-lhe uma colhe ou garfo mais pequenos e às vezes até consegue levar cheios até à boca! A maior parte das vezes vai com a mão, mas acho importante para ele se ir desenrascando! A sopa é mais complicado, até podia deixá-lo tentar sozinho, mas ia precisar de o por na banheira novamente, prefiro evitar, pelo menos para já!

Lanche: papa (falei das papas neste post) ou iogurte ou papas de aveia (qualquer um da Ella’s Kitchen são os favoritos e os mais práticos)

Snacks: mirtilos (ama, adora, devora!); todos os snacks da Ella’s Kitchen (não resiste, é viciado! E eu não me importo, porque são super saudáveis, orgânicos e cheios de sabor!); pão; fruta… basicamente se eu estiver a comer o Manel tem que provar um bocadinho… sim, já provou o meu salame de chocolate, mas foi uma vez! Sem fundamentalismos, com equilíbrio 🙂

Ir bebendo muita água ao longo do dia, especialmente nos dias de calor.

Acho que é basicamente isto. Agora é tudo mais fácil, come praticamente tudo o que nós comemos, excepto marisco, carne de porco e todas as outras coisas menos saudáveis que às vezes consumimos 🙂

Partilhem as vossas experiências também!

INSTAGRAM @styleitup

6 thoughts on “A alimentação do Manel

  1. Maria Matilde says:

    Obrigada pela partilha! Enqto mãe fico sempre com imensas dúvidas. A minha filha tem a mesma idade (nasceu em Julho de 2017) que o seu, mas não consigo dar sólidos (que não na sopa)…
    Como faz os sólidos (peru, vaca, frango, salmão)? Tudo cozido só em água? Sem sal?
    Por fim, ele bebe sempre os mesmos ml de leite de manhã? A minha filha bebia 210ml agira só bebé 120ml… Ja pensei se é da água fria. Aquece a água para o bineron?
    Dicas precisam-se, pleaseeee!!!

    • Margarida says:

      Olá! Acho que é normal termos dúvidas e receios, especialmente quando se trata do primeiro filho 🙂 Eu também tenho!
      O Manel já come sólidos há algum tempo, comecei por dar bocadinhos muito pequeninos, misturado na sopa e depois comecei a dar sopa + prato principal com bocadinhos um bocadinho maiores e ele vai-se safando. Claro que estamos sempre a controlar, para o caso de se engasgar… é um pânico! No início cozia a carne e o peixe; hoje em dia como o Manel já pode comer tudo, já não acha tanta graça à carne cozida, não tem grande sabor, convenhamos 🙂 normalmente grelho a carne (e o salmão também), com um bocadinho de óleo de côco ou um fio de azeite e tempero com alho e ervas. Fica com mais sabor e ele gosta mais! O leite o Manel bebe 210ml de manhã, mas agora vamos voltar a dar à meia-noite, porque ele acorda cheiioooo de fome às 6h da manhã… assim a ver se fica a dormir mais um bocadinho… o Manel tem sempre fome… mas às vezes também não lhe apetece almoçar, acontece! Nós também não temos sempre a mesma fome, acho que é normal e não stresso com isso, honestamente. Nunca aqueci a água para o biberão, para poder dar em qualquer lado, sem me preocupar onde aquecer (fora de casa nem sempre é fácil) e o Manel sempre bebeu à temperatura ambiente e nunca se queixou. Beijinhos e boa sorte com os sólidos 🙂

  2. Ana says:

    Quando foi que as pessoas começaram a deixaram de pedir opiniões/dicas aos médicos e passaram a pedir às bloguers? Como é que pessoas como a Maria Matilde viviam antes de aparecerem as bloguers?

    • Margarida says:

      Sendo este espaço uma partilha de experiência e troca de opiniões, é normal que eu peça dicas a quem lê este blog e que o contrário também aconteça. Não pretendo (o que seria!) substituir ninguém e muito menos um médico! O que eu gostava de saber é porque é que anda por aqui a criticar tudo e todos? (sabe que não é a primeira vez que comenta e só publico se me apetecer) Olhe que há tanta coisa mais interessante para fazer 🙂 Como é que criticava antes de aparecerem o blogs? Um beijinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.