ABC dos ingredientes – parte 1

Este post está nos rascunhos há tanto tempo… vou adicionando ingredientes, depois deixo para mais tarde, porque quero que fique o mais completo possível… achei melhor ir publicando aos poucos, à medida que vocês também querem saber mais sobre um determinado ingrediente. Assim o post fica menos extenso também.

Com tantos produtos no mercado, tantos ingredientes, cada um com a sua função específica, é natural que nos percamos no meio de tanta informação. Certo?

Então vamos lá a isto: 3 ingredientes que encontramos normalmente na formulação de produtos de beleza e que melhoram o estado da nossa pele:

ÁCIDO HIALURÓNICO:

O AH é uma substância natural encontrada na nossa pele, olhos, cordão umbilical e no líquido sinovial, assim como em todos os tecidos e fluidos no nosso corpo. Atua como um agente lubrificante para as nossas articulações, nervos, cabelos, pele e olhos.

Um dos ingredientes que mais temos ouvido falar ultimamente. Mas o que é o Ácido Hialurónico e o que faz à nossa pele?
O Ácido Hialurónico é uma substância natural, produzida pelo nosso organismo e presente no nosso corpo. À medida que vamos envelhecendo, o nosso corpo começa a produzir menos AH e a nossa pele vai ficando mais desidratada e menos elástica, fazendo com que as rugas se tornem mais evidentes e a pele mais flácida.

O AH é uma das formas mais eficazes para devolver o nível de humidade à nossa pele, para que não esteja tão seca ou desidratada. Ajuda a combater as rugas, suavizando as linhas de expressão provocadas pela idade diminui a flacidez da pele.

O AH está presente em grande parte dos produtos de cuidados de rosto antienvelhecimento, mas também pode ser consumido em cápsulas ou administrado através de procedimentos para preenchimento facial (injeção).

ÁCIDO SALICÍLICO

É um poderoso adstringente, que está muito associado à pele mista ou oleosa e é usado para o tratamento de alguns problemas de pele, nomeadamente o acne. O AC ajuda a reduzir a inflamação do acne, reduz a oleosidade da pele e ajuda a desobstruir os poros, além de acelerar o processo de cicatrizarão do acne e manchas do acne – ajuda a uniformizar o tom da pele.

Normalmente produtos que façam um peeling, contêm este ingrediente na sua composição, para tratar acne, cicatrizes de acne, melaram, danos causados pelo sol, manchas de idade, etc.

O AC atua com uma esfoliação da superfície da pele e reduz a inflamação, dissolvendo as células mortas e a pele escamosa; ajuda a remover a sujidade à superfície da pele e dentro dos poros, melhorando a aparência da pele. O AC vai desobstruir os detritos dos poros, limpando as células que estão à superfície da pele, deixando-a com um aspeto mais bonito e saudável. O AC é também muito utilizado contra a vermelhidão e irritação cutânea, causadas pela pele inflamada.

O AC também ajuda a promover a renovação celular, acelerando a taxa de crescimento da pele e ajudando assim no combate contra o envelhecimento. Essa acção permite uma reparação mais rápida das células danificadas da pele e aumenta a produção do colagénio, contribuindo para uma pele mais jovem.

Também é muito utilizado para o tratamento de outros problemas de pele como a psoríase e ictiose.

Encontramos este ingrediente especialmente em esfoliantes. É também um componente regularmente utilizado em peelings faciais, em gabinete.

COLAGÉNIO

O Colagénio é uma proteína abundante no nosso organismo, responsável pela firmeza e elasticidade da pele. É ainda fundamental para a saúde dos ossos e articulações, uma vez que liga as células entre si. É uma das substâncias mais importantes para o funcionamento adequado da pele, aumentando a elasticidade e tónus.

O Colagénio é produzido naturalmente pelo organismo, mas com o passar do tempo o nosso corpo vai perdendo cerca de 1% desta proteína a cada ano que passa. A partir dos 45 anos, as mulheres sofrem de uma diminuição substancial de fibroblastos, as células responsáveis pela produção do Colagénio.

Por isso hoje em dia ouvimos tanto falar nesta proteína e além de estar presente em vários alimentos (carne, ovo, peixe, iogurtes, gelatina, frutos secos ou aveia), existem vários suplementos de Colagénio para combater essa perda tão acentuada. A falta de Colagénio pode traduzir-se no enfraquecimento do cabelo e unhas, assim como a perda de elasticidade da pele, desencadeando flacidez, rugas e estrias. A Vitamina C ajuda a potenciar a absorção do Colagénio no nosso organismo.

Benefícios do Colagénio: retarda o envelhecimento e previne rugas; combate a flacidez da pele; contribui para a saúde dos ossos e articulações, fortalece cabelo e unhas; previne a celulite e estrias.

Como é que podemos repor parte do Colagénio que perdemos com a idade? Além de consumir os alimentos que recebi acima e tomar suplementos desta proteína, usar proteção solar diariamente e usar cuidados de rosto que contenham retinol na sua composição, que ajuda na reparação da degradação do Colagénio.

INSTAGRAM @styleitup

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.