Livros: O Clube das 5 da manhã

Já vos disse que adoro ler, mas não tenho muita paciência para romances. Nunca tive. Gosto de ler sobre experiências de outras pessoas, de livros que me inspirem a ser melhor a cada dia.

Durante anos e anos, só comprava livros na Amazon e em inglês, mas depois perdi um bocadinho esse hábito e não há vez que entre numa livraria e não venha de lá com um ou dois livros debaixo do braço…

O tempo que tenho para ler também não é o mesmo que tinha antes do Manel nascer, claro! E sou daquelas que sublinha os livros e tira notas o tempo todo 😆 também são assim? Por isso dificilmente devoro um livro em poucos dias. Às vezes começo a ler um livro, mas depois há outro que me chama mais a atenção (não quer dizer que não esteja a gostar do que estou a ler no momento) e esse fica de lado para começar o novo. E às vezes leio dois ao mesmo tempo… quem nunca?!

A altura que encontrei para ter este tempinho para mim, sossegada a ler um livro é antes de me deitar, diariamente. É uma forma de não estar no telemóvel na cama antes de dormir… a luz azul faz pessimamente à nossa pele, aos olhos e acabamos por não descansar tão bem durante a noite quando estamos a levar estímulos digitais antes de dormir. E também já passo o dia todo no computador ou telemóvel, sabe bem desligar!

Achei que era boa ideia partilhar aqui alguns livros que gostei e adorava que me recomendassem outros – a mim e a quem ler estes posts, claro!

Hoje partilho um livro de um autor do qual já li alguns livros, Robin Sharma, um escritor canadiano e autor de best-sellers como “O Monge que Vendeu o seu Ferrari”, ou” O Santo, o Surfista e a Executiva”.

O CLUBE DAS 5 DA MANHÃ é um incentivo para nos focarmos mais em nós próprios, em vez de nos concentrarmos no que os outros fazem.

Claro que “as 5 da manhã” não funciona para toda a gente (nem para mim!), cabe a cada um adaptar as suas rotinas, de forma a que o dia seja mais produtivo. O mais importante a reter é o conceito defendido por Robin Sharma: a fórmula 20-20-20, ou seja, 20 minutos de exercício + 20 minutos de planeamento + 20 minutos de estudo por dia.

Quando estamos realmente comprometidos com um objetivo, não temos outra alternativa se não “fazer esticar o tempo” e é sobre isso que este livro fala, de uma forma muito simples, conta-nos a  da história de uma empreendedora que anda cansadíssima e perto de um esgotamento.

É um livro leve, fácil de ler e que cada pessoa que lê consegue tirar ensinamentos diferentes, de acordo com o momento que está a viver.

Sei que há imensa gente que acha estes livros meio parvos, mas eu não concordo. Acho que cada livro é pensado para determinado tipo de pessoas e, mais do que isso, para determinados momentos na nossa vida. Quando não gostamos de determinado livro, temos bom remédio: não ler 🙂 concordam?

Já leram algum dele? O que acharam?

4 thoughts on “Livros: O Clube das 5 da manhã

  1. Catarina Castro says:

    Olá Margarida,

    Eu adoro Robin Sharma, tenho 4 livros dele («Triunfo», «O Líder sem título», «o santo, o surfista e a executiva» e «o monge que vendeu o seu ferrari») mas este de que falas ainda não comprei, apesar de estar na minha lista de futuras aquisições. Recomendo para quem gosta deste tipo de livros, pois ajudam na busca da nossa melhor versão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.