Quem corre frequentemente sabe que a melhor altura para correr é no Outono e no Inverno. Pode parecer estranho, sobretudo para quem se iniciou disto das corridas há pouco tempo, mas o fato de não estar muito sol e de não haver muito calor ajuda, e muito, que se consiga correr mais tempo, maiores distâncias e não se sofra tanto de desidratação – mas convém sempre ir bem hidratados.
Apesar da chuva e do frio que fustigam nesta altura – sobretudo há dias em que parece chover tudo de uma só vez – não é necessário exagerar na roupa. Aliás, costuma dizer-se, entre corredores, que não vale a pena ir muito agasalhado quando se vai correr.
Contudo, nesta altura do ano há uma questão que importa mais do que estarmos pouco ou bem agasalhados. É o facto de sermos visíveis.
E isto tanto se aplica a quem corre na cidade como no campo. É de uma importância extrema que usemos roupa e sapatos de corrida com material refletor. Não só para os outros corredores mas também, e sobretudo, para os ciclistas e automobilistas.
Felizmente, o mercado está “inundado” de material desportivos que não só reflete e impermeável – a chuva é o pior fator dos corredores no outono/inverno.
Da Adidas à Nike, da Skechers à New Balance, ou mesmo as marcas próprias da Sport Zone e Decathlon são várias as marcas que nesta altura lançam produtos pensados para esta altura do ano em que escure mais cedo.
Não é um pormenor de moda, embora existam soluções bem interessantes ao nível estético. É sim uma opção de segurança que muitos, sobretudo os iniciados nas corridas, não têm em conta. Mais do que uma dica este assunto é um post sobre segurança. Boas corridas.
{Artigo escrito por Filipe Gil, do blog Correr na Cidade}