Sabem como escolher o vosso hidratante facial ideal?
É importante sabermos o nosso tipo de pele, mas mais fundamental ainda é saber o estado atual da nossa pele.
Para isso, o ideal é marcarem uma consulta com um dermatologista quem melhor do que ninguém, vos vai dar as respostas que procuram.
Deixo-vos algumas dicas, que não invalidam a consulta com um especialista, claro:
PELE OLEOSA TAMBÉM PRECISA DE HIDRATANTE
A oleosidade da pele pode ser um reflexo da desidratação da pele. Convém usar um hidratante específico para esta necessidade e, assim como todos os tipos de pele, beber muita água é fundamental para ter uma pele bonita e hidratada.
CUSTO vs BENEFÍCIO
Defendo sempre que, quando não há muito budget para comprar aqueles produtos de beleza que gostariam, o melhor é usar frequentemente um que entre no orçamento.
Nem sempre os produtos mais caros são os melhores (ou os mais indicados para o estado da nossa pele). É claro que quando um produto tem um preço mais elevado, se pressupõe um custo maior em pesquisa e desenvolvimento dos ingredientes que constam nesse produto e isso faz, obviamente, o preço subir. Também são feitos mais testes e há uma maior garantia que não vão existir alergias a esses mesmos ingredientes (leiam sempre toda a informação dos cremes que usam). É evidente que também se paga o marketing de determinadas marcas, mas também a sensação (falo da experiência sensorial associada a algumas marcas) com que ficamos quando usamos a marca X ou Y é diferente de pessoa para pessoa.
Por isso, ponham bem numa balança o que é mais adequado para cada uma de vocês e não deixem de cuidar da vossa pele por falta de budget para aquela marca-desejo.
PROTETOR SOLAR
Não é por já ter passado o verão que podemos arrumar o protetor solar de rosto. Devemos usar todo o ano, porque é o que vai proteger mais a nossa pele do envelhecimento precoce. Se têm tendência a manchas, aumentem o grau de proteção, durante todo o ano.
Eu sei que há cosméticos (e maquilhagem) com proteção solar, mas o melhor é usar um protetor solar depois dos cuidados de pele e antes da markup (caso usem).
Se quiserem aprofundar o vosso conhecimento sobre ingredientes que habitualmente encontramos nos produtos de beleza, espreitem o ABC dos ingredientes, uma série de 4 posts a explicar tudo.
Photo by Eleonora Casalini on Unsplash