ABC dos ingredientes – parte 2

Comecei aqui a escrever-vos mais pormenorizadamente sobre os ingredientes que costumamos encontrar nos produtos de beleza. O objetivo é desmistificar um bocadinho estes componentes e explicar porque são importantes na nossa rotina de beleza.

Digam-me se acham este tipo de posts interessante ou nem por isso. Eu acho que sim, se não não os fazia eheh

Se houver outros temas que gostassem de ver por aqui, estejam à vontade 😉

Vamos a isto: 3 ingredientes que encontramos na formulação de produtos de cuidados de rosto, para uma pele bonita e saudável:

RETINOL

O Retinol é um ativo, derivado da Vitamina A, reconhecido por melhorar a elasticidade e firmeza da pele, de uma forma eficaz.

O Retinol tem imensos benefícios para a pele, assim como: contribui para a estimulação da produção de colagénio e elastina; reduz as linhas de expressão e rugas (causadas quer pelo envelhecimento biológico, quer pelo fotoenvelhecimento); melhora a elasticidade da pele e torna-a mais firme; melhora a barreira de proteção natural da pele e promove a renovação celular.

É recomendado para prevenir o envelhecimento da pele, além de melhorar a textura e luminosidade da tez. Normalmente é recomendado para uso na rotina noturna, uma vez que não é aconselhável a exposição solar com este ingrediente ativo, por ser fotossensibilizante. Pode ser usado durante o dia, mas é fundamental acompanhar com proteção solar, para não deixar a pele irritada.

As grávidas e quem está a amamentar deve suspender o uso deste ingrediente da sua rotina nessa altura. Quem tem pee sensível ou tendência a rosáceas, consulte um dermatologista antes de usar um produto com Retinol.

Dica: se usarem algum produto com este ingrediente, lembrem-se de beber muita água, uma vez que é um activo que tende a deixar a pele mais seca e é fundamental nos mantermos hidratadas.

COENZIMA Q10

A Coenzima Q10 é uma substância semelhante às vitaminas que são produzidas pelo nosso corpo, com o objetivo de ajudar a transformar os alimentos que ingerimos em energia. Essa energia é consumida por todas as células do nosso organismo. Com a idade, a produção de Q10 diminui, tornando a pele mais baça, mais cansada e com rugas. A coenzima Q10 é também fundamental para a produção de colagéneo e elástica. A perda de colagéneo e elastina torna a pele menos firme e menos elástica. Resumindo: um produto que contenha esta coenzima na sua composição vai contribuir para uma pele mais firme e elástica.

CERAMIDAS

As Ceramidas são proteínas lipídicas encontradas nas membranas celulares que ajudam a pele a reter a humidade. As Ceramidas ajudam a restaurar a humidade e atuam como uma barreira natural que protege a pele do meio ambiente. Estas pequenas e poderosas moléculas são essenciais para o envelhecimento da pele.

Dica: Se combinarem o Retinol (que pode ressecar a pele) com Ceramidas,vão ajudar a manter a pele hidratada enquanto ainda recebe todos os benefícios do Retinol.

INSTAGRAM @styleitup

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.