Guia de viagem para Menorca

Não foi a primeira vez que fomos a Menorca, mas foi a primeira vez com o Manel.

Vou mostrar muitas fotos das praias e de tudo, mas resolvi deixar já este post mais completo, porque há muita gente a ir de férias para Menorca nos próximos dias, certo? Assim já ficam com muita informação da ilha.

Como da ultima vez, alugámos uma casa, ficamos mais à vontade do que num hotel. Fazemos os nossos horários, temos a piscina só para nós e gostamos mais deste registo. Fomos com amigos, que também têm um filho mais ou menos da idade do Manel.  Quando viajamos com amigos, temos que estar todos no mesmo mood.

Muito importante: tenham convosco um mapa da ilha. Não precisam de comprar, porque no aeroporto à chegada têm vários que podem levar. Andem sempre com o mapa e façam o vosso roteiro, para não perderem nada do que querem realmente conhecer. Nas estradas há setas para a maior parte das praias (as mais conhecidas), mas ganham tempo se souberem para onde estão a ir. O Maps do telemóvel também é uma ótima ajuda! E agora sem roaming torna-se mais fácil ainda.

Aqui ficam algumas dicas:

Se estão a pensar viajar com bebés / crianças para Menorca, este é o destino perfeito. A minha experiência com o Manel (bebé de 1 ano) AQUI.

COMO PREPARAR A VIAGEM:

Como qualquer viagem, prefiro planear tudo com alguma antecedência, para garantir que tenho tudo organizado. É também a melhor forma de conseguirem voos (diretos!) e estadia mais baratos. As praias de Menorca são absolutamente incríveis! O melhor para se deslocarem na ilha é de carro, porque as praia não são pertinho uma das outras – muitas até são, mas de carro levamos algum tempo. Se fizerem de barco, perfeito!

1. QUANDO IR: Fui sempre na mesma altura do ano: final de Julho. É a altura em que conseguimos tirar mais dicas de férias, mas os meus pais já foram em Setembro e acho que é mais calmo, parece-me uma ótima altura para fugir ao caos do mês de Agosto. No geral, está sempre bom tempo em Menorca, faz muito calor e pode haver alguns dias mais ventosos (as praias do norte da ilha são mais ventosas).

2. VIAGEM: no verão há voos diretos de Lisboa e é um descanso – principalmente se vão com crianças – mas convém marcar com antecedência. A alternativa é fazer escala em Barcelona – há muitos voos Barcelona – Menorca, todos os dias. Fomos pela Iberia e reservámos os voos online, num daqueles sites em que dão várias opções de voos e escolhemos os mais diretos, sem escalas.

3. ESTADIA: nunca fiquei num hotel em Menorca, mas falaram muito bem do Meliá Galdana (a zona da Cala Galdana, para quem ficar em hotel é perfeita, porque têm muitos acessos a outras praias, a pé ou de barco). Arrendámos uma casa no Airbnb, desta vez em Son Bou e correu tudo lindamente! A casa era ótima, tínhamos piscina só para nós e estávamos perfeitamente à vontade. Neste tipo de destinos, prefiro casa a hotel, especialmente com um bebé. Son Bou é no sul da ilha (onde estão as praias mais bonitas), mas também já alugámos uma casa em Fornells e não notámos muita diferença no caminho para as praias. A ilha é relativamente pequena (uns 40km de uma ponta à outra), por isso a localização não é propriamente um problema. O ideal, para mim é do lado esquerdo da ilha, de Son Bou até Ciutadella, é onde está grande parte das praias mais bonitas da ilha.

Toda a informação sobre a casa onde ficámos, AQUI.

4. INTERNET: hoje em dia o roaming é bem mais fácil na UE e a casa onde estávamos tinha Wi-Fi – essencial!

5. O QUE LEVAR NA MALA: se viajarem no verão, optem por looks práticos e confortáveis! Está imenso calor, deixem os casacos e as calças em casa, não vão precisar! Andei sempre de vestido ou calções, estava mesmo imenso calor! Até para o Manel, tinha levado umas camisolas e ele nunca usou!

6. COMIDA: Tapas. Tapas. Tapas. ahah comida típica espanhola, tudo ótimo! Não muito saudável, mas ok – uma semana não é uma vida inteira e as férias são para aproveitar! Não deixem de se deliciar com o pão com tomate, os chipirones ou o polvo (muito famoso em Menorca). No caso do Manel, fazíamos sopa em casa (comprámos legumes no supermercado) para levar para o almoço na praia e ao jantar pedíamos uma sopa de legumes passada no restaurante (nem todos têm, às vezes levávamos de casa) e levei um carregamento de fruta e iogurtes da Ella’s Kitchen (que já encontramos na Well’s! yayyy)

7. ESTILO DE VIDA: super easy living, sem horas para nada, a não ser os horários das crianças 🙂 A maior parte das vezes saíamos da praia diretamente para o restaurante. Com bebés o registo é outro, ja sabem! Como às 20h30/21h estavam a dormir, não quisemos fazer grandes avarias e leva-los para grandes jantaradas a essas horas, então jantávamos mais cedo e ficávamos no relax em casa à noite quando estavam todos a dormir! Quem não vai com bebés, podem levar uns kits mais arranjados para jantares e algumas saídas – não é um destino com a loucura da noite, mas vale imenso a pena conhecer a Cova D’En Xoroi a noite (e durante o dia também!), é lindo! Confesso que levei, mas não usei nada ahah

8. CARRO: é imprescindível alugar carro. As praias não são propriamente perto umas das outras e tudo se torna mais fácil. Alugámos online a partir de cá, quando chegámos levantámos o carro no aeroporto e deixámos no último dia, quando viemos embora. Neste link têm a comparação dos preços de várias empresas de aluguer de carros. Vamos sempre pela opção mais barata e fácil, ou seja, sair do aeroporto e ter o carro para levantar ali perto. Não acho que faça sentido alugar um carrão para as férias, mas há quem goste. São opções 🙂 Alugámos também a cadeirinha para o carro – têm todas as opções, desde o ovo aos assentos para os mais velhos.

9. PRAIAS: Notei imensa diferença na quantidade de nus nas praias ahah nada contra quem faz nudismo, mas convenhamos que não me apetece ter que ver essas coisas, muitas delas verdadeiras visões do inferno! Da última vez era um exagero de nudistas… agora, talvez porque o destino ficou mais conhecido e tenham medo de encontrar um colega de trabalho ou o chefe, os nus ficaram mais tímidos 🙂

Não precisam de levar chapéu de sol daqui. Em todos os supermercados há chapéus de sol (até daqueles com SPF50+) e perto do aeroporto há uma Decathlon. Não se justifica irmos carregados com esse material 🙂 Nós comprámos lá. Protetores solares são fundamentais, óbvio! Especialmente porque vão estar muito tempo expostos ao sol e está mesmo imenso calor em Menorca! Vou fazer outro post com os meus essenciais de praia, ok? Incluindo tudo o que levei para o Manel também (roupa, fraldas, comida, protetor solar, brinquedos, etc)

___

5 COISAS A FAZER EM MENORCA:

1. PRAIAS: Não fiquem todos os dias na mesma praia, por favor! Ha praias lindas, lindas – vou-vos mostrar fotos nos próximos posts! – Algumas chegam de carro, outras agora só de autocarro; outras têm que fazer uma caminhada a pé e outras que o melhor e chegar de barco mesmo. Vou deixar essa informação toda nos próximos dias, com um post dedicado a cada praia. Toda a informação dos autocarros para algumas das praias neste link, com horários e preços. Podem (e devem!) reservar os bilhetes através do site.

Cala Macarella / Macarelleta AQUI

Cala Mitjana AQUI

Cala Trebaluger AQUI

Cala En Turqueta AQUI

Cala en Porter AQUI

Binibeca AQUI

Cala Galdana AQUI

Outras praias que vale muito a pena conhecer AQUI

2. PASSEIO DE BARCO: vale imenso a pena! Da última vez que estivemos em Menorca (sem bebés) alugámos um barco um dia e fomos passear por algumas praias menos acessíveis e valeu imenso a pena! Com bebés é mais complicado, desta vez decidimos deixar esse passeio de lado.

3. CIUTADELLA: perto de muitas das praias, perfeito para dar um saltinho ao fim do dia para petiscar ou para ir jantar numa das noites das vossas férias. Restaurantes bons, algumas lojinhas com coisas giras e uma marina bem simpática. Dediquei um post AQUI.

4. BINIBECA também vale imenso a pena dar um saltinho. Uma vilazinha muito gira. Saibam tudo AQUI.

5. RESTAURANTES: o preço dos restaurantes não é muito diferente do nosso, a comida é tipicamente espanhola – eu adoro! – e também não tenho uma lista de restaurantes-top para vos indicar! Como disse lá em cima, esta viagem foi num registo diferente, com o Manel. Experimentámos alguns em Son Bou, outro em Binibeca (Salitre, muito bom!)  e outro no porto de Ciutadella (o que estava mais cheio! Não me lembro o nome, fica no Porto de Ciutadella) e todos ótimos! Mas sempre num registo: sai da praia e vai jantar com os miúdos 🙂

6. PASSEIO DE BARCO: se não quiserem alugar um barco por um dia, podem sempre fazer alguns passeios em barcos maiores, que levam imensa gente. Podem apanhar na Cala Galdana – aqui têm toda a informação das rotas, horários e preços. Apanhámos uma vez este barco e é super tranquilo, mesmo com bebés! Conto num dos próximos posts 🙂 Se preferirem alugar um barco, podem fazê-lo em várias zonas: Mahó, Ciutadella ou Fornells (muito provavelmente há outras zonas para alugar o barco). Quando passámos um dia no barco, tratámos de tudo na marina de Mahó e tinhamos um skipper que tratava de tudo, só tínhamos que aproveitar! 🙂 Vale imenso a pena, mas com crianças muito pequeninas, é mais complicado.

7. Conhecer a COVA D’EN XOROI . dediquei um post completo a este sítio imperdível, podem ler AQUI.

Espero que gostem do guia que preparei para vocês ?

Se tiverem alguma pergunta, deixem nos comentários que vou acrescentando tudo aqui no guia, com as vossas dúvidas para ficar o mais completo possível 😉

INSTAGRAM @styleitup

29 thoughts on “Guia de viagem para Menorca

  1. Rita Nogueira says:

    Obrigada pelas dicas 🙂 vou ficar atenta às próximas fotos. Tenho duas filhas e já há algum tempo que sonhamos ir a Menorca. Beijinhos

  2. Isabel Antunes says:

    OLA Margarida!
    Obrigada pelas excelentes dicas 🙂
    Sempre muito pratica , gosto!
    Baleares nunca desilude. Só me falta experimentar Menorca e com o seu testemunho com kids à vontade de lá ir cresceu.
    No instastories falava de umas Apps para descarregar filmes e assim as crianças podetoam ver em offline. Poderia indicaR quais são, please?!
    Obrigada e continue sempre assim!

    • Margarida says:

      Olá Isabel! Vale imenso a pena 🙂 Nunca cheguei a falar nas stories sobre estas apps, porque na verdade não cheguei a usar nenhuma! Mas fiz o download de duas que me disseram que dava para gravar os videos do youtube para offline: snaptube e tube master, mas ainda não testei nenhuma delas 🙂 Beijinhos

  3. Mara Barracosa says:

    Está excelente, super prático e com as melhores dicas. Como já disse anteriormente, consulto estes posts quase como um guia ou manual ? com dois bebés gémeos a coisa não é pêra doce, mas facilita imenso. Uma questão sobre os snacks da Ella’s, não encontrei ainda na Wells que costumo ir. Pode dizer-me em qual se abastece Margarida? Muitíssimo obrigada e um beijinho!

    • Margarida says:

      Que bom! 🙂 Fico muito contente 🙂 Vou atualizando este post à medida que vão colocando as questões, por isso vai ter sempre alguma coisa nova! A Ella’s Kitchen vende-se na Well’s, pode é ainda não ter chegado a todas, no Cascaishopping e Colombo há 🙂 Beijinho e tudo de bom para os gémeos (antes de ter o Manel dizia que adorava ter gémeos, agora nem sei como aguentam com dois ahahah)

  4. Sandra says:

    Estive em Menorca duas semanas em Julho, tenho 2 filhos, com 2 e 4 anos. Escolhemos Menorca para ser o primeiro destino de férias e a primeira vez q eles andaram de avião, pq a viagem não chega a 2h de duração, ideal para a estreia! Adoramos, prometos voltar, fomos para hotel em Arenal d’en Castell perto de Fornells, quando voltar quero ficar numa casa. Vimos casas maravilhosas! Vim com pena de não ter feito nenhum passeio de barco mas eu enjoo e cim os miúdos… Tivemos receio. Alugamos carro e corremos a ilha de ponta a ponta. Ciutadela é linda ?. Passamos numa localidade que indicava ter a loja de fabrica das Pretty Baillerinas… N consegui arrastar o resto da família para lá… ? ? ?

    • Margarida says:

      A viagem é super tranquila mesmo e as praias são ótimas! Acho um destino perfeito para ir com os miúdos! Ahah havia las Pretty Ballerinas em todo o lado! Também tinha um mapa com a fábrica, mas como não é muito o meu género de sapatos, não liguei muito… mesmo que ligasse também não me safava que o João também não queria ir lá ahah O passeio de barco vale imenso a pena, mas com miúdos é mais complicado, sim! 🙂 Beijinhos

  5. Joana Relva says:

    Obrigada pelas dicas! Confesso que Menorca me parece um destino apetecível para ir com um bebé! 🙂
    Gostaria apenas de tirar uma dúvida: ao alugarem o carro, também alugaram cadeirinha para o Manel? Têm essa opção de aluguer?

  6. Joana Relva says:

    Obrigada pelo post! Confesso que Menorca me parece um destino apetecível para ir com um bebé! 🙂
    Gostaria de tirar uma dúvida: quando alugaram o carro, alugaram também a cadeirinha para o Manel? Têm essa opção de aluguer?

    • Margarida says:

      É ótimo para ir com bebés, sim! 🙂 Quando alugámos o carro, pedimos esse extra, paga-se à parte mas acho que nem é muito – o meu marido é que tratou dessa parte, mas posso perguntar-lhe 🙂 Todas as empresas de aluguer de carros têm essa opção!

  7. Margarida says:

    Olá Margarida!
    Seria possível falares mais um pouco sobre a alimentação do Manel nas férias? Como gerem a logística das sopas e restante alimentação? Obrigada 🙂

  8. Sofia says:

    Bom dia margarida ?
    Tenho duas questoes uma é sobre o aluguer do carro, como fez com o transporte do manel? Teve de levar cadeira daqui ou eles la tem? Outra questão é sobre o voo, qual foi a companhia que foi? Obrigada pela partilha das dicas ?

    • Margarida says:

      Olá Sofia! Referi no post, a empresa de aluguer dos carros tem as cadeirinhas disponíveis para alugar também 🙂 Foi o que fizemos! Fomos pela Iberia, acho que é a única companhia que voa diretamente (só nos meses de verão). Beijinhos

  9. Isabel Magalhães says:

    Boa tarde Margarida
    Estou a pensar ir a Menorca em Junho de 2019 mas nas minhas pesquisas não encontrei voos Directos. Voou com que companhia? E reservou onde?
    Muito obrigada
    Isabel

    • Margarida says:

      Fomos pela Iberia – faz voos diretos no verão. Não sei se já dá para reservar para o próximo ano… reservámos com uns 4 meses de antecedência. Já não me lembro o site onde reservámos os voos, mas foi naqueles sites que mostram várias opções de voos e nós escolhemos os voos diretos. Beijinhos

  10. Andreia says:

    Olá Margarida
    Acha que mesmo sem alugar carro Menorca será um bom destino para ir com crianças pequenas? Qual a melhor zona/praia para ficar com bons acessos ( para passear a pé e com carrinho de bebé ).
    Bjinho

    • Margarida says:

      Olá Andreia, acho que sem carro não se conhece a ilha, mas ficando num hotel na Cala Galdana por exemplo, dá para conhecer de barco – nos barcos que falei no post, onde as crianças podem ir sem problema. Beijinho

  11. Andre Santos says:

    Ola!! estou de ferias marcadas para o final de Setembro para minorca e tenho uma duvida que é para alugar barco ( aqueles sem titulacion) aconselha a alugar agora on-line ou quando chegar la a praia terá barcos disponíveis?(como é época baixa)

    boas dicas fotos fantasticas parabens pelo blogue!!

    • Margarida says:

      Olá! Não sei o que são barcos sem titulacion… será um barco só para vocês? Em Mahó, na marina, é fácil alugar, fizemos isso da primeira vez que fomos a Menorca. Agora com o bebé é que não era muito prático. Obrigada!

  12. Sandriine says:

    Olá Margarida, adorei os seus posts sobre Menorca! Estou a ponderar ir até lá em Junho do próximo ano. Gostava de questionar se as praias que falou são facilmente acessíveis para ir com crianças entre os 6 e os 10 anos! Tenho receio de perder muito tempo a procura das praias e depois não ter tempo de as aproveitar. Visitava uma Cala de manhã e outra de tarde? Para além de Ciutadella e Binibeca que outra terriola aconselha a visitar? Mahon não vale a pena?
    Obrigada

    • Margarida says:

      Olá Sandrine, Mahon só conheço a marina, eu não perdi muito tempo. As praia são lindas e mais vale aproveitar o tempo a conhecer as praias 🙂 Fui com o Manel com 1 ano, é muito mais fácil com miúdos que já vão sozinhos e autónomos. Dá perfeitamente. Há muitas praias perto umas das outras (walking distance, mas no meio do “mato” demora-se um bocadinho, mas vale muito a pena!), por isso dá para conhecer mais do que uma no mesmo dia, de carro é mais complicado conhecer mais do que uma num dia. Aproveitem 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.