7 características de uma empreendedora

Qualquer uma de nós pode ser empreendedora na área que mais gosta.

Antes de me focar no conteúdo deste post, queria lembrar-vos que trabalhar por conta própria significa mais trabalho do que trabalhar por conta de outrem. Não é um caminho para todas (e está tudo bem não ser o vosso caminho, se não o quiserem escolher para vocês), mas para quem tem este sonho, deixo aqui 7 características importantes de uma empreendedora:

1. PAIXÃO

Claro que toda a gente pode abrir um negócio só porque tem a certeza que vai funcionar, é o momento certo, etc, mas se não gostar e não for realmente apaixonada pelo que faz, dificilmente vai conseguir levar esse negócio até ao fim e com sucesso. Ter uma ideia pode até ser fácil, mas executá-la exige muita dedicação e dedicarmos o nosso tempo a algo que não nos diz muito, que não nos apaixona, parece-me mais difícil.

2. MOTIVAÇÃO

É preciso uma grande dose de auto-motivação, porque há dias mais fáceis e outros bem difíceis, mas quando existe a paixão, a motivação para continuar é bem maior! E não esperem motivação de outras pessoas, cada uma tem que criar a sua própria motivação para fazer resultar as duas ideias.

3. PERSISTÊNCIA

Nada acontece de um dia para o outro e, como já disse ali acima, vão haver dias em que tudo corre como o planeado, mas vão haver (de certeza!) outros que parece que nada dá certo e é preciso muita persistência e acreditar que o que estão a fazer é o certo e faz todo o sentido. Desistir não pode fazer parte do plano.

4. RESILIÊNCIA

A resiliência é fundamental, para conseguir ultrapassar todos os obstáculos e conseguir adaptar-se às adversidades que se vão atravessando no caminho.

5. PLANEAMENTO

Planear tudo o que pretende para que a sua ideia funcione é fundamental. Planear não é só a parte financeira, mas sim todos os pontos que considera importante para o negócio funcionar.

6. LIDERANÇA

Ser líder é apenas conseguir motivar uma equipa (colaboradores, parceiros, fornecedores, etc) para, juntos, atingirem o sucesso. Ninguém faz nada sozinha.

7. SABER RELACIONAR-SE

O relacionamento é chave em qualquer posição de liderança. E uma empreendedora é uma líder, mesmo que não tenha ainda uma equipa a trabalhar com ela. A capacidade de se relacionar bem com os outros é fundamental.

Foto: Emma Matthews Digital Content Production on Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.