Photo by Alexander Mils on Unsplash
As dicas do post de hoje são da Cátia Curica, uma das fundadoras da Organii.
Quando o nosso sistema imunitário está bem, temos menos propensão a ter doenças – não só o Covid-19, mas todas as outras. Ficamos mais fortes para enfrentar o nosso dia-a-dia.
Em alturas críticas como esta, é importante relembrar as boas práticas que devem perdurar no tempo, como arejar os espaços, lavar frequentemente as mãos e usar um desinfetante de mãos sempre que necessário. Com o aumento da frequência das lavagens e desinfeções, recomenda-se o uso de produtos suaves, para não agredir nem fragilizar a pele.
As 10 dicas da Cátia Curica:
Photo by Sylvie Tittel on Unsplash
ALIMENTAÇÃO
1. Optar por uma alimentação à base de produtos biológicos, com muitos vegetais e sem alimentos processados;
2. Diminuir a ingestão de alimentos pró-inflamatórios, como o açúcar, o café, as bebidas alcoólicas e industrializadas, os produtos lácteos e as carnes processadas;
3. Aumentar o consumo de Vitamina C para prevenir as constipações, gripes e outras perturbações respiratórias, através de fontes de Vitamina C não ácidas, como as couves (portuguesa, galega, couves-de-bruxelas, couve-roxa), a salsa, os brócolos, a couve-flor e papaia. O consumo de superalimentos como o baobab e o camu camu (60 vezes mais rico em Vitamina C do que a laranja) também é recomendado.
4. Favorecer a proliferação de microorganismos benéficos para o intestino através de alimentos probióticos, ou seja, alimentos não pasteurizados, fermentados naturalmente, com tempo e sem açúcares ou ácidos adicionados. O chucrute, o kimchi, o miso, o vinagre, o molho de soja, a kombucha e o kefir são bons exemplos.
5. Fazer uso de plantas como a equinácea, a raiz de ginseng e a astragalus, e cogumelos como cordyceps, corriolas e residi, conhecidos por estimularem o sistema imunitário.
Photo by Clay Banks on Unsplash
CUIDADOS DIÁRIOS
6. Dormir bem: ter um sono reparador;
7. Fazer exercício físico com frequência, pois ajuda a eliminar toxinas, além de estimular o bom funcionamento do sistema imunitário;
8. Fazer massagens, incluindo automassagens e espoliações, regularmente. Estas também ajudam a eliminar toxinas e têm um efeito complementar ao exercício físico;
9. Evitar a exposição a produtos químicos e sintéticos. Optar por detergentes suaves e cosméticos biológicos e naturais é a melhor opção.
10. Por último, mas não menos importante: combater o stress, manter o pensamento positivo e respirar profundamente.
Se for difícil implementar estes rituais no dia-a-dia, optar por marcar na agenda uma ida à floresta: ajuda a aliviar o stress e promove a boa capacidade respiratória.
Façam os possíveis para se manterem saudáveis sempre, mas especialmente nesta altura 🙂
Um post muito importante sem dúvida. Obrigada ? pelas excelentes dicas.
Obrigada 🙂