O típico português adora um bom café. No meu caso, nunca provei, não suporto sequer o cheiro… eu sei, eu sei, eu sei que é esquisito, mas é a minha realidade ahah
Por outro lado, adoro chá, especialmente chá preto, que também contém cafeína e o tema deste post é a relação da cafeína com a qualidade do nosso sono tão precioso.
Todas nós sabemos que dormir é fundamental para a nossa saúde, física e mental. Se por um lado, a cafeína nos ajuda a ter foco, a ter mais energia, etc, quando se aproxima a hora de dormir, quais os efeitos que tem o consumo de cafeína no nosso sono?
Sabiam que a cafeína está presente em mais locais do que imaginamos? Além do café, está presente também em alguns refrigerantes, no chá, alguns medicamentos e até o chocolate pode conter cafeína suficiente para afetar o nosso sono…
O consumo de cafeína tem um grande impacto na qualidade do nosso sono:
– torna a nossa frequência cardíaca média em repouso mais alta durante a noite
– atrasa a frequência cardíaca em repouso, atingindo seu ponto mais baixo à noite
– torna mais difícil adormecer e continuar a dormir
– maior inquietação e menor qualidade de sono
O ideal é tentar evitar o consumo de cafeína cerca de 5 ou 6 horas antes de irmos dormir.
Como disse, não bebo café, mas bebo imenso chá durante o dia, especialmente no inverno que me custa mais beber água e substituo pelo café. Tenho tido algum cuidado para não beber chá (especialmente chá preto, o que mais consumo) a partir das 5h da tarde e achei que era um bom tema para partilhar aqui.
Espero que tenha sido útil.
Beijinho, Margarida