Nesta altura começam as dietas, os produtos de emagrecimentos, drenantes, etc disparam as vendas e todas achamos que até ao verão a “coisa” vai ao lugar, se tivermos uma alimentação saudável e praticarmos algum (pouco, de preferência) exercício físico.
Mas atenção com a alimentação saudável!
I mean…
Ter uma alimentação saudável é perfeito, todos os dias, mas não vale achar que podemos devorar frutas e legumes o dia todo e ainda pensar que não estamos a arruinar a dieta…
A minha mãe, que sempre foi um espeto (claramente não saí à minha mãe! ahah), quando engravidou da minha irmã comia imensa fruta e engordou imenso! Lembro-me sempre disto.
São hábitos saudáveis, mas é preciso ter cuidado com exageros:
SUMOS LIGHT OU ZERO
Mesmo que não tenham calorias ou açúcar, devemos evitá-los. Segundo os especialistas, fazem com que o organismo absorva ainda mais açúcar.
É melhor beber chá (sem açúcar, ok?), uma vez que facilitam a digestão. Chá verde é drenante e é bem bom fresquinho agora no verão.
Na dúvida, a água é o nosso melhor amigo!
PRODUTOS MAGROS
Têm menos gordura, mas abusam no açúcar e nos aditivos químicos – fazendo com que tenhamos fome mais cedo. Ninguém merece!
Para que o alimento mantenha o sabor e textura, alguma coisa tinha que compensar a falta de gordura, não acham?
É muito importante sabermos ler as embalagens dos produtos que compramos, se bem que admito que nem sempre é fácil. Estou em processo evolutivo nesse aspeto, tento ir-me informando para comprar mais saudável.
O ADOÇANTE
Sempre bebi chá sem açúcar toda a vida e não bebo café por isso nunca pus adoçante em nada. Acho que há quem ponha em bolos, também acho que nunca experimentei nenhum…
O adoçante aumenta a sbsorção da glicose – o terror de grande parte das mulheres, já que fica armazenada em forma de gordura na zona abdominal (!!!)
Posto isto, mais vale usar açúcar mesmo! Podem ir diminuindo a dose de açúcar até se habituarem
LANCHINHOS
Regra de ouro a ter em conta: comer de 3 em 3 horas.
Sei que não é nada fácil, principalmente se andam de um lado para o outro… quantas vezes é que o lanchinho fica esquecido em casa e temos que atacar uma sandes no primeiro café que aparece? Falo por mim…
Quando ficamos muito tempo sem comer, o nosso metabolismo desaceleta e quando chega a hora da refeição estamos capazes de comer este mundo e o outro, não é?
Mas vamos lá a ter calma com os lanchinhos: não vale ter duas barras Special K no carro e devorar as duas de uma só vez #aprendemargarida
Comam uma barrita ou uns frutos secos acompanhados de uma peça de fruta, que ajuda a saciar. Não vale devorar um pacote de amendoins!
NÃO AOS HIDRATOS DE CARBONO
É das primeiras coisas que toda a gente corta quando está a fazer dieta: os hidratos de carbono (HC).
Confesso que para mim isso não é solução! Quem me tira um pãozinho tira-me tudo! ahah
Mas depois aproveitam que não comeram os HC e atacam uma sobremesa #quemnunca ?
Os HC são amiguinhos de uma alimentação saudável quando, obviamente consumidos com moderação. Tento evitá-los ao jantar algumas vezes por semana. De manhã e antes do exercício não dá para esquecê-los!
SUMO NATURAL ÀS REFEIÇÕES
É das coisinhas que mais gosto de beber, mas à refeição não é o mais indicado.
Lembram-se do que disse ali em cima da minha mãe que só comia fruta? Pois é, imaginem o nosso almoço normal e comer 4 laranjas a seguir… é o que leva normalmente um sumo de laranja natural. Já tinham pensado nisso?
Uma limonada (com um limão bem docinho – isso existe? – e de preferência sem açúcar!) ou um chá gelado são opções melhores para quem quer controlar o peso.
Moderação, minha gente!
Nem sempre o que é saudável pode ser consumido a qualquer hora, já viram?
Em caso de dúvida, o melhor é falarem com um nutricionista 🙂
E cada caso é um caso. Eu tive de eliminar os meus “lanchinhos” porque faziam-me aumentar (e bem) as calorias ingeridas ao longo do dia. Para mim são 3 refeições, ou 4 quando janto mais tarde.
Depois dos 32 manter o peso, para mim, ficou uma odisseia…
O Caldeirão e a Colher de Pau (http://ocaldeiraoeacolherdepau.blogspot.com)
Tudo depende do metabolismo de cada um. Existem algumas frutas que são bastante calóricas como o abacate, a banana, o figo, a manga. Estas frutas devem ser consumidas ao pequeno almoço ou ao almoço de forma a serem gastas durante o dia. eu tento fazer 6 refeições por dia. Raramente comer hidratos de carbono a noite ou 3 horas antes de dormir. Muita agua que faz bastante bem.