Ganga: dicas para durar mais tempo

Todas nós temos, pelo menos, uma peça em ganga. Certo?

Há quem use poucas vezes e “atire” para a máquina de lavar, mas sabiam que a ganga não precisa de muitas lavagens?

Ok, às vezes há nódoas que precisam sair, mas mesmo assim, sabiam que basta lavar essa zona sem necessidade de lavar a peça toda?

Hoje deixo-vos algumas dicas para cuidarem das vossas peças em ganga:

A ganga, apesar de ser um material resistente, também se danifica com o tempo, o uso e principalmente, as lavagens.

1. Lavem as vossas peças de ganga muito raramente. Nada danifica mais os nossos jeans favoritos do que o excesso de lavagens! Acreditem! Perdem a tonalidade original, ficam mais largas em sítios que não é suposto.. por isso não devemos lavar os nossos jeans com frequência. A água quente danifica a cor original da peça; os ciclos intensos de rotação das máquinas de lavar partem as fibras. Quem nunca teve uns jeans favoritos que se rasgaram na zona do rabo (sem querer)?! O ideal é lavar uns jeans (ou blusão de ganga, etc) umas 2 ou 3 vezes por ano.

2. Se tiverem que lavar as vossas peças em ganga, lavem à mão! Sei que parece uma seca e uma trabalheira do demo, mas se pensarmos que não precisamos de lavar com muita frequência, nem custa assim tanto! Devemos evitar a máquina de lavar (ou secar!) a todo o custo. A forma mais adequada de lavar uns jeans é virá-los do avesso e lavá-los à mão com um detergente macio, o mesmo que usamos normalmente para a nossa roupa interior. Se quiserem que a tonalidade da ganga se mantenha durante mais tempo, adicionem uma tampa de vinagre branco à lavagem, que ajuda a definir a cor. Se, mesmo assim, preferirem lavar na máquina, lembrem-se de os virar do avesso e nunca acima dos 30º. Secar na máquina está fora de questão, ok? Sequem ao ar, normalmente e, de preferência, sem molas para não deformar.

3. Máquina de secar durante 20 minutos, mas apenas se quiserem que a ganga encolha. Com o uso, é natural que as fibras dêem um pouco de si e que a peça fique um pouco mais larga ou folgada do que quando a compraram. Não precisam de lavar os jeans para ficarem com aquela sensação que se voltaram ao fit perfeito, basta pô-los uns 20min na máquina de secar.

4. Usem o congelador para lavar os jeans. What?! A maior parte das vezes que pomos os jeans para lavar não é propriamente que estejam sujos ou chios de nódoas, é porque achamos que precisam de um refresh, com aquele cheirinho a lavado. Para eliminar odores e bactérias, podemos por os jeans no congelador durante a noite. A temperatura fria mata a maioria dos germes e refresca a peça para ser usada novamente. No congelador, a ganga também volta à sua forma original 🙂

Gostaram das dicas?

Créditos da foto acima: MILAN, ITALY – FEBRUARY 24: Miroslava Duma wearing a trench coat a Coca Cola shirt, blue denim jeans, Gucci shoes and a Loewe bag seen outside Gucci during Milan Fashion Week Fall/Winter 2016/17 on February 24, 2016 in Milan, Italy (Photo by Christian Vierig/Getty Images)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.