healthy smile

 Todas nós sonhamos com dentes brancos e bem alinhados! Olhamos para os sorrisos das estrelas, para os truques e as soluções para ter uma boca sem defeitos e pensamos : como?! Garantimos que não é tão difícil como parece! Falámos com um especialista na matéria, o Dr. Pedro Coelho, trocámos algumas ideias, pedimos alguns truques e conselhos úteis para manter uns dentes saudáveis e bonitos e eis as respostas. No final, é só colocar em prática 🙂pedrocoelho2

  1. Todos sabemos a importância de escovar os dentes depois das principais refeições do dia, mas que dicas podemos dar para uma limpeza mais eficaz?A higiene é o grande segredo para manter um sorriso sempre branco, uma dentição saudável ou prolongar a longevidade de um tratamento ou reabilitação oral. Como mínimo, deve-se escovar os dentes 2 vezes por dia, de manhã e ao deitar (nunca se deve dormir com os dentes sujos!), utilizando uma técnica de escovagem correcta, que escove não só as superfícies dentárias, mas também as gengivas e o sulco gengival que faz a transição entre os dentes e as gengivas. No entanto, por melhor que se escove os dentes, não se consegue escovar os espaços interdentários, pelo que é imprescindível a higienização destas zonas utilizando o fio dentário, escovilhões ou jactos de água sob pressão.

 2. Como manter os dentes brancos?Essencialmente devem-se evitar ingerir alimentos com elevado teor de açúcar, pois são os que mais contribuem para a génese da cárie dentária. O tabaco é também um elemento que contribui muito negativamente para uma pobre saúde oral e má estética dentária. Por outro lado, o café, vinho tinto e alimentos sólidos ou líquidos com muita pigmentação/corantes, podem manchar significativamente os dentes, mas normalmente são situações resolúveis e que não deixam efeitos permanentes. Genericamente, são duas as formas mais utilizadas de Branqueamento Dentário. O Branqueamento realizado em clínica, normalmente potenciado por luz, vulgarmente designado por branqueamento a laser, consiste na aplicação de um gel directamente nas superficies dentárias visíveis, por um período de 20 a 40 minutos. É necessário uma preparação prévia dos dentes e das gengivas para receber o produto de branqueamento dentário. O segundo tipo é o Branqueamento em ambulatório, o branqueamento de fazer em casa, através da utilização de umas moldeiras individuais de silicone feitas em vácuo a partir de uns moldes da boca do paciente. É nestas moldeiras, que têm uma adaptação precisa aos dentes do paciente, que será colocado o gel de branqueamento. Ao colocar-se a moldeira com o gel na boca, este irá espalhar-se e contactar com a superfície externa dos dentes, dando início ao branqueamento. As moldeiras com gel deverão ser utilizadas por um período mínimo de 1H, podendo ainda manter-se por 3 a 4 horas ou até durante toda a noite enquanto dormimos, dependento da concentação do produto utilizado e dos resultados que se pretende obter. Normalmente este tipo de Branqueamento Dentário é realizado durante vários dias, consecutivos ou não, até o paciente ficar satisfeito com o aclaramento obtido. Cada vez que se coloca a moldeira com o gel pelo período definido, os dentes irão branquear mais um pouco.O branqueamento dentário pode ser realizado por qualquer pessoa em idade adulta que não apresente patologias activas que necessitem de tratamento prévio. Não existem outras contraindicações e o único efeito secundário que pode existir, durante o tratamento e variável de pessoa para pessoa, se for utilizada uma técnica correcta e produtos seguros, é sensibilidade dentária, que desaparece após a finalização do tratamento

 3- Com que periodicidade devemos consultar o dentista?É extremamente importante também que se visite regularmente o dentista, mesmo que seja apenas por rotina. Isto contribui para manter os dentes brancos e limpos, bem como permite detectar algum problema numa fase inicial, altura em que é facilmente resolúvel. A frequência das consultas de rotina varia consoante a situação individual de cada pessoa. Eu costumo aconselhar os meus pacientes fumadores ou com maior propensão para ganhar tártaro ou cáries a visitar-nos a cada 6 meses, enquanto pessoas não fumadoras e com boa higiene oral podem vir apenas 1 vez por ano. Por outro lado, pacientes que apresentem problemas gengivais devem visitar-nos de 4 em 4 meses.

Dúvidas? Perguntem que nós tratamos de responder 🙂

6 thoughts on “healthy smile

  1. Ágata says:

    Olá.
    Queria saber, se fizermos um branqueamento dentário, de quanto em quanto tempo devemos fazer outro? Qual a durabilidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.