Intolerâncias alimentares

Andava há anossss para fazer o teste de intolerâncias alimentares.

Basicamente este teste diz-nos quais os alimentos que o nosso organismo não digere tão bem. As consequências podem ser: enxaquecas, dores de estômago, irritabilidade, etc etc. Podem ver mais info aqui.

Às vezes sentimo-nos mal dispostas e associamos automaticamente ao jantar do dia anterior e pode não ser bem assim, pode ter sido um alimento específico que comemos dois dias antes, ao qual o nosso organismo tem uma espécie de intolerância.

Assim muito resumidamente, não fazia a mímima ideia que o meu organismo era intolerante a alimentos que consumo tão frenquentemente, como: carne de vaca (adoroooo especialmente mal passada), cebola (uso tantooo em refogados!), mangericão (várias vezes por semana, nas saladas!), cebolinho (uso imensooo para fazer salmão no forno por exemplo).

Como sou cada vez mais uma #MargaridaSaudavel, vou tentar reduzir o consumo destes ingredientes e substituir por outros igualmente bons.

Vá, a carninha de vaca não vai ser nada fácil, já que não gosto de carne de porco (à exceção do leitãozinho e dos enchidos)

A parte melhor é que não tenho qualquer tipo de intolerância ao chocolate! ahahahah UFA!

Fiz esta semana o tão aguardado teste, na Clínica em forma de Telheiras e aconselho vivamente a fazerem, para se poderem alimentar com outra consciência 🙂

Saí de lá com uma lista interminável de alimentos, com a respetiva percentagem de intolerância – são analisados cerca de 30 grupos de alimentos, ingredientes, bebidas…

Já alguém experimentou? Chocadas com o resultado?

10 thoughts on “Intolerâncias alimentares

  1. Style it Up says:

    Olá Rita,

    Na Clínica em Forma de Telheiras, onde eu fiz o teste, custa 120€ mas se forem duas pessoas, a 2ª pessoa paga apenas metade desse valor.
    Eu gostei imenso de fazer! 🙂
    Beijinho,
    Margarida

  2. Anónimo says:

    Olá Margarida, sou aluna de Nutrição, na Faculdade Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e tenho que te dizer que esse teste não mede as tuas intolerâncias alimentares, apenas detecta alguns alimentos que comeste recentemente. Podes sempre confirmar isto com um médico alergologista, pois estes, é que podem fazer testes (e não são esses de intolerância) para alergias alimentares.

  3. Joana Lopes says:

    Eu sou intolerante à lactose, ou seja, leite e derivados estão completamente proibidos na minha alimentação. Mas eu adoro queijo e como sempre. Já iogurtes adoro mas não como 🙁 Só descobri isso recentemente e o médico disse-me que grande maioria das pessoas tem intolerância à lactose, umas mais e outras menos. E vivemos numa cultura em que o leite é considerado um alimento essencial desde que nascemos. Sempre se ouviu dizer que beber muito leite é muito importante para uma dieta equilibrada e para combater a osteoporose. No meu caso, noooooooooot!!

  4. Style it Up says:

    Olá Joana,

    A minha irmã também descobriu há pouco tempo que é intolerante à lactose. Ficava sempre mal disposta quando bebia leite. A partir daí, passou a beber leite de arroz e está tudo bem. O facto de se ser intolerante ao leite, penso que não tem uma relação direta com a intolerância a derivados so leite… não entendo muito bem, o melhor é consultar um nutricionista. No caso da minha irmã, pode comer iogurtes e queijos que não lha fazem mal.
    Beijinho,
    Margarida

  5. Style it Up says:

    Alô!
    como deves calcular, eu de especialista nesta matéria não sou! 🙂
    Compreendo o que dizes, mas de qualquer forma, detectou alimentos dos quais NUNCA ingeri, como é o caso do café, por exemplo. O teste acusou que sou intolerante ao café e eu nunca bebi café nem gosto de nada que leve café, só o cheio me deixa mal disposta, por isso não sei se terá somente a ver com alimentos que tenhamos ingerido recentemente.
    Beijinho e obrigada pela partilha.
    Margarida

  6. sofia - do avesso says:

    Olá Joana e Margarida!
    Eu também sou intolerante à lactose.
    Queria só dizer que a forma como a intolerância se manifesta depende muito de pessoa para pessoa.
    No meu caso, beber leite é impossível – bebo 2 ou 3 goles e sinto-me logo super enfartada e enjoada. Mas consigo comer iogurtes, desde que sejam magros do mais simples que há – só de aroma, sem pedaços e sem aqueles espessantes todos. Quando como iogurtes “cremosos” sinto-me logo pior.
    Leite-creme é impossível – à segunda colherada sinto logo que vou rebentar. Mas alguns bolos que levam leite até consigo comer mais ou menos!
    Enfim! :p
    Beijinhos!

  7. Joana Tudela says:

    Olá!!
    Depois de ver este post decidi fazer o teste.
    Testaram-me 400 alimentos e descobri que sou intolerante a 198!!!!
    Algum eu realmente já andava desconfiava outros nem por isso…
    Os alimentos que menos tolero é a massa da pizza ( OHhhhhhhhhh Adoro!!!), peixe espada, couve-flor e ovo!!!
    Agora vou ter de aprender a comer e adaptar a minha alimentação a esta intolerância!
    Gostei imenso de o fazer e perceber o que me faz mal… praticamente peixe não posso comer!! Sou intolerante a quase tudo!! Exceto se for enlatado!!
    Quem tenha problemas gástricos o melhor é mesmo fazer o teste!

    Beijinhos

  8. Style it Up says:

    Bem, parece que tive mais sorte com o teste! 🙂
    Não sou intolerante a tantos, se bem que há aqueles que adorooo e vou ter que moderar agora!
    Também gostei imenso de ficar a saber estas coisas, andava há anos para fazer! 🙂
    Beijinho,
    Margarida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.