Livros: essencialismo

Cá estou eu com mais um livro que li e adorei: essencialismo.

Acho que toda a gente o devia ler, é um bestseller do NY Times e de uma forma muito resumida ensina-nos a

executar menos tarefas, mas as que realmente queremos.

Quantas vezes dizemos que sim a determinadas tarefas, somente pela pressão dos outros? Queremos realmente fazer aquilo? Ou só o estamos a fazer porque nos sentimos pressionados (profissional, socialmente, etc)

Acho que, no geral, todas temos alguma dificuldade em dizer NÃO a muitas coisas, mas depois deixamos de ter tempo para nos dedicar a outras que realmente são importantes e nos dão muito mais prazer.

“quando não escolhemos, deixamos que os outros escolham por nós” saber o que realmente queremos, em tudo na vida, é fundamental. Eliminar e focar nos que realmente importa.

Há alguns anos que tenho, mesmo sem querer, adoptado este modo de vida: se estou na dúvida, digo que não! E a verdade é que muitas vezes, quando digo que não a alguma coisa à qual não estou 100% convencida, me sai um “peso” de cima, sabem? Tipo: “ufa” Já me livrei disto”. É um processo e no início é ainda mais difícil, mas olhem que vale (mesmo) a pena. O nosso tempo é limitado, não conseguimos fazer tudo, por isso mais vale focar em poucas coisas que queremos fazer bem 🙂

A parte final do livro é bem mais interessante, os primeiros capítulos parecem até meio básicos, “ok, isto já percebi” e o autor continua a insistir, mas depois entendi que temos por vezes que interiorizar realmente o ponto fulcral.

Já leram? O que acharam?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.