manchas na pele

Já falei aqui tantas vezes sobre as manchas na pele.

É um problema que afeta muitas mulheres (e homens também!), não só a mim…

Hoje em dia já vivo muito bem com as manchas no rosto, mas tenho que admitir que não é muito bonito…

Hoje partilho algumas dicas de como as evitar – não só no verão – e alguns produtos que valem (muito!) a pena ter por perto:

Por muito que adoremos o sol – e adoramos! – é no verão que as manchas ficam mais acentuadas e também aparecem novas. Toda a prevenção é bem-vinda. Aqui ficam alguns conselhos a terem em conta, já que é um tema que interessa a muitas de vocês:

1. Digam SIM à proteção solar.

Todos os dias, todo o ano. Se, por um lado, é importante a Vitamina D na nossa pele (é fundamental – podem ler mais aqui), optem por apanhar uns raios de sol de manhã bem cedinho ou ao final do dia. De resto, usem a abusem da proteção solar no rosto (e corpo sempre que se expõem ao sol) diariamente, mesmo que não vão à praia. Lembrem-se que na cidade também estamos expostos à radiação solar e se não protegermos o rosto, a tendência para o aparecimento das manchas aumenta.  Quando aplicarem o protetor solar no dia-a-dia, lembrem-se que este deve ser o último passo antes da maquilhagem e nunca devem aplicar o protetor antes dos cuidados hidratantes de rosto, porque vai criar uma barreira na pele, não permitindo que os ativos dos produtos penetrem na pele. O protetor solar é uma camada para proteger dos raios nocivos do sol e não para tratar a pele.

Apesar de existirem outras causas para o aparecimento das manchas na pele (aqui têm algumas das causas explicadas), o sol é a principal. A exposição ao sol e à radiação faz com que a nossa pele produza uma maior quantidade de melanina que, acumulada, é o que causa as ditas manchas castanhas.

2. Depilação no rosto

Cuidado com os métodos de depilação no rosto, especialmente na zona do buço. Ninguém quer andar de bigodinho na rua e a depilação nesta zona é necessária. Porém, lembrem-se que a pele fica muito mais sensibilizada nesta zona quando a depilam e devem estar alguns dias sem apanhar sol e também aplicar mais protetor solar (e mais forte!) nesta zona para evitar o aparecimento das manchas. O laser aumenta a produção de melanina, por isso quando fazemos a depilação avisam para estarmos alguns dias sem apanhar sol. Não digo para não fazerem a laser, atenção! Mas tenham em atenção o tempo sem apanhar sol, para não surgirem manchas inesperadas e inestéticas.

3. Grávidas sem manchas

O tão conhecido “pano” que aparece em grande parte das grávidas é muito comum e ninguém gosta! Acho que por já ter tantas manchas, não me apareceram mais durante a gravidez… a melanina acho que já não podia abusar mais comigo 🙂 As mudanças hormonais são outra das causas que devem ter cuidado. Não só na gravidez, qualquer alternação hormonal. Comprem um protetor solar mineral de bebé, são os que mais bloqueiam os raios na nossa pele.

4. Anti-manchas

São fundamentais, acho que os devemos usar. Mesmo. Massas cuidado que há muitos produtos que são fotosensibilizantes, ou seja, se os aplicarmos e apanharmos sol, o efeito vai ser o contrário. Já falei aqui sobre o assunto, podem ler o post completo aqui.

Neste link encontram uma infinidade de posts sobre o tema, mas achei que valia sempre a pena falar de novo, até porque vão surgindo novos produtos, novas fórmulas que nos vão ajudar a tratar as manchas.

Agora alguns produtos que já experimentei e recomendo – aqui encontram os cuidados perfeitos anti-manchas:

  1. White Objective Moussant Bioderma: um gel esfoliante para o rosto, muito suave, aclarador para a pele sensível hiperpigmentada ou com tendência ao aparecimento de manchas. Pode ser usado por todos os tipos de pele e diariamente.

2. Essência Concentrada Luminosidade Caudalie: é um pré-sérum, ou seja, deve ser usado depois da pele devidamente limpa e antes do sérum e creme hidratante. Ajuda a eliminar as células mortas e potencia a luminosidade da pele. Com uma textura aquosa, penetra fácil e rapidamente na pele. Duplica a eficácia dos restantes cuidados anti-manchas.

3. Sérum anti-manchas Pigment Perfect Filorga: um cuidado concentrado que ajuda a atenuar as manchas castanhas, uniformiza a pele e deixa-a mais iluminada. Apliquem antes do creme anti-manchas (ou outro). O extrato de lúpulo regula a pigmentação e diminui a síntese de meladinha, reduzindo visivelmente o tamanho e intensidade das manchas. Protege a pele das manchas de pigmentação e previne as manchas de pigmentação provocadas pelo stress oxidativo, graças ao extrato vegetal com propriedades antirradicalares e anti-inflamatórias. É o complemento ideal para tratamentos despigmentastes com laser, IPL e peelings.

4. La Prairie White Caviar Creme Extraordinaire: um creme luxuoso com infusão de Lumidose, uma molécula de luz extraordinária, patenteada pela marca. É um hidratante diário, para usar de manhã e à noite (depois da pele limpa), que ajuda a pele a ficar mais luminosa e uniforme, com resultados visíveis a partir das primeiras duas semanas. O Lumidose é um ativo poderoso que ajuda a aclarar a pele, inibindo a produção de melalina. Acentua a visibilidade e intensidade das manchas, deixa a pele mais luminosa, deixa a pele mais firme e com a textura mais refinada (graças ao extrato de caviar).

5.  Isdin – Foto Ultra Solar Allergy Fusion Fluid SPF100+: é um protector solar com factor de protecção extremamente elevado (FPS100+), indicado para pele reactiva ao sol e/ou manchas (hiperpigmentação, melasma, vitiligo). A textura é fluída e muito fácil de aplicar. Contém na sua formulação ectoína a 1%, para reforçar o mecanismo de protecção natural da pele, tornando-a mais resistente às agressões da radiação solar.

Das sugestões de produtos que partilho, esta deve ser a ordem de aplicação, mesmo que queriam substituir por outros produtos de outras marcas 🙂

INSTAGRAM @styleitup

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.