os primeiros dentes

Andava há meses a desejar que o Manel começasse a ter dentes!

O primeiro apareceu uns dias antes de fazer 9 meses e agora já tem dois! 🙂

A chegada dos dentes é uma alegria – eles ficam tão engraçados com um ou dois dentes! Mas também traz algumas chatices: febre, noites mal dormidas…

No caso do Manel teve febre uns tempos antes do primeiro dente rebentar – devia estar ali a chatear mesmo, coitadinho!

Truque para as febres (não só dos dentes, mas também das vacinas, etc): além do banho frio caso a febre seja muito alta, dá sempre jeito ter umas toalhitas Waterwipes (sem químicos! 99,9% de água e 0,1% de extrato de toranja) à mão. É o mais simples: passar uma toalhita na testa deles para a febre baixar. Foi uma amiga que me deu esta dica e temos posto em prática e tem resultado 🙂

Só por curiosidade e acho que o tema também vos interessa, deixo-vos outras utilidades das toalhitas Waterwipes – as que uso no Manel desde o primeiro dia!

– limpar o rabinho do bebé. Sem eritema. As fraldas que os bebés usam também ajudam! As que o Manel usa – Muumi Baby – são amigas da pele do bebé!

– limpar o rosto do bebé quando começam a comer sopas e afins… muito melhor do que usar os rolos de papel de cozinha, que podem deixar a pele irritada.

 

– febres. Como as toalhitas refrescam, são perfeitas para baixar a temperatura dos bebés, sem nos preocuparmos com possíveis reações alérgicas, uma vez que a composição é maioritariamente água e não contém químicos.

 – limpar as mãos do Manel sempre (várias vezes por dia!!) que anda a brincar com o Kiko. A interação destes dois é cada vez maior e o Manel arranca muitos pêlos ao Kiko 🙂 prefiro limpar-lhe as mãos sempre que há pagode entre eles, porque as mãos estão sempre na boca, para aliviar o mau-estar dos dentes…

– ainda são um ótimo aliado para os dias de calor, para refrescar não só os mais pequenos, mas a nós também! 🙂

Ainda é um dos brinquedos favoritos do Manel ahah tantos brinquedos e ele gosta é do barulho que a embalagem das toalhitas faz! É a maneira de o manter sossegado (durante poucos segundos, é certo!) enquanto lhe mudo a fralda.

Acho que já há dentes de cima a quererem rebentar também… pelas dentadas que me dá diria que já tem todos ahah

Também tem ajudado o gel para as gengivas da Mitosyl, quando está mais rabugento. Alivia-o imenso!

Outra coisa que alivia são aqueles dedais de silicone para massajarmos as gengivas, sabem? O que temos é da Bebé Confort e o Manel adora que o massage com aquilo! Além disso, quando começam a aparecer os dentes é suposto usar estes dedais (talvez tenham um nome técnico, mas não sei!) para eles se habituarem quando começarem a escovar os dentes. Não tenho posto pasta para já, acho que ainda é muito cedo, não é???

Truques para os dentes e noites mal dormidas, são bem-vindos! Para mim e para as outras mães que estão atentas a este tipo de posts 😉

INSTAGRAM @styleitup

21 thoughts on “os primeiros dentes

  1. Ana Pereira says:

    Obrigada pela dica dos dedais!
    Desconhecia mas vou apurar. Por cá tenho uma menina de 8 meses com dois pontinhos brancos na gengiva de cima e um na gengiva de baixo mas ainda nada de dentes.
    Beijinhos

  2. Patrícia Fernandes says:

    Olá! O meu Francisco tem 10 meses e 8 dentes, com o nono a caminho (um canino, custam mais!). Tem sido relativamente tranquilo, faço tudo como a Margarida fala. Tenho ainda aquelas borrachinhas próprias para morder que coloco no frio – alivia imenso. Fruta fria para trincar (o meu já mastiga muito bem) sempre com vigilância e atenção aos engasgamentos. Nas alturas da erupção do dente às vezes acorda de noite e senta-se a chamar. Não costumo acender a luz e tento acalmá-lo para perceber que ainda é de noite e não há pagode! ? Em caso de emergência se não quiser voltar a dormir um leitinho resolve ? A pomada da mytosil é uma excelente ajuda também é mesmo a meio da noite ajuda!
    Tudo a correr bem com esse miúdo giro ?

    • Margarida says:

      Ena! Tantos dentes! 🙂 Também tenho essas borrachinhas no frigorífico e às vezes dou-lhe uma cenoura para roer, adora! Pêssego ou outras frutas frias também adora, mas dá dentadas e arranca bocados grandes e tenho medo que se engasgue… a cenoura é mais difícil de morder ahah À noite também nunca acendo a luz, mas às vezes quando lá chego já está em pé, prontíssimo para o pagode ahah e eu morta de sono! ? Leitinho à noite nunca dei (a não ser quando era muito bebé, até ter 1 mês mais ou menos), para não se habituar a comer durante a noite… tenho que amochar com a brincadeira a meio da noite, mas a sorte é que é raro! 🙂 Beijinho e tudo a correr bem por aí 😉

  3. Isabel Corte Real says:

    Olá Margarida! Está um crescido! Por aqui 8 meses e meio de Pedro e nada de dentes ainda – muita baba e tudo na boca, mas dentes nadinha (o Tomás, meu filho mais velho, teve aos 4!)
    A chicco também vendes esses “dedais” e vêm com um gel próprio tipo “primeira pasta de dentes” – a partir do momento que começam a sair é bom ganharem o habito da limpeza, e o dedal com o gel é perfeito para isso, além de que alivia as gengivas. recomendo-te! 🙂
    Beijinhos e tudo a correr bem! 😉

    • Margarida says:

      Baba que nunca mais acaba 🙂 Tenho usado o gel da Mitosyl, tenho que experimentar esse da Chicco 🙂 Obrigada! Beijinhos e tudo a correr bem por aí também! 😉

  4. Carla says:

    O meu bebé tem 7 meses e já tem 3 dentinhos. Os dois primeiros nasceram aos 5 meses e 3 dias!!! Já lá vem outro a caminho!! Baba-se imenso!! E tudo o que encontra é para a boca, temos de estar sempre atentos!!! Também já comprei desses dedais, na loja online da Rebento, vou experimentar.

  5. Catarina Castro says:

    Olá Margarida, para aliviar as dores de dentes da minha filha uso o Camilia, uma solução homeopática em soro que me foi recomendada e funciona. http://www.camilia.boiron.pt/
    Quanto a dedeiras também comprei mas ela achava pouca graça e comecei a comprar escovas de dentes (já vai na 3ª porque brinca com elas e ao trincar as cerdas ficam tortas), usando o dentífrico à base de camomila, da Acorelle (coloco só um pouquinho do tamanho de um grão de arroz) https://www.bebitus.pt/pasta-de-dentes-primeiros-dentes-acorelle-3m.html

  6. AL says:

    Homeopatia também resulta muito bem para acalmar os sintomas. Camilia da Boiron ou chamomilla 9 CH em grânulos. É experimentar…

  7. Silvia says:

    Não deu leite a noite? Mas conseguiu dar mama? É uma curiosidade que tenho, se é possivel habitua-los a dormir a noite toda e continuar com a amamentação? A minha tem 12 meses e nada de dentes.

    • Margarida says:

      Olá Sílvia, amamentei pouco tempo e na altura o Manel era muito pequenino, acordava-o só uma vez à noite para mamar. A partir do mês e meio deixei de lhe dar leite a meio da noite. Beijinho

  8. Mariana says:

    Esse miúdo vai ser um quebra corações ? também sigo a maioria das dicas que já mencionaram. Neste momento estou a usar também um gel calmante da alobaby que tem um aplicador ótimo que também é massajador. A pediatra disse que se devia usar logo pasta e deu uma dica: a quantidade deve ser do tamanho da unha do polegar da criança. Boa sorte! Beijinhos

  9. Elane Nery says:

    Parabéns pelos primeiros dentinhos do Manel! ? Fico sempre tão animada quando vejo um dentinho a espreitar. ? Relativamente à lavagem dos dentes a recomendação da OMD é que seja feita duas vezes ao dia, uma obrigatoriamente antes de dormir. Sobre o uso de dentífricos com flúor a American Academy of Pediatric Dentistry recomenda o uso de não mais que o equivalente à um grão de arroz de dentífrico para crianças de 0-3 anos (incapazes de cuspir). A lavagem dos dentinhos pode ser feita com as “dedeiras” ou com escovas adequadas à idade. As dedeiras são para os pais fazerem a limpeza a sério e as escovas para as crianças fazerem a festa. ☺️ É super importante lavar os dentinhos desde o primeiro dentinho, pois previne-se assim as cáries e cria-se o hábito desde cedo. ?

    • Margarida says:

      Obrigada! 🙂 Ainda não comecei a lavar – também só tem dentes há menos de 1 mês 🙂 mas vou perguntar ao pediatra! Não queremos cáries! Beijinhos obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.