Os segredos das magras

 

Vi este artigo numa revista e não resisti em partilhar com vocês o que li.

Elas são SEMPRE magras, esculturais e maravilhosas.

Nasceram assim e nada parece fazer com que engordem 1g sequer, apesar de se deliciarem com um belo gelado.

Há uma parte que é genética, sem dúvida, mas são mulheres normais como nós.

A verdade é só uma: elas, as magras, sabem fazer escolhas inteligentes e manter hábitos saudáveis.

 

Os segredos das magras:

 

1. Investem nas fibras – Os alimentos ricos em fibras devem ser bem mastigados e demoram mais a ser digeridos, por isso saciam mais. Assim, o cérebro tem tempo de receber a mensagem da saciedade e desliga o botão da fome mais rápido.

2. Começam o dia com um ovo – consumido ao pequeno-almoço, ficamos com menos fome nas próximas refeições. A gema tem omega 3 e ajuda a regular os níveis e açúcar no sangue, diminuindo a vontade de comer doces. A clara combate a flacidez.

3. Bebem muiiiita água – pelo menos 2L por dia e de preferência antes das refeições, para diminuir o apetite e evitar o consumo excessivo de calorias.

4. Investem nas frutas – comer uma maçã (limão, ameixa, goiaba, laranja, tangerina ou pêssego) com 2 bolachas integrais ou com uma barrita de cereais ajudam a diminuir o apetite. A fibra solúvel que essa fruta contém ajuda a controlar a fome.

5. Jamais se deitam logo a seguir a uma refeição – especialmente se a refeição foi carregada de hidratos de carbono. os HC caem rapidamente no sangue e elevam o pico de glicose, estimulando a produção de insulina, a hormona que ajuda a acumular gordura pelo organismo.

6. Jamais saltam uma refeição – quando saltamos uma refeição o estômago fica vazio e a grelina – hormona que sinaliza a fome – envia ao cérebro a seguinte mensagem: “come como se não houvesse amanhã, estamos a precisar!”

7. Não fogem dos hidratos de carbono – eles fazem falta na nossa alimentação e a falta deles pode ter consequências graves no nosso organismo: stress, ansiedade, cansaço e depressão. Se cortarmos nos HC de vez, quando voltamos a consumi-los o nosso corpo recupera facilmente os kg perdidos.

8. Comem num prato mais pequeno e muiiito devagar – é uma boa forma de reduzir o consumo de alimentos de forma tranquila e impercetível. Visualmente, o nosso prato está cheio, mas diminui a quantidade de calorias consumidas. Não esquecer de mastigar muito be os alimentos a cada garfada (30 “mastigadelas” para que o organismo envie a mensagem de saciedade ao cérebro)

9. Substituem uma refeição por um shake – proporcionam a sensação de saciedade e fornecem todas as necessidades nutricionais. São super-práticos, mas elas não substituem todas as refeições, ok? Só de vez em quando! 🙂

10. Praticam desporto – não importa se é yôga, natação, corrida ou pilates. O truque é encontrar uma atividade física que  o nos dê prazer para queimar as calorias, ao mesmo tempo que nos divertimos.

11. São equilibradas 7 dias por semana – não vale portarmo-nos bem durante a semana e abusar ao fim-de-semana. Fazendo as contas, 104 dias por ano são fim-de-semana. Se em cada dia destes incluirmos 100 calorias a mais nas refeições, ao final do ano engordamos +1,5kg sem dar por isso!

12. Ingerem cálcio – segundo especialistas, a falta de cálcio no organismo estimula a acumulação de gorduras, especialmente na zona abdominal. 

13. Sim, elas comem chocolate! – mas não é uma tablete inteira! Um pequeno e, depreferência, amargo.

14. Andam com lanchinhos – não custa nada preparar um pequeno farnel no dia anterior. Para saciar a fome por mais tempo, combinem alimentos ricos em hidratos de carbono (frutas ou cereais integrais) com alimentos ricos em proteínas ou gorduras boas. Ex: damascos secos com nozes, iogurte magro com cereais e pão integral com azeite. (era melhor se fosse com uma manteiguinha…)

15. Consomem alimentos light, mas controladamente – ser light não significa que não tenha calorias, gorduras ou açúcares. Apenas têm estes nutrientes reduzidos. Podemos consumi-los, mas com moderação.

16. Sabem ficar satisfeitas – nos restaurantes pedem ao empregado que retire o prato assim que estão satisfeitas, não continuam a comer por gula!

17. Comem pipocas para diminuir a fome – ficou provado na Experimental Biology Conference que as pessoas que comeram uma chávena de chá de pipocas antes do almoço consumiram menos 100 calorias durante a refeição do que aquelas que mataram a fome com batatas fritas, por exemplo. Não dá é para ser pipocas doces! 🙂

18. Mantém o corpo bronzeado – o bronze tem o dom de nos fazer parecer mais magras – não acham que ficam mais magras no verão, com a pele bronzeada? Eu acho! ahah

19. Sobem à balança – elas sabem que subir à balança estimula a manter o peso sob controlo. É para motivar e controlar, não pode virar obcessão, tá?

20. Não pensam em comida – este é o meu maior problema, acordo sempre a pensar no que vou comer! ahah Sabiam que a mera visão de uma mousse de chocolate é capaz de desencadear o efeito de “fome psicológica”? Mesmo bom para acabar com a dieta!

21. Apostam nos cereais – podemos perfeitamente substituir uma refeição por uma bela taça de cereais com leite. Obviamente, não pode ser meio pacote de cereais, cerca de 40g de Special K está perfeito.

22. São determinadas – elas sabem que querem entrar nas calças 36 e fazem todos os esforços para o conseguir. Para elas, a realização deste sonho dá mais prazer do que devorar uma lasanha. 

 

Aposto que há muitas coisas destas que fazem ao contrário – como eu…

Bem, serve isto para tentarmos ter hábitos mais saudáveis, nada de ser escrava da balaçna ou do peso!

Afinal, queremos ter o corpo de uma Gisele Bündchen, mas também queremos ser felizes e não escravas da alimentação!

12 thoughts on “Os segredos das magras

  1. Vinteemaisalguns says:

    Eu também sigo esses passos todos. Com a excepção do fim de semana, óbvio. No fim de semana não há quem me ajude e deito a perder todo o sacrifício da semana. E já vai ser um hábito muito difícil de perder 😉

  2. Joana says:

    São óptimas dicas!! 🙂

    Quanto a tratamentos estéticos, quais aconselham? Gostava de experimentar, para combater a flacidez e a celulite, mas vejo tanta coisa que não sei o que optar!

    Beijinhos

  3. Anónimo says:

    Eu sou magra e nunca fiz nada disso! Como tudo o que me apetece, passo o dia sentada e não engordo uma única grama! Nunca me preocupei com fibras, cálcio, hidratos de carbono. Como imensas vezes por gula e passo o dia a pensar no que vou comer a seguir. Mas sim, realmente como muito devagar (porque sempre comi desde pequena), faço diversos lanches ao longo do dia mas, simplesmente porque sinto necessidade em comer e, faço exercicio 3 dias por semana, mais uma vez, simplesmente porque é algo que gosto e nada mais.
    Podiam dar dicas sobre o que comer para engordar, porque isso é muitas vezes, e ao contrário do que grande parte das pessoas pensa, mais complicado do que emagrecer.

  4. Ana Vieira says:

    Lamento…mas não há segredos e sim genética!!!
    Tenho 37 anos e pelo menos desde os 25 que tenho o mesmo peso (depois de 2 gravidezes)…47 Kg, perfeitamente saudáveis e acreditem faço cada disparate…ou seja como o que quero à hora que entendo…e nem uma grama a mais, às vezes tenho desgosto, gostava de ter pelo menos 50 kg…já desisti!!!
    As dicas até podem ajudar, mas…ao mínimo deslize…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.