Plano de Verão – Parte XI

Porque nem tudo o que se diz sobre dietas é verdadeiro, falámos com a nossa nutricionista para nos ajudar a distinguir a realidade da ficção. Desvendamos aqui alguns dos mitos mais comuns na nossa alimentação:


Mito 1 – fazer jejum. A ideia de que fazer jejum e saltar refeições importantes como o – pequeno-almoço, almoço ou jantar emagrece é completamente errada! Aliás, o ideal é fazer entre 5 a 7 refeições por dia, fraccionando a alimentação ao longo do dia. Longos períodos sem comer só prejudicam o organismo!

Mito 2 – Comida vegetariana. Dizer que comer só vegetais é mais saudável também é errado. Neste tipo de cozinha é frequente a falta de proteínas na alimentação, por isso, e de forma, a termos tudo aquilo que necessitamos, é necessário acima de tudo, fazer uma alimentação equilibrada e conhecer bem os alimentos.

Mito 3 – Iogurtes. Os iogurtes magros são melhores e não engordam: nem por isso! Os iogurtes magros podem até ter menos gordura, mas muitas vezes apresentam também mais açúcar!

Mito 5 – Fruta Deve-se ingerir grandes quantidades de fruta e substituir as refeições por fruta. Falso! A fruta também tem açúcar (a chamada frutose) e não se deve comer mais do que 3 peças de fruta por dia. E atenção ao tamanho: a peça de fruta deve caber na palma da nossa mão.

Mito 6 – Azeite O azeite é uma gordura saudável. Podemos abusar. Não!!! O azeite é uma gordura saudável sim mas deve-se ingerir em quantidades moderadas. Aliás, como tudo deve ser ingerido em quantidades moderadas. Até os legumes por exemplo, quando ingeridos em excesso podem causar problemas intestinais.

Mito 7 – Saladas. Se comermos sempre saladas não engordamos. A verdade é que fazer uma refeição só de salada (alface e tomate) não chega! Necessitamos de proteínas a acompanhar: peixe (salmão, por exemplo) ou carne (de preferência magra).

Mito 8 – O pão engorda. Verdade! Em termos gerais, tudo aquilo que contém farinha engorda e por isso deve ser ingerido com moderação. O pão é permitido ao pequeno-almoço e deve ser escuro ou de cereais. O ideal é que acompanhe com fiambre magro ou queijo fresco.

Na realidade, não há nada como fazer exercício físico, beber muita água,(cerca e 1,5l diário) e seguir as regras básicas da pirâmide alimentar 🙂
xoxo

7 thoughts on “Plano de Verão – Parte XI

  1. ana says:

    Aconselho a vossa nutricionista a pesquisar melhor a alimentação que não utiliza nem carnes nem peixe, pois quem a segue, não sofre de qualquer carencia em termos de proteinas ou outro. Ai esta um mito urbano. Como qualquer tipo de alimentação tem de ser variada, mas essa regra deve ser utilizada em qualquer regime alimentar. É preciso termos uma mente aberta acima de tudo 😉

  2. Vanda says:

    Gostei muito das dicas, apesar de ja as por em pratica ha muitos anos!!! Realmente a alimentacao+Ginastica+agua sao regras que todos deviamos seguir!!!!
    Beijos e bom fim de semana, meninas lindas e cheias de Estilo!!!♥

  3. Rita says:

    A carne e o peixe não são as únicas fontes de proteína que existem. Uma dieta vegetarian pode ser tão ou mais equilíbrada que uma omnívora em termos nutricionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.