Plano de Verão – Parte XII

Algumas das perguntas que nos chegam diariamente acerca do nosso plano de Verão dizem respeito à alimentação. Hoje, com a ajuda da nossa nutricionista, esclarecemos as vossas dúvidas quanto à proteína:


1 – Qual a quantidade de proteína que se deve ingerir por dia? Muitos dos investigadores conceituados na área da alimentação apontam uma dose recomendada de  1,5 – 2 g de proteína por kg de peso. O que quer dizer que uma pessoa de 60 kg deve consumir entre 90 e 120 g de proteína por dia. A carne tem cerca de 7g de proteína por cada 30g. Como a carne não deve ser a única fonte de proteína que ingerimos diariamente, o ideal será incluir 150g de carne ou peixe nas 2 refeições principais.Os ovos são outra fonte de proteína possível de incluir numa alimentação saudável. Um ovo médio de 50 g aporta mais ou menos 7 g de proteína.No caso dos produtos lácteos as quantidades de proteína são variáveis. É importante olhar bem para o rótulo e escolher o que tem maior concentração de gorduras e menor concentração de açúcares. 

2 – A gelatina (light de preferência, pois não tem açúcar) também é fonte de proteína? A gelatina é uma fonte de proteína a considerar, sempre que não inclua adição de açúcares. No caso da gelatina vegetal pode ser uma alternativa proteica para os vegetarianos. 

3 – E para os vegetarianos, onde se pode encontrar a proteína necessária? No caso dos vegetarianos é importante recorrer às fontes de proteínas alternativas. Como o tofu, seitã, cuscus, frutos secos, soja, leguminosas. É importante reter que em muitos casos é necessário fazer combinações das leguminosas (grão, feijão, lentilhas), com cereais como o arroz para obter uma proteína de maior qualidade.  

xoxo

One thought on “Plano de Verão – Parte XII

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.