Queda de cabelo no feminino

Já muitas meninas nos pediram um post sobre este tema. Afinal, a queda de cabelo não acontece só aos homens, especialmente na mudança de estação parece que o nosso cabelo está melhor na escova do que na nossa cabeça…

Apercebemo-nos mais facilmente desta tragédia quando saímos do banho e reparamos que perdemos 3001 cabelos… ainda por cima é um tema que não é assim tão conversado entre mulheres: “a minha pele está um caco”, “estou gorda que nem uma lontra” ou “não sei o que hei-de vestir amanhã” são conversas comuns, agora o “estou a começar a ficar careca” não é propriamente o tema de conversa que queiramos iniciar com alguém, certo?

  – O stress pode causar queda de cabelo… e a queda de cabelo causa-nos muuuito stress! Então, há que arranjar uma forma de diminuir o nosso nível de stress.

 – Má alimentação. O nosso corpo, assim como o nosso cabelo precisa de proteínas e adivinham qual é o último sítio onde chegam estas proteínas que ingerimos? Claro, no couro cabeludo! Comer de 3 em 3 horas e manter uma dieta equilibrada é chave para manter o cabelo saudável (e sem cair!)

 – Irregularidades hormonais

 – Agressões diárias: sol, àgua do mar, cloro das piscinas, vento, poluição, ar condicionado…

 – Mexer no cabelo com as mãos sujas (quem é que não mexe 50 vezes no cabelo durante o dia??) estraga o cabelo e, no limite, poderá contribuir para a queda.

 – Tratamentos constantes: alisamentos, colorações, etc etc etc quando o cabelo fica danificado severamente, pode partir e ficar sem brilho. 


ATENÇÃO! Nao significa que se fizerem coloração ou alisamentos constantes no cabelo ele vai cair! Mas qualquer química agressiva pode agravar o problema da queda de cabelo.

Obviamente que a hereditariedade aqui fala mais alto, mas se tivermos cuidados com a nossa saúde e com o nosso cabelo minimiza os riscos.

 

Com isto tudo, o cabelo sofre e quanto mais comprido, com crescimento mais lento e mais fino, maiores serão os danos causados. Por isso vamos aprender alguns truques para cuidar do nosso cabelo:

 – Cortar o cabelo com frequência, para que ele se mantenha saudável

 – Não usar demasiado champô, especialmente para quem tem o cabelo fininho 

 – Ter uma alimentação saudável (ajuda na queda e em tudo o resto na nossa vida!)

 – Enxaguar bem o cabelo, não deixar resíduos de champô ou amanaciador (evita a oleosidade da raiz e, consequentemente, a queda de cabelo)

 – Pentear no banho, idealmente depois de aplicar o amaciador. Devemos começar por pentear as pontas e só em último lugar, a raiz. Assim, minimiza a quebra do cabelo

 – Usar uma escova com dentes largos para pentear

 – Não dormir com o cabelo molhado ou húmido

 – Não prender o cabelo molhado (acontece-me muito na praia! Está imenso calor e não aguento o cabelo nas costas)

 – Usar sempre um protetor de calor para minimizar os danos: secador, prancha, exposição solar

 – Lavar o cabelo com àgua tépida (e não demasiado quente, atenção friorentas no inverno!)

#1 Neogenic da Dercos, Vichy – tratamento diário para combater a queda de cabelo em monodose. Destinado tanto para homens quanto para mulheres que sofrem de falta de densidade capilar e com couro cabeludo sensível. E média nascem 1700 cabelos novos em 90 dias.

Utilização: Tratamento diário: 1 monodose de manhã ou à tarde com cabelo seco ou molhado. Com uma cânula de massagem. Usar durante 3 meses para ter resultados.

#2 Spray Stimuliste da Kérastase – Spray diário nutritivo e energizante anti-queda, que ajuda a manter a espessura do cabelo. Combate a queda de cabelo diariamente ao estimular o crescimento natural do cabelo. Pode ser utilizado para manter o cabelo entre tratamentos anti-queda. O cabelo é nutrido na raíz. O cabelo fica mais denso e espesso. A fibra capilar torna-se mais forte e consistente. O ciclo de vida da fibra capilar é prolongado.

Utilização: Aplicar em cabelo seco ou enxuto com toalha. Aplicar o spray nas raízes (Bombear aproximadamente 10 vezes). Massajar no couro cabeludo. Não passar por água. Pentear normalmente

#3 Phytostim da Phyto – Spray antiqueda fortificante. Estimula o cabelo para que este cresça com vigor todo o tempo do seu ciclo. 

Com 97 % de ingredientes de origem vegetal e natural, tem uma fórmula leve, não gordurosa e não colante.

Utilização: utilizar entre 2 a 3 vezes por semana, no cabelo seco ou húmido. Vaporizar sobre o couro cabeludo risco a risco, com a ajuda do aplicador. Fazer uma passagem de repartição.

 #4 Bain Stimuliste da Kérastase – champô para cabelos finos com tendência para a queda que revitaliza e limpa de forma suave o couro cabeludo, para reduzir o excesso de sebo. Dá textura e volume aos cabelos.

#5 Phytophanere da Phyto – suplemento alimentar antiqueda fortificante (indicado para queda de cabelo feminina e unhas frágeis). Contém vitaminas (B, C e E) e ácidos gordos essenciais (óleo de borragem e óleo de salmão), assim como extratos de plantas que permitem lutar ativamente contra a queda do cabelo, estimular e fortificar o cabelo e as unhas.

Utilização: 2 cápsulas por dia, com um copo de água, de preferência de manhã

#6 Phytocyane da Phyto – Champô cuidado densificante para queda de cabelo feminina. Confere vitalidade a toda a cabeleira graças à sinergia de componentes activos vegetais dinamizadores.

#7 Viciscal maximum strength – suplemento alimentar que combate a queda de cabelo.

Utilização: 2 comprimidos todos os dias durante um período mínimo de 3 a 6 meses (1 de manhã e 1 à noite, tomados com água após as refeições). Após esse período, para manter um crescimento capilar saudável, tome 1 ou 2 comprimidos diariamente conforme necessário.

De qualquer forma, a consulta com um dermatologista é sempre a melhor solução.

13 thoughts on “Queda de cabelo no feminino

  1. islene says:

    post perfeito…eu sofro com quedas por stress..Às vezes penso q vou ficar careca :/ mas bem, vou tentar um desses productos 🙂 thx…

  2. Miriam Cardoso says:

    Gosto imenso dos produtos Kerastase, acho que poderia haver um post só para esta marca…
    Já agora onde posso encontrar um lugar com variedade de produtos Kerastase, só consigo comprar em cabeleireiros e nem sempre há!

  3. Style it Up says:

    Olá Miriam, de facto os produtos da marca são muito bons!
    Nas lojas RR Center acho que se vende, mas não tenho a certeza. No Campo Pequeno também há uma loja que vende, de resto só conheço em cabeleireiros mesmo.
    Beijinhos,
    Margarida

  4. Manuela||Cotton Flower says:

    Olá Margarida! É importante teres abordado este tema, a mim também me caem muitos nesta época.

    Outra sugestão (embora controversa) que resulta bem comigo é amarrar o cabelo ou fazer uma trança quando vou dormir. Se não o fizer, ele fica emaranhado e parte muito mais ao pentear!
    Outra sugestão é nunca aplicar amaciador ou máscara na raiz, sempre do meio para as pontas.

    Beijinhos e obrigada pelo post 🙂

  5. Susana Vitorino says:

    Estou com queda de cabelo há algum tempo devido ao stress e também por ter deixado de tomar a pílula. Estou a usar um champô e um balsamo da klorane e também a tomar um suplemento da mesma marca. Qual a sua opinião em relação aos produtos da Klorane?? Obrigada

  6. Style it Up says:

    Olá Susana!
    Gosto muito dos produtos da Klorane, no entanto nunca experimentei os específicos para a queda do cabelo porque graças a Deus não sofro desse problema! 🙂
    Mas devem ser bons como os outros da marca, com certeza.
    Beijinho,
    Margarida

  7. Carla Marina says:

    Olá,
    Eu tenho cabelo cabelo fino, isto porque a minha genética é mesmo assim e acabo por ir perdendo facilmente cabelos. Há alturas mais desesperantes do que outras. Tenho os seguintes cuidados, lavo sempre com água fria, no inverno mais para o morno, isto porque a água quente desidrata o cabelo e aumenta a oleosidade.
    A oleosidade é um problema para mim pois quanto mais oleoso mais ele tem tendência a cair. Uso recorrente-mente um shampo de queda e umas ampolas que são um espectáculo, combate queda,caspa,oleosidade. Como a saúde aprendi a não brincar e apenas uso produtos de qualidade e confiança. Compro os meus produtos na loja Feira do Encanto, porque para além de serem muito mais económicos são vendidos por profissionais que sabem o que fazem, tive o privilégio de os conhecer numa feira no norte e fiquei fã , teem sempre coisas muito interessantes e em conta, para quem quiser dar uma olhadela é em http://www.feiradoencanto.pt.vu

    Beijinhos >>

  8. Marcia says:

    Olá a todas que acompanham este blog. Também sofro com esse problema e podem ter a certeza é mesmo um sofrimento ver-se de dia para dia com menos cabelo.

    Depois de várias tentativas com suplementos (incluindo ecophane e viviscal) finasterida e loções (minoxidil e outras) tentei experimentar um novo tratamento na clínica CM2C no Porto.

    O tratamento consistia na utilização de 2 ampolas diárias (uma de manhã e outra à noite) do laboratório Cesare Ragazzi e lavagem com champô da mesma marca.
    Iniciei o tratamento no dia 18 de Março e no dia 10 de Abril quando fui à clínica fazer o laser , apenas pude comprar 1 caixa de ampolas porque eles não tinham nem mais ampolas e nem champô, fiquei à espera do contato da CM2C para comprar as restantes ampolas e poder continuar o tratamento.

    Desde o dia 28 de Abril fui obrigada a parar o tratamento por falta dos produtos (incluindo o champô).

    Paguei 519 euros, um dinheiro suado que custou a dar na esperança de poderem me ajudar, afinal foi isso que fui procurar, AJUDA. Deixo aqui a minha enorme tristeza e frustração porque continuo com o mesmo problema que me fez acreditar na CM2C. Estava à espera de encontrar empatia e capacidade de resolução, visto essa clínica auto intitular-se como tendo um conjunto de serviços de excelência no tratamento capilar, não encontrei nada disso .No dia 27 de Maio ligaram avisando que já tinham os produtos. Como é óbvio, passado quase um mês sem tratamento teria de reiniciar o tratamento todo novamente. Se eles não tinham capacidade de assegurar o tratamento não deveriam ter-me deixado inicia-lo e gastar tanto dinheiro. Segundo a técnica que me atendeu o tratamento deveria ser pelo menos 3 meses.

    Triste não poder contar com a ajuda de ninguém, nem mesmo quando pagamos tanto. Boa sorte a todas que sofrem com esse problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.