Quer transformar um sonho num objetivo

Todas nós temos sonhos, algumas têm objetivos e estes últimos são necessários para tirar qualquer projeto do papel.

Acho que esta é a altura perfeita, em que estamos a fazer o balanço deste 2020 (o ano mais estranho das nossas vidas) e a tentar perceber o que poderemos fazer de diferente no próximo ano, para começar a traçar objetivos e, finalmente, tirar o tal projeto da gaveta.

SONHAR é nada mais nada menos do que reunir na nossa mente todas as ideias, pensamentos, imagens, que nos vão vindo à cabeça. É uma vontade constante de fazer alguma cosia que gostamos realmente.

Claro que nem todos os nossos sonhos são realizáveis, mas se não nos esforçarmos e não tentarmos, aí é que não acontecem mesmo. Concordam?

Li uma vez que “o sonho é um desejo do coração”, ou seja, é algo que gostávamos profundamente que acontecesse nas nossas vidas.

E existem vários tipos de sonhos: ter uma casa própria, trabalhar numa área específica, ser mãe, conhecer o mundo, ter um animal de estimação, tirar a carta de condução, etc

Mas ter um sonho não significa que tenhamos objetivos para o realizar. O sonho pode ser apenas algo que consideramos estar tão distante que não passa disso mesmo. Para realizarmos um sonho precisamos de o transformar num projeto. Um objetivo precisa de ser planeado, trabalhado até ser atingido.

E o sonho pode ser um projeto de vida? Claro que sim! Para isso, é preciso ter um plano de ação, com o objetivo de o realizar.

Passos para tornar um sonho num projeto:

1. Qual o sonho que pretende realizar?

2. Quando o pretende realizar? É um horizonte temporal, não é preciso ser uma data fechada. Quando determinamos um timing, ficamos mais focadas em torná-lo realidade;

3. Definir prioridades:

– Objetivos a longo prazo: algo que está muito distante, mas não é por isso que não pode ser um objetivo. Por exemplo: ter uma casa de férias num sítio específico; receber um reconhecimento profissional qualquer…

– Objetivos a médio prazo: normalmente entre 3 a 5 anos, como tornar-se mãe, mudar de área de trabalho, fazer uma especialização, comprar uma casa, ter um negócio próprio…

– Objetivos a curto prazo: para acontecerem nos próximos 2 anos e que podem (e devem) ser postos em prática já, como mudar um hábito qualquer, tirar um curso numa área específica, ser mãe…

As prioridades dependem, obviamente, do sonho e do momento de vida em que cada uma se encontra.

Começar a planear os nossos sonhos ajuda-nos a perceber se são viáveis, se podem acontecer mais rápido ou mais a longo prazo e também nos ajuda a manter focadas nesse objetivo.

Beijinhos

Margarida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.