rotinas

Desde que engravidei do Manel li alguns livros sobre a maternidade, uns mais a fundo e outros de forma mais enviesada, mas retive uma única coisa importante em tudo o que fui lendo:

ROTINA.

Se me disserem: não gosto nada de rotinas, os meus filhos comem e dormem à hora que querem, bla bla bla tudo certo, desde que vivam bem com isso 🙂 Cada um sabe de si e longe de mim vir para aqui com verdades absolutas! Falo-vos sempre da MINHA verdade, afinal estou aqui a partilhar a minha experiência, não vos podia falar da verdade da minha vizinha!

Quando não temos filhos, fugimos à rotina como o diabo foge da cruz, mas quando eles nascem, a história muda completamente.

Sou muito feliz com todas as rotinas que implementámos cá em casa desde que o Manel nasceu. O Manel come a horas certas, vai dormir quase sempre à mesma hora, o banho também e por aí fora… calma, pode haver um resvalo de uma meia hora ou assim, também não somos nazis!

A única coisa que não tem grandes regras é a hora da sesta: às vezes há sesta de manhã e à tarde, outras só de manhã ou só à tarde.

Como qualquer regra que se preze, há excepções! Ao fim‑de‑semana temos a agenda social mais ativa e, com isso, as rotinas às vezes sofrem algumas adaptações necessárias para que também possamos ter vida com os nossos amigos e encaixar o Manelito nessa vida.

Se é por causa da rotina que o Manel sempre comeu e dormiu bem (calma, tem as suas noites de ‘pagode’ também!)? Não sei! Alguns livros dizem que isso influencia. Como não sou especialista na matéria não sei se está cientificamente provado, mas a verdade é que connosco funcionou.

Como é que funciona com os vossos filhos? Adotaram a rotina ou não quiseram saber disso para nada e andam e modo piloto automático?

INSTAGRAM @styleitup

14 thoughts on “rotinas

  1. Cláudia Milheiro says:

    Eu sou adepta das rotinas! Nunca o fui, até o Salvador nascer, mas quando trazemos um ser ao mundo temos de o adaptar a uma nova realidade e se não estabelecemos limites, isso pode influenciar o seu crescimento. Opinião de quem nada sabe :D. O certo é que o Salvador é uma criança que se habituou a tomar banho e a comer sempre, mais ou menos, à mesma hora, o “joão pestana” dá sinal à mesma hora e tem sido sempre assim ao longo dos seus belos 9 meses. Lá está, não sou dona da verdade e sabedoria, mas é a minha, e funciona muito bem até aqui. Felicidades!

  2. Diana says:

    Ola Margarida.
    Atualmente sou mãe de dois meninos,um com 2 anos e o outro com 6 meses,.
    Do pouco que li na primeira gravidez também retive a palavra rotina e do quão seria importante para o dia a dia e para a tranquilidade do bebe.
    Verdade ou nao os meus pequenos bebes nunca me deram uma noite má e sempre foram tranquilos, retirando a fase das cólicas.
    Eu acredito que em grande parte se deve às rotinas e horàrios definidos.
    Também tive sorte na fase dos dentes com o mais velho pois nunca teve chato no rompimento dos mesmos e ate agora o mais novo também não.
    Eu sou uma grande “fã” das rotinas enquanto eles são mais pequenos pois acho que lhes dá alguma tranquilidade.
    Um beijinho e o seu Manel é um bonitão

  3. Maria gois says:

    As rotinas são essenciais na vida do homem. A rotina é necessária para cumprir objetivos, gerir o espaço e o tempo, aprender e desenvolver competências, criar e cimentar amizades, afetos, etc.

  4. Filipa Pereira says:

    Olá,
    Começo por dizer que adoro as publicações que envolvem este mundo da maternidade. Por aqui, talvez por sermos pais recentes… ainda nem aos 2 meses chegamos, não temos rotinas propriamente ditas… oscila na hora da dormida, e o banho depende de quando mamou e se está ou não acordado, mas é algo que gostávamos de conseguir ter mais organizado de futuro.
    Filipa

  5. Inês Lebre says:

    Quando o Gustavo nasceu só me apetecia chorar de pensar em rotinas, porque com tão poucas horas de sono nunca imaginei que fosse conseguir adormecê-lo à mesma hora todos os dias. E então ía-me encaixando ao que ele queria (tipo “on demand”). Tudo mudou quando ele entrou na escola e desse por onde desse eles metiam-nos a dormir e comer sempre à mesma hora! A partir daí foi uma maravilha. Comecei a forçar rotinas de início mesmo que ele não estivesse para aí virado e passado 2 meses chegava ao 12h00 (em ponto!) e ele começava a ir para a cadeira a pedir para subir. Chegava às 20h30 (em ponto!) e começava a pedir o livro das historinhas! Conclusão, não dá dúvida que rotinas ajudam toda a gente. Eles sentem-se mais seguros porque sabem o que lhes espera, nós conseguimos ter alguma vida e planear coisas e no final privação de sono reduzida pela metade. Voilá

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.