ABC dos ingredientes – parte 4

Não sei se se lembram destes posts, com a explicação de alguns dos ingredientes mais populares na indústria da cosmética.

Podem ver aqui a parte 1, parte 2 e parte 3 para conhecerem mais a fundo os componentes dos produtos que usam e hoje falo de mais alguns:

ÁCIDO LÁCTICO

Pertence ao grupo dos alfa‐hidroxiácidos e é uma substância derivada do leite. É um dos ingredientes mais interessantes para a pele, pois atua através de uma microesfoliação muito suave. Adequado para a pele mais sensível e reactiva, promove um aumento da elasticidade e da luminosidade da pele verdadeiramente impressionante. Os produtos que tenham este ingrediente na sua composição podem ser usados diariamente.

Os produtos com ácido láctico são normalmente melhor tolerados por todos os tipos de pele, uma vez que não penetra tão profundamente na pele como o ácido glicólico.

ÁCIDO GLICÓLICO

É um ácido da mesma família dos ácidos lácticos, muito conhecido por facilitar a penetração de substâncias na pele, além de possuir ação de radicais livres e auxiliar na formação de colagénio e elastina. É considerado um esfoliante mais agressivo – muito usado em peelings químicos – sendo preferencialmente indicado em peles mais resistentes e mais claras. Tem uma acção esfoliante profunda. Os benefícios deste ingrediente são mais conhecidos nas peles mais maduras ou com manchas. É preciso ter algum cuidado na utilização de produtos com este ingrediente e, idealmente, consultar o dermatologista.

Dependendo da concentração deste ácido no produto cosmético, podem encontrá-lo presente em cosméticos de farmácia ou de gabinete médico (só com prescrição médica). Na dúvida, aconselhem-se sempre com um dermatologista, ok?

O ácido glicólico torna a pele mais sensível e não deve haver exposição solar (especialmente sem a devida proteção) nos dias seguintes, para não causar irritação ou vermelhidão da pele.

É contra-indicado em grávidas, por isso cuidado com os produtos que contenham este ingrediente.

INSTAGRAM @styleitup

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.