10 coisas que eu aprendi depois dos 40 anos

Quando tinha 20, achava que os 40 estavam bemmmmm longe de acontecer. Lembro-me de sair à noite com uns 18 anos, ver algumas pessoas de 30 e tal anos e pensar: “o que é que estas pessoas estão aqui a fazer a esta hora?” ahah #inocente Fui a única a pensar assim?!

Hoje, com 43 anos, adoro uma boa saída à noite com amigos até às tantas 🙂 não são tão regulares como eram quando tinha 20, mas são igualmente deliciosas! Quando tinha 20, saía praticamente todas as noites, adorava uma borga! 🙂 hoje em dia já não tenho esse andamento e confesso que fico uns dias para recuperar de uma saída até quase de manhã ahah

Hoje em dia, os 40 para mim são a atualidade e há muitas coisas que mudam. Não necessariamente dos 39 para os 40, como é obvio! Mas vamos ganhando alguma maturidade e dando (cada vez) menos importância a determinadas coisas que achávamos cruciais lá atrás.

Tenho algumas amigas bem mais novas e no outro dia, em conversa com uma delas dei por mim a encarar a situação dela de uma forma totalmente diferente (mais marrada?!), mas ao mesmo tempo consegui entender a forma como se sentia, se tivesse a idade dela facilmente teria encarado da mesma forma.

Isto leva-me a partilhar 10 coisas que mudaram em mim depois dos 40:

1. Aprendi a dizer NÃO, sem dar grandes explicações

Além de ter muita dificuldade em dizer Não, dava por mim a fazer algumas coisas contrariada, a fazer frete mesmo, sabem?! Só porque era chato dizer “não”… Há uns anos li um livro que aconselho, chama-se Essencialismo. Se ainda não leram, aconselho. Basicamente fala na importância de fazermos aquilo que queremos, focarmos no que realmente importa.

2. Deixei de me importar tanto com aquilo que os outros pensam

A primeira leva-me a isto: Não me importar com aquilo que os outros pensam. “Aquilo que os outros pensam sobre si diz muito mais sobre eles do que sobre si” li esta frase algures no Pinterest há uns tempos. Pode não ser exatamente assim a frase, mas dá para perceber onde quero chegar.

Quantas vezes deixamos de fazer isto ou aquilo porque estamos preocupadas com aquilo que os outros vão penar?! Eles que pensem, é o mote atual! Mais vale fazermos algo que realmente queremos e ficar felizes por ter feito do que deixar de fazer e ficarmos angustiadas a pensar o que os outros iriam pensar se fizéssemos….

3. Não compro discussões que não valem a pena

A minha paz acima de tudo! Se é uma coisa importante para mim fazer valer o meu ponto de vista, ok! Mas se é algo mais trivial, para quê chatear-me com uma discussão?! Ganhem a discussão, que eu fico com a minha paz, está tudo certo!

4. Aprendi a retirar-me

Se alguma situação me deixa desconfortável por alguma razão, prefiro afastar-me discretamente e continuar a minha vidinha do que pactuar com algo que para mim não faz sentido. Seja num grupo de amigos ou num ambiente de trabalho.

5. Aprendi a viver mais no momento

Sabem aquelas coisas que as avós nos dizem “Aproveita, filha! Passa muito rápido!” e às vezes são queremos que passe bem rápido? Mas depois no final pensamos: caramba, passou a correr! Aproveitar mais cada momento, seja ele de silêncio comigo, de abraços com o meu filho, etc. Passa mesmo tudo muito rápido, ontem eu estava na Kapital com 18 anos a olhar de lado para a malta de 30 anos que estava a aproveitar a sua noite, lembra-se?!

6. Aproveito mais as manhãs

Quando estava na faculdade, era à noite que estudava. Hoje em dia, às 10h da noite já estou com os olhos em bico em frente ao computador… Agora as manhãs rendem-me muito mais do que à noite. Gosto de me deitar cedo habitualmente e acordar cedo para aproveitar o dia.

7. É a conversar que nos entendemos

Há muitos desentendimentos que se resolvem em 5 minutinhos, desde que as pessoas conversem. Fugir às situações não vale de nada.

8. Relativizar

É natural que aconteçam coisas menos boas e é natural que achemos que é o fim do mundo, mas a maioria das vezes não é. Vai passar.

9. Faço exercício para me sentir bem

Dantes o objetivo de fazer exercício era para ter um corpo mais definido, para perder peso e entrar no padrão que tinha idealizado.

10. Posso mudar de ideias/opinião quantas vezes eu quiser

Ás vezes pensamos de uma maneira, mas as nossas vivências e experiências podem fazer-nos mudar de opinião. Várias vezes. E está tudo bem.

 

Há mais coisas que aprendi, talvez continue este post com outras tantas, mais à frente.

Se ainda não chegaram aos 40, espero que esta minha listinha vos ajude de alguma forma, porque quando chegarem (é bom sinal chegar aos 40, 50, 60 e até aos 100) vão pensar assim também 🙂

Beijinhos,

Margarida

6 thoughts on “10 coisas que eu aprendi depois dos 40 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.