7 Dicas para dormir melhor

Agora que acabaram as férias, altura em que dormimos sem preocupações (ou menos preocupações, vá…), é hora de voltar à rotina do dia-a-dia e aos compromissos profissionais e familiares.

Voltam as preocupações que atormentam os nossos dias – e as nossas noites – e dormir bem pode ser um desafio!

Uma boa noite de sono faz milagres pela nossa saúde e bem-estar. O  nosso dia corre melhor, andamos mais bem dispostas e até conseguimos ser mais criativas.

Costumam dormir bem? Se têm dificuldades em ter uma boa noite de sono, deixo aqui algumas dicas que podem ser úteis para poderem relaxar e ter noites bem dormidas:

1. Tenha uma rotina de sono

Ter uma rotina de sono consistente ajuda a regular o nosso horário biológico e melhore a qualidade do nosso sono. Dormir e acordar sempre à mesma hora (com as devidas exceções, como qualquer regra que se preze, não é para deixarmos de viver, é para dormirmos melhor e, consequentemente, vivermos melhor). Dormir pelo menos 7h por noite. O tempo que precisamos para dormir bem varia de pessoa para pessoa, eu pelo menos, preciso de 8h diárias e tento que assim seja quase sempre. Às vezes não dá, mas são dias excepcionais 🙂

2. Evite comer demasiado ao jantar

Quando comemos muito, é mais difícil fazer a digestão e, consequentemente, torna-se mais difícil adormecer ou ter um sono tranquilo. Ter um jantar leve ou jantar mais cedo são duas boas opções.

3. Evite a cafeína e o alcool

A cafeína e o álcool podem interferir no ciclo de sono, tornando mais difícil adormecer e manter o sono profundo.

No entanto, há pessoas a quem a cafeína, por exemplo, não afeta o sono. Eu, por exemplo, bebo um chá preto antes de dormir (não bebo café) sem problema, o facto de ser quentinho aconchega-me e dá-me sono 🙂

4. Limite os estímulos 

Estamos “carecas” de saber que estar ao telemóvel na cama a fazer scroll no instagram não faz bem nem à qualidade do nosso sono, aos olhos, à pele e à saúde mental, mas… às vezes é irresistível, eu sei! A luz azul que é emitida pelos dispositivos eletrónicos pode inibir a produção de melatonina (hormona essencial para o sono), além de fazer estragos na nossa retina e na pele também. O excesso de estímulos também não faz bem à nossa mente, especialmente numa hora em que devemos acalmar e parar para preparar um sono reparador. Estes estímulos deixam o nosso cérebro mais alerta e tudo o que queremos antes de dormir é paz. Evitem o telemóvel, computador ou tv pelo menos 1h antes de dormir.

5. Leiam um bom livro

Por “bom livro” quero dizer um livro que gostem, que vos faça viajar, mas sem os estímulos electrónicos (não vale e-books, ok?! Nada de batota!). Ler é uma atividade que nos deixa mais relaxadas.

6. Tenha um ritual

Criem um ritual antes de dormir, por exemplo: deixar o telemóvel de lado, fazer uma máscara hidratante (daquelas que podem ficar na nossa pele toda a noite), espalhar creme no corpo, mãos e pés (ajude com uma massagem para ajudar a relaxar). Se preferirem podem tomar um banho antes de deitar (o banho é ótimo para relaxar!).

7. Prepare o ambiente para o sono reparador

Deixe a sua cama num lugar mais relaxante e acolhedor. Usar óleos essenciais relaxantes no pulso por exemplo ou aqueles sprays para a almofada que nos deixam mais calmas e ainda têm um aroma delicioso (lavanda, por exemplo), diminua a luz e fazer uma meditação também é uma ótima ideia.

Têm mais dicas para partilhar? São todas bem-vindas 🙂

Beijinho,

Margarida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.